Plano de aula: Construindo verbetes

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbete

Sobre esta aula: esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete e no campo de atuação estudo e práticas de pesquisa, todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Duas cópias de cada texto de divulgação científica, duas cartolinas, canetinhas coloridas (hidrocor) e se possível, computadores, notebooks ou tablets com o programa Word, folhas de sulfite, impressora, tinta e cola branca. O ambiente favorável para o desenvolvimento desta aula seria em uma biblioteca ou em uma sala de leitura, mas nada impede que seja realizada na própria sala de aula. Ao trabalhar a Língua Portuguesa por meio de gêneros textuais, é interessante, sempre que possível, oferecer aos alunos os portadores reais do gênero em estudo naquele momento. Portanto, separe dicionários, enciclopédias físicas e digitais para que possam visualizar com detalhes a formatação e a diagramação, objeto de estudo dessas três últimas aulas. Nesta aula, deverão preocupar-se em construir textos garantindo a formatação de verbetes, e a diagramação desses em uma página, que pode ser pela organização em ordem alfabética ou por temas, dependerá da finalidade do portador em que veicularão.

Informações sobre o gênero: O conhecimento científico foi por muito tempo restrito a poucos, a organização da enciclopédia (e seus verbetes) foi uma das primeiras tentativas de compilação de conhecimentos de diversas áreas, de uma forma simples e breve, com o intuito de divulgação para o público leigo. O verbete é, portanto, um gênero específico da esfera de divulgação científica. Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto ou para se obter dados mais específicos a respeito de algum vocábulo. É considerado o primeiro hipertexto do qual se tem notícia: sua leitura pode seguir muitos caminhos e o uso de remissões a outras palavras tem a função de “linkagem”, recurso muito comum hoje na internet. Para dialogar com o gênero será importante se familiarizar também com outros textos de divulgação científica, como as reportagens científicas, que nessa sequência serão fonte de informações para a produção de verbetes.

Dificuldades antecipadas: Para elaborar os verbetes, os alunos lerão textos expositivos de divulgação científica, fato que poderá dificultar a execução do desafio proposto. Antes de selecionarem as informações que deverão constar nos verbetes produzidos por eles, precisarão compreender a mensagem veiculada no texto lido. Por isso, agrupe alunos de diferentes níveis de fluência leitora e atentem ao propósito comunicativo do texto que será produzido. Outra possível dificuldade, será a diagramação dos verbetes na folha, os cuidados com o espaço a ser utilizado de maneira harmoniosa. Caso opte por fazer a aula com o apoio do computador, os alunos poderão escrever os verbetes no Word, e então uso dos recursos tecnológicos exigirá conhecimentos operacionais como digitar ou formatar em colunas. Os alunos que tiverem esse conhecimento poderão ajudar os grupos que precisarem.

Referências sobre o assunto:

ROJO, Roxane. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, pp. 581-612, set./dez. 2008.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

• Inicie apresentando o título da aula, convide os alunos a construírem verbetes. Investigue o que sabem perguntando: “Como podemos fazer?”.
  • O ambiente favorável para o desenvolvimento desta aula seria em uma biblioteca ou em uma sala de leitura, mas nada impede que seja realizada na própria sala de aula.
  • Ao trabalhar a Língua Portuguesa por meio de gêneros textuais, é interessante, sempre que possível, oferecer aos alunos os portadores reais do gênero em estudo no momento. Portanto, separe dicionários, enciclopédias físicas e digitais para que possam visualizar com detalhes a formatação e a diagramação, objeto de estudo dessas três últimas aulas.
  • Nesta aula, deverão preocupar-se em construir textos garantindo a formatação de verbetes, e a diagramação desses em uma página que pode ser pela organização em ordem alfabética ou por temas, dependerá da finalidade e do portador em que veicularão.
  • Essa é a terceira aula dedicada ao estudo da diagramação e formatação do gênero verbete, por isso, a seguir, há a retomada de conceitos já construídos, característica que possibilita que a aula seja também utilizada unitariamente.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos