Atividade para impressão - Planejamento de verbete - LPO4_ SQA14
Plano de Aula
Plano de aula: Produção de verbetes
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbete
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete (resumo) e no campo de atuação Estudo e práticas de pesquisa / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.
Materiais necessários: Atividades impressas, canetas e réguas.
Informações sobre o gênero: O conhecimento científico foi por muito tempo restrito a poucos, a organização da enciclopédia (e seus verbetes) foi uma das primeiras tentativas de compilação de conhecimentos de diversas áreas, de uma forma simples e breve, com o intuito de divulgação para o público leigo. O verbete é, portanto, um gênero específico da esfera de divulgação científica. Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto ou para se obter dados mais específicos a respeito de algum vocábulo. É considerado o 1º hipertexto do qual se tem notícia: sua leitura pode seguir muitos caminhos e o uso de remissões a outras palavras tem a função de “linkagem”, recurso muito comum hoje na internet. Para dialogar com o gênero será importante se familiarizar também com outros textos de divulgação científica, como as reportagens científicas, que nessa sequência serão fonte de informações para a produção de verbetes.
Dificuldades antecipadas: Esta aula propõe que os alunos vivenciem a produção de verbetes em grupos. Cada integrante deve ajudar o outro a aperfeiçoar o texto em elaboração, respeitando as características do gênero. Se eles vivenciaram toda a sequência proposta, devem empregar o conhecimento construído, por meio das aulas, consultando as anotações sobre o assunto realizadas ao longo do processo. Procure formar grupos que os integrantes tenham conhecimentos próximos, mas em níveis diferentes. Cuide para que todos vivenciem a textualização, se for preciso ajude-os a dividir a tarefas garantindo que haja um momento que o grupo todo cuide do texto do outro, validando ou refutando as hipóteses de escrita produzidas por eles.
Referências sobre o assunto: ROJO, R. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 581-612, set./dez. 2008.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
1- Apresente aos alunos o título da aula.
2- Relembre-os da finalidade dos textos que irão produzir: verbetes sobre os “Biomas brasileiros” para crianças ou outros leitores da comunidade escolar que possam estar interessados no assunto. Os verbetes vão compor um livro que, depois de pronto, fará parte do acervo da biblioteca da escola.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
1- Para o desenvolvimento dessa aula é fundamental que os alunos já tenham preenchido as tabelas de planejamento para apoiar a escrita dos verbetes. Caso não esteja seguindo essa sequência de aulas, ficará difícil textualizar pois a ideia é que nesse momento eles não tenham mais contato com o texto que foi fonte de pesquisa, a ideia é que se baseiem no planejamento desenvolvido. Isso ocorre pois os textos fonte também são verbetes, e a escrita autoral pode ficar comprometida se tiver como base o mesmo verbete produzido por profissionais especializados.
2- Peça que os grupos se organizem nos grupos e que tenham em mãos a tabela de planejamento.
3- Informe que o trabalho dessa aula será transformar as informações que constam nessa tabela em verbetes. Lembre-os que a escrita do verbete deve ser clara, sucinta e objetiva.
4- Garanta um tempo para que dúvidas sejam solucionadas antes do início da escrita. Se algum grupo ainda estiver com muita dificuldade, há tempo para socializar brevemente seu planejamento para obter dicas e sugestões dos colegas.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
1- Na aula passada os alunos resgataram muitas das aprendizagens ocorridas ao longo das aulas da sequência. Antes de iniciar a textualização solicite que eles, mais uma vez, recordem das características principais do gênero verbetes, mas dessa vez pensando na estrutura do livro que será produzido. Ou seja, nas características dos verbetes segundo a situação comunicativa escolhida.
2- Lembre-os que a situação comunicativa será: autores do 4° ano, produzirão verbetes sobre os biomas brasileiros, para compor num livro que ficará disponível na biblioteca da escola. O público alvo são outras crianças interessadas no assunto, mas é importante ter em mente, que qualquer pessoa da comunidade escolar que tiver acesso a biblioteca poderá também consultar o livro.
3- No slide fazemos outras sugestões sobre a confecção do livro, diagramação e formatação. Diga que esses combinados são importante para que os alunos possam ter uma ideia de como ficará o produto final, entretanto nessa aula eles devem se dedicar apenas a escrita do texto, sem necessariamente seguir as características de diagramação e formatação do gênero. Esses ajustes serão realizados na aula seguinte.
Desenvolvimento
Orientações:
1- Oriente os alunos quanto ao tempo que terão para escrever seus textos (em torno de 30 minutos). Distribua uma folha pautada para cada grupo redigir a primeira versão do texto (ao final da aula você pode recolher essas produções e devolvê-las na aula seguinte).
2- Circule pelos grupos, verificando se necessitam de alguma ajuda e garantindo que estejam seguindo a tabela de planejamento.
3- Caso vocês estejam seguindo essa sequência de aulas, é possível que haja algum cartaz na sala sobre as características do gênero verbete. Nesse caso, diga que os alunos podem consultar em caso de dúvidas.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
1- Pergunte aos alunos o que falta para compor o livro de verbetes. É esperado que eles digam que será necessário escrever uma segunda versão do texto, agora atentos a diagramação e formatação do texto. Explique para a turma que essa tarefa será realizada na aula seguinte.
2- É possível também que os alunos citem a capa do livro, as ilustrações ou fotos que podem estar ao lado de cada um dos verbetes. Aproveite o momento para combinar como será a confecção desses elementos gráficos. Sugerimos que os alunos realizem as ilustrações como dever de casa, cada integrante do grupo que queira pode fazer uma ilustração, apenas combinem para que não seja a mesma. Outra pessoa da turma pode ficar responsável por confeccionar uma ilustração para a capa do livro.
3- Com a primeira versão do texto pronta e as ilustrações já finalizadas, na aula seguinte será possível materializar o livro, pensando na diagramação e formatação do texto, já ajustado as ilustrações que houverem disponíveis.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Ficha para registro do verbete, disponível aqui;
Google Docs (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: canais para videochamadas, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução
Combine com os estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, que nas próximas atividades eles vão transformar as informações que constam no planejamento feito na aula anterior em verbetes sobre os “Biomas brasileiros” (esta aula faz parte de uma sequência didática e depende da aula anterior para poder ser realizada). Relembre que na última aula vocês fizeram combinados coletivos e decidiram qual a finalidade dos textos que irão produzir (público-alvo, meio de veiculação e circulação). Lembre-os de que a escrita do verbete deve ser clara, sucinta e objetiva.
Desenvolvimento
Caso vocês estejam seguindo esta sequência, é possível que os estudantes tenham registros sobre o gênero verbetes feitos nas aulas anteriores. Solicite que os retomem antes de iniciar a escrita. Garanta que todos os integrantes do grupo tenham acesso à tabela de planejamento e oriente-os a se comunicarem durante a produção, por mensagem, telefonema ou videochamada. Se possível, oriente que usem um arquivo do Google Docs para compartilhar a escrita. O plano original disponibiliza uma ficha para registro do verbete; veja se é o caso de enviá-la aos grupos ou se será melhor que eles escrevam diretamente em um arquivo digital.
Estipule um prazo para o término e envio da atividade.
Fechamento
Combine uma videochamada para compartilhar o texto dos verbetes. Lembre-os de que, para compor um livro, eles ainda precisam diagramar, formatar e, se quiserem, fazer uma ilustração para cada verbete. Explique que a ilustração deve estar pronta antes do processo de diagramação, e combine um prazo para eles fazerem esse desenho. Mesmo que o livro seja digital, é possível criar uma capa; veja se alguém se disponibiliza a fazê-la, com um desenho e o título do livro. Solicite que fotografem seus desenhos e enviem para que você possa unir todo o material.
Caso não seja possível fazer a videochamada, envie os verbetes para que todos tenham acesso e faça os últimos combinados por meio de mensagens.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a ajudar na elaboração do verbete com ideias e sugestões para a composição do texto e dos recursos visuais. Podem auxiliar também na comunicação entre os integrantes do grupo e com a professora.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Márcia Regina Pereira
Mentor: Greta Fragata
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Produção de verbetes
Finalidade da aula: Produzir verbetes para um livro de divulgação científica voltado ao público infantil.
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Verbete
Objeto(s) do conhecimento: Planejamento de texto / Escrita autônoma
Prática de linguagem: Produção escrita
Habilidade(s) da BNCC: EF04LP22, EF35LP07, EF35LP08, EF35LP09
Sobre esta aula: esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete (resumo) e no campo de atuação Estudo e práticas de pesquisa / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.
Materiais necessários: Atividades impressas, canetas e réguas.
Informações sobre o gênero: O conhecimento científico foi por muito tempo restrito a poucos, a organização da enciclopédia (e seus verbetes) foi uma das primeiras tentativas de compilação de conhecimentos de diversas áreas, de uma forma simples e breve, com o intuito de divulgação para o público leigo. O verbete é, portanto, um gênero específico da esfera de divulgação científica. Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto ou para se obter dados mais específicos a respeito de algum vocábulo. É considerado o 1º hipertexto do qual se tem notícia: sua leitura pode seguir muitos caminhos e o uso de remissões a outras palavras tem a função de “linkagem”, recurso muito comum hoje na internet. Para dialogar com o gênero será importante se familiarizar também com outros textos de divulgação científica, como as reportagens científicas, que nessa sequência serão fonte de informações para a produção de verbetes.
Dificuldades antecipadas: Esta aula propõe que os alunos vivenciem a produção de verbetes em grupos. Cada integrante deve ajudar o outro a aperfeiçoar o texto em elaboração, respeitando as características do gênero. Se eles vivenciaram toda a sequência proposta, devem empregar o conhecimento construído, por meio das aulas, consultando as anotações sobre o assunto realizadas ao longo do processo. Procure formar grupos que os integrantes tenham conhecimentos próximos, mas em níveis diferentes. Cuide para que todos vivenciem a textualização, se for preciso ajude-os a dividir a tarefas garantindo que haja um momento que o grupo todo cuide do texto do outro, validando ou refutando as hipóteses de escrita produzidas por eles.
Referências sobre o assunto: ROJO, R. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 581-612, set./dez. 2008.