Plano de Aula

Plano de aula: Revisão e publicação dos verbetes produzidos

Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbete

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete (resumo) e no campo de atuação Estudo e práticas de pesquisa / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.

Materiais necessários: Folhas de papel A4, papel canson, grampeador, canetas coloridas, textos produzidos nas aulas anteriores.

Informações sobre o gênero: O conhecimento científico foi por muito tempo restrito a poucos, a organização da enciclopédia (e seus verbetes) foi uma das primeiras tentativas de compilação de conhecimentos de diversas áreas, de uma forma simples e breve, com o intuito de divulgação para o público leigo. O verbete é, portanto, um gênero específico da esfera de divulgação científica. Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto ou para se obter dados mais específicos a respeito de algum vocábulo. É considerado o 1º hipertexto do qual se tem notícia: sua leitura pode seguir muitos caminhos e o uso de remissões a outras palavras tem a função de “linkagem”, recurso muito comum hoje na internet. Para dialogar com o gênero será importante se familiarizar também com outros textos de divulgação científica, como as reportagens científicas, que nessa sequência serão fonte de informações para a produção de verbetes.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não estar habituados a revisar seus textos depois de escritos. Por isso será necessário, orientar o foco das revisões, esclarecer qual é a expectativa em relação a versão final do texto. Como o trabalho será realizado em grupo, o professor deve estar atento para que não haja dispersão ou para que apenas um dos integrantes do grupo se responsabilize pela tarefa. Solicite que todos decidam juntos as melhorias necessárias, trocando ideias e impressões sobre o texto.

Referências sobre o assunto: ROJO, Roxane. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 581-612, set./dez. 2008.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresentar aos alunos a proposta da aula: Revisão dos verbetes e confecção do livro “Biomas Brasileiros”.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos