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Plano de aula: Leitura de infográficos em textos de divulgação científica

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbete

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete (resumo), no campo de atuação da vida cotidiana, campo artístico e literário e campo da vida pública. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada/autônoma).

Materiais necessários: Microcomputador online, projetor de mídia e tela, água potável e copos para servir, cópias do texto de divulgação científica e do exercício.

Informações sobre o gênero: O conhecimento científico foi por muito tempo restrito a poucos, a organização da enciclopédia (e seus verbetes) foi uma das primeiras tentativas de compilação de conhecimentos de diversas áreas, de uma forma simples e breve, com o intuito de divulgação para o público leigo. O verbete é, portanto, um gênero específico da esfera de divulgação científica. Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto ou para se obter dados mais específicos a respeito de algum vocábulo. É considerado o 1º hipertexto do qual se tem notícia: sua leitura pode seguir muitos caminhos e o uso de remissões a outras palavras tem a função de “linkagem”, recurso muito comum hoje na internet. Para dialogar com o gênero será importante se familiarizar também com outros textos de divulgação científica, como as reportagens científicas, que nessa sequência serão fonte de informações para a produção de verbetes.

Dificuldades antecipadas: Para interpretar gráficos, diagramas e tabelas é preciso relacioná-los aos contextos nos quais estão inseridos porque representam dados estatísticos, frutos de pesquisas. Muitos alunos podem não compreendê-los por estarem no nível inicial da leitura (decodificação) e não estabelecerem conexão com outros saberes. É possível também que apresentem dificuldade devido à falta de conhecimento matemático, podem, por exemplo, não entender que 50% significa a metade. Em ambos os casos é interessante trabalhar com grupos heterogêneos, para que um aluno possa mediar a leitura do outro, acionando estratégias de leitura já conhecidas por eles, como o levantamento de conhecimentos prévios por meio do título, da referência e das imagens contidas no texto.

Referências sobre o assunto:

SOLÉ, Isabel. O Ensino de Estratégias de Compreensão Leitora. In:______ Estratégias de Leitura. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed, 1.998. cap. 4, p. 67-83.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente para os alunos a proposta da aula.

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