Plano de aula: Produção de verbetes

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbete

Sobre esta aula: esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete (resumo) e no campo de atuação Estudo e práticas de pesquisa / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.

Materiais necessários: Atividades impressas, canetas e réguas.

Informações sobre o gênero: O conhecimento científico foi por muito tempo restrito a poucos, a organização da enciclopédia (e seus verbetes) foi uma das primeiras tentativas de compilação de conhecimentos de diversas áreas, de uma forma simples e breve, com o intuito de divulgação para o público leigo. O verbete é, portanto, um gênero específico da esfera de divulgação científica. Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto ou para se obter dados mais específicos a respeito de algum vocábulo. É considerado o 1º hipertexto do qual se tem notícia: sua leitura pode seguir muitos caminhos e o uso de remissões a outras palavras tem a função de “linkagem”, recurso muito comum hoje na internet. Para dialogar com o gênero será importante se familiarizar também com outros textos de divulgação científica, como as reportagens científicas, que nessa sequência serão fonte de informações para a produção de verbetes.

Dificuldades antecipadas: Esta aula propõe que os alunos vivenciem a produção de verbetes em grupos. Cada integrante deve ajudar o outro a aperfeiçoar o texto em elaboração, respeitando as características do gênero. Se eles vivenciaram toda a sequência proposta, devem empregar o conhecimento construído, por meio das aulas, consultando as anotações sobre o assunto realizadas ao longo do processo. Procure formar grupos que os integrantes tenham conhecimentos próximos, mas em níveis diferentes. Cuide para que todos vivenciem a textualização, se for preciso ajude-os a dividir a tarefas garantindo que haja um momento que o grupo todo cuide do texto do outro, validando ou refutando as hipóteses de escrita produzidas por eles.

Referências sobre o assunto: ROJO, R. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 581-612, set./dez. 2008.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

1- Apresente aos alunos o título da aula.

2- Relembre-os da finalidade dos textos que irão produzir: verbetes sobre os “Biomas brasileiros” para crianças ou outros leitores da comunidade escolar que possam estar interessados no assunto. Os verbetes vão compor um livro que, depois de pronto, fará parte do acervo da biblioteca da escola.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos