Plano de aula: Como pontuar texto expositivo de divulgação científica para crianças?

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbete

Sobre esta aula: esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete (resumo) e no campo de atuação de Estudo e práticas de pesquisa / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Projetor de slides, tela, quadro ou flip chart, canetas, atividades impressas.

Informações sobre o gênero: O conhecimento científico foi por muito tempo restrito a poucos, a organização da enciclopédia (e seus verbetes) foi uma das primeiras tentativas de compilação de conhecimentos de diversas áreas, de uma forma simples e breve, com o intuito de divulgação para o público leigo. O verbete é, portanto, um gênero específico da esfera de divulgação científica. Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto ou para se obter dados mais específicos a respeito de algum vocábulo. É considerado o 1º hipertexto do qual se tem notícia: sua leitura pode seguir muitos caminhos e o uso de remissões a outras palavras tem a função de “linkagem”, recurso muito comum hoje na internet. Para dialogar com o gênero será importante se familiarizar também com outros textos de divulgação científica, como as reportagens científicas, que nessa sequência serão fonte de informações para a produção de verbetes.

Dificuldades antecipadas: A dificuldade que a maioria dos alunos encontra para pontuar é não entender a função que esta ação exerce em um texto escrito. Ensiná-los que a pontuação está relacionada ao gênero, ao propósito comunicativo, pode ajudá-los a desenvolver essa compreensão. O desenvolvimento da leitura fluente auxilia nesse aprendizado. Por isso, para garantir aos alunos, que ainda se encontram em níveis iniciais de leitura, que esse estudo seja significativo, agrupe-os com pares que possam ajudá-los a perceber o ritmo da leitura perante: a vírgula, que enumera ou explica algo anterior; o ponto final que finaliza uma ideia; o ponto de interrogação que provoca o desejo de uma resposta no interlocutor, mesmo que mental; os dois pontos que esclarece algo dito anteriormente.

Referências sobre o assunto: ROJO, Roxane. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 581-612, set./dez. 2008.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

• Apresente o título da aula enfatizando o objeto de estudo: pontuação.
  • Esta é a oitava aula de uma sequência de atividades dedicadas ao estudo do gênero verbete (resumo), entretanto é possível ministrá-la isoladamente.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos