
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbete
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete (resumo) e no campo de atuação Estudo e práticas de pesquisa / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.
Materiais necessários: Folhas de papel A4, papel canson, grampeador, canetas coloridas, textos produzidos nas aulas anteriores.
Informações sobre o gênero: O conhecimento científico foi por muito tempo restrito a poucos, a organização da enciclopédia (e seus verbetes) foi uma das primeiras tentativas de compilação de conhecimentos de diversas áreas, de uma forma simples e breve, com o intuito de divulgação para o público leigo. O verbete é, portanto, um gênero específico da esfera de divulgação científica. Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto ou para se obter dados mais específicos a respeito de algum vocábulo. É considerado o 1º hipertexto do qual se tem notícia: sua leitura pode seguir muitos caminhos e o uso de remissões a outras palavras tem a função de “linkagem”, recurso muito comum hoje na internet. Para dialogar com o gênero será importante se familiarizar também com outros textos de divulgação científica, como as reportagens científicas, que nessa sequência serão fonte de informações para a produção de verbetes.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não estar habituados a revisar seus textos depois de escritos. Por isso será necessário, orientar o foco das revisões, esclarecer qual é a expectativa em relação a versão final do texto. Como o trabalho será realizado em grupo, o professor deve estar atento para que não haja dispersão ou para que apenas um dos integrantes do grupo se responsabilize pela tarefa. Solicite que todos decidam juntos as melhorias necessárias, trocando ideias e impressões sobre o texto.
Referências sobre o assunto: ROJO, Roxane. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 581-612, set./dez. 2008.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
Orientações:
Materiais necessários: folhas de sulfite, papel cartolina, cola, tesoura, imagens feitas anteriormente, retalhos de papéis coloridos como lumi paper, color set, papel decorado, grampeador, durex colorido e materiais que ajudem na encadernação (como furador e barbante).
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre as atividades.
- Opcionais: canais para videochamadas, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui);
Google Apresentações (tutorial disponível aqui).
Introdução
Diga aos estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, que esta será a última aula dedicada a composição livro de verbetes sobre os “Biomas brasileiros” (esta aula faz parte de uma sequência didática e depende da aula anterior para poder ser realizada). Retome todos os passos dados até aqui (descobertas sobre o gênero, alimentação temática, planejamento, sugestão dos colegas, escrita e ilustração) e diga que vocês vão fazer as últimas revisões juntos.
Desenvolvimento
Se possível reúna o material enviado pelos estudantes com antecedência. Como você terá textos e imagens, sugerimos criar um arquivo no PowerPoint ou no Google Apresentações. Combine uma videochamada com a turma e compartilhe sua tela para que possa ir fazendo as alterações enquanto ouve as sugestões dos estudantes. Eleja alguns aspectos do texto para revisar (por exemplo, a clareza e a objetividade na escrita ou a pontuação mais adequada) e alguns aspectos de formatação e diagramação do livro. Grave a videochamada ou faça um resumo dela para aqueles que não puderam participar.
Caso não seja possível fazer a videochamada, realize você mesmo a revisão e edição dos textos e imagens, depois envie uma mensagem à turma comentando pontos que foram necessários rever e explique como você organizou o material. Anuncie que o livro está pronto e que em breve enviará o link para que todos possam ver e compartilhar.
Fechamento
Caso tenha utilizado o PowerPoint para confecção do livro, sugerimos que salve o arquivo em PDF antes de enviar aos estudantes. Caso tenha feito no Google Apresentações, lembre de desativar a função da edição e compartilhe o link com a turma. De acordo com os combinados feitos anteriormente, façam o livro circular enviando o PDF às outras turmas da escola. Se a escola tiver um site, é possível deixar o livro disponível lá também, de modo que toda a comunidade escolar tenha acesso.
Convite às famílias
Todos os momentos do plano podem ser compartilhados com as famílias. A família pode ser convidada a apreciar o livro produzido pela turma, lendo os verbetes e comentando sobre eles com as crianças. Podem também enviar o arquivo a outros familiares, como avós e tios, de modo que o livro possa circular ainda mais. Esse movimento vai valorizar as aprendizagens dos estudantes, além de entreter a família.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Márcia Regina Pereira
Mentor: Greta Fragata
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Revisão e publicação dos verbetes produzidos
Finalidade da aula: Revisar a produção de verbetes e atentar às características estruturais do gênero.
Ano:4º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Verbete
Objeto(s) do conhecimento: Revisão de textos / Edição de textos
Prática de linguagem: Produção escrita
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP06, EF35LP07
Sobre esta aula: esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete (resumo) e no campo de atuação Estudo e práticas de pesquisa / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.
Materiais necessários: Folhas de papel A4, papel canson, grampeador, canetas coloridas, textos produzidos nas aulas anteriores.
Informações sobre o gênero: O conhecimento científico foi por muito tempo restrito a poucos, a organização da enciclopédia (e seus verbetes) foi uma das primeiras tentativas de compilação de conhecimentos de diversas áreas, de uma forma simples e breve, com o intuito de divulgação para o público leigo. O verbete é, portanto, um gênero específico da esfera de divulgação científica. Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto ou para se obter dados mais específicos a respeito de algum vocábulo. É considerado o 1º hipertexto do qual se tem notícia: sua leitura pode seguir muitos caminhos e o uso de remissões a outras palavras tem a função de “linkagem”, recurso muito comum hoje na internet. Para dialogar com o gênero será importante se familiarizar também com outros textos de divulgação científica, como as reportagens científicas, que nessa sequência serão fonte de informações para a produção de verbetes.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não estar habituados a revisar seus textos depois de escritos. Por isso será necessário, orientar o foco das revisões, esclarecer qual é a expectativa em relação a versão final do texto. Como o trabalho será realizado em grupo, o professor deve estar atento para que não haja dispersão ou para que apenas um dos integrantes do grupo se responsabilize pela tarefa. Solicite que todos decidam juntos as melhorias necessárias, trocando ideias e impressões sobre o texto.
Referências sobre o assunto: ROJO, Roxane. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 581-612, set./dez. 2008.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: