Plano de Aula

Plano de aula: Forma de composição do gênero verbete

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbete

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete e no campo de atuação estudo e práticas de pesquisa/ todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Projetor de slides e tela, cópias das fichas para o jogo da memória, impressos da atividade, caderno dos alunos para anotações, flip chart e canetas.

Informações sobre o gênero: O conhecimento científico foi por muito tempo restrito a poucos, a organização da enciclopédia (e seus verbetes) foi uma das primeiras tentativas de compilação dos conhecimentos de diversas áreas, de uma forma simples e breve, com o intuito de divulgação para o público leigo. O verbete é, portanto, um gênero específico da esfera de divulgação científica. Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto, ou para se obter dados mais específicos a respeito de algum vocábulo. É considerado o primeiro hipertexto do qual se tem notícia: sua leitura pode seguir muitos caminhos e o uso de remissões a outras palavras tem a função de “linkagem”, recurso muito comum hoje na internet. Para dialogar com o gênero será importante se familiarizar também com outros textos de divulgação científica, como as reportagens científicas, que nessa sequência serão fonte de informações para a produção de verbetes.

Dificuldades antecipadas: Ao se depararem com o gênero verbete em diversos portadores, os alunos podem não se atentar às características peculiares, como formatação e diagramação. São aspectos muito comuns para os usuários dos portadores digitais contemporâneos, uma vez que as máquinas já são programadas para isso. Por exemplo, ao usarem as mídias sociais, encontram uma diagramação e um espaço pré-determinado para que escrevam suas postagens; ao jogarem videogame, o mesmo acontece. Nesse estudo, é necessário despertar o olhar dos alunos para as características do gênero e para os recursos utilizados, a fim de ampliar sua função metalinguística, tanto nos meios digitais como nos meios físicos.

Referências sobre o assunto:

ROJO, Roxane. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, pp. 581-612, set./dez. 2008.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: .

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente para os alunos o tema da aula. Investigue se eles sabem o que são verbetes e quais são as suas características. Caso estejam seguindo essa sequência de aulas, será mais fácil retomar junto aos alunos essas informações. Caso contrário, explique que verbetes são textos de divulgação científica, caracterizados por sua precisão e brevidade, encontrados principalmente em dicionários e enciclopédias.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos