Plano de Aula

Plano de aula: Pontuação de verbetes

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbete

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete e no campo de atuação Estudo e práticas de pesquisa / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Projetor de slides, acesso à internet, cópias das atividades propostas para leitura e para as atividades.

Informações sobre o gênero: O conhecimento científico foi por muito tempo restrito a poucos, a organização da enciclopédia (e seus verbetes) foi uma das primeiras tentativas de compilação de conhecimentos de diversas áreas, de uma forma simples e breve, com o intuito de divulgação para o público leigo. O verbete é, portanto, um gênero específico da esfera de divulgação científica. Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto ou para se obter dados mais específicos a respeito de algum vocábulo. É considerado o 1º hipertexto do qual se tem notícia: sua leitura pode seguir muitos caminhos e o uso de remissões a outras palavras tem a função de “linkagem”, recurso muito comum hoje na internet. Para dialogar com o gênero será importante se familiarizar também com outros textos de divulgação científica, como as reportagens científicas, que nessa sequência serão fonte de informações para a produção de verbetes.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem apresentar dificuldade para retextualizar o texto de divulgação científica para crianças, usado como fonte de informação para a produção de um verbete. Por isso trabalhe com a turma dividida em duplas. Cuide para que sejam formadas por pares de níveis de conhecimentos diferentes, mas que possam se ajudar. Para tornar o desafio possível, guie a seleção de informações para a escrita do verbete com perguntas como : “Qual é o nome do animal?” “Onde ele vive?” “Cite duas características desse animal.” Dessa maneira, o foco do desafio será na pontuação, não na escolha do que escrever. Se for necessário, fique perto das duplas com dificuldades, esclarecendo as dúvidas sobre pontuação. Não dê respostas prontas, instigue o pensamento. Diga-lhes: “Vamos ler o que você escreveu.” “Era essa a mensagem que gostaria de transmitir?” “A mensagem foi encerrada, que ponto podemos usar?”

Referências sobre o assunto: ROJO, Roxane. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 581-612, set./dez. 2008.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente-lhes o título da aula.
  • O vídeo que segue tem a finalidade de aguçar o conhecimento que os alunos já têm sobre os sinais de pontuação.
  • Esta é a nona da aula de uma sequência de atividades sobre o gênero verbete, no entanto pode ser ministrada isoladamente.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos