Atividade - Tabela para planejamento do vídeo
Plano de Aula
Plano de aula: Planejamento da produção de um vídeo de divulgação científica
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbete
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete (resumo) e no campo de atuação de Estudo e práticas de pesquisa / todos os campos . A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Celular ou câmera para filmagem, cópias de textos científicos para estudo, projetor e tela.
Informações sobre o gênero: O conhecimento científico foi por muito tempo restrito a poucos, a organização da enciclopédia (e seus verbetes) foi uma das primeiras tentativas de compilação de conhecimentos de diversas áreas, de uma forma simples e breve, com o intuito de divulgação para o público leigo. O verbete é, portanto, um gênero específico da esfera de divulgação científica. Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto ou para se obter dados mais específicos a respeito de algum vocábulo. É considerado o 1º hipertexto do qual se tem notícia: sua leitura pode seguir muitos caminhos e o uso de remissões a outras palavras tem a função de “linkagem”, recurso muito comum hoje na internet. Para dialogar com o gênero será importante se familiarizar também com outros textos de divulgação científica, como as reportagens científicas, que nessa sequência serão fonte de informações para a produção de verbetes.
Dificuldades antecipadas: Provavelmente esta aula seja novidade para o alunos por focar uma inovação “planejamento da produção de um vídeo”, fato que pode ocasionar agitação. Para amenizar, forme grupos heterogêneos, de maneira que um sempre possa ajudar o outro a concentrar-se na atividade. Outro desafio provável é a leitura dos nomes científicos das aranhas, sendo assim ofereça-lhes ajuda nessa leitura. Haverá diversas funções e tarefas (com tempo delimitado) para serem executadas pelos alunos nessa aula, por isso procure ter clareza ao dar as orientações.
Referências sobre o assunto: CAVALCANTE, M. C. B. MELO,C.T.V. Gêneros orais na escola. In: Diversidade textual : os gêneros na sala de aula / organizado por Carmi Ferraz Santos, Márcia Mendonça, Marianne C.B. Cavalcanti — Belo Horizonte : Autêntica , 2007. p. 89 - 102. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/11.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 min.
Orientações: Leia o título da aula para os alunos e diga que eles vão elaborar o planejamento de vídeos, que serão gravados na próxima aula.
Antes disso proponha: “vamos retomar como devem ser os vídeos que divulgam informações científicas?
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Apresente o vídeo aos alunos (duração de 2:18). Caso esteja seguindo a sequência didática, eles irão reconhecer o biólogo que apresenta a aranha Armadeira. Caso contrário, informe-os de que quem apresenta o vídeo é um biólogo, seu nome é Vinícius Ferreira.
- Pergunte se já conheciam as características dessa aranha. Ouça as respostas.
- Ressalte a informação de que as aranhas são de interesse médico, pois são usadas para a fabricação de remédios, talvez muitos desconheçam esse fato.
- Converse com eles sobre a maneira que Vinícius a apresenta, questionando sobre a clareza das informações fornecidas e a maneira como ele dialoga com seu interlocutor.
Materiais complementares: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GK20FOXwPNY. Acesso em 15/11/2018. Clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Instigue os alunos para que sintam curiosidade sobre os objetos de estudo propostos. Embora o foco dessa aula seja o planejamento da produção dos vídeos, é importante que gostem dos assuntos que serão abordados para que se entusiasmem.
- Apresente-lhes o tema dos vídeos que serão planejados: aranhas.
- Divida a turma em seis grupos. Garanta que em cada grupo haja alunos com saberes diferentes para que possam se ajudar.
- Peça para que cada grupo escolha sobre qual aranha vão falar. Um dos grupos vai falar de forma mais genérica sobre a aranha e os outros sobre as aranhas específicas: caranguejeira, armadeira, marrom, viúva negra, Cobalt Blue.
- Entregue para cada grupo os textos que deverão ler para que possam selecionar as informações que usarão para produzir seus vídeos:
- Texto “verbete de aranha” da Enciclopédia Britannica - para o 1º grupo, que vai falar de modo mais genérico das aranhas
- Texto da Fiocruz sobre aracnídeos - para os outros 5 grupos (oriente que busquem a parte do texto que fala especificamente da aranha escolhida).
- Oriente que os vídeos que farão devem ter a estrutura parecida com o vídeo que assistiram do biólogo, durando aproximadamente 2 minutos.
- Estipule o tempo de 5 minutos para que leiam, decidam e grifem no texto quais são as informações que irão compor o vídeo que produzirão.
Materiais complementares:
Texto “verbete de aranha” da Enciclopédia Britannica. Clique aqui.
Texto da Fiocruz sobre aracnídeos: caranguejeira, armadeira, marrom, viúva negra e Cobalt Blue - Clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Ao completar o tempo destinado à leitura, reúna os alunos e entregue-lhes o impresso com duas tabelas com os dados que deverão abordar no vídeo.
- Explique-lhes a função de cada linha da tabela.
Nome popular e nome científico - Cuide para que pronunciem corretamente, indique alguém do grupo para que fique responsável por aprender e ensinar a pronúncia aos colegas, caso haja dificuldade na leitura.
Habitat - É importante salientar ao interlocutor onde o animal vive.
Características físicas e comportamentais - Elas serão selecionadas e descritas com base nos textos.
3. Oriente que retirem esses dados do texto lido.
4. Comunique-os que no mesmo impresso há uma outra tabela que irá auxiliá-los no planejamento das ações.
Materiais complementares:
Atividade para impressão - PLANEJAMENTO E AÇÕES: Clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Leia cada linha da tabela e explique que essas perguntas devem nortear o planejamento do vídeo. Algumas sugestões podem ser:
- Como apresentar o título do vídeo? (Confeccionar cartaz com o título que deve conter o nome popular e científico da aranha. A câmara pode focar a imagem na abertura do vídeo).
- Como apresentar as informações sobre o animal? que recursos utilizar? (É possível imprimir fotos, fazer desenhos ou até mesmo modelar uma aranha com massinha ou jornal. Alguém pode fazer efeitos sonoros com instrumentos musicais. Pode haver também informações em cartazes)
- Como chamar atenção e dar ênfase para a importância ou perigo da aranha? (O apresentador deve colocar ênfase em suas palavras, falar olhando para a câmera como que conversa com o interlocutor advertindo-o)
- Como finalizar o vídeo? (Deixar alguma curiosidade importante ou comentário com humor para esse desfecho. É possível também se despedir do interlocutor)
- Diga-lhes que todos os integrantes cumprirão uma função, desde a confecção e seleção dos materiais como quem ficará responsável pela apresentação das informações.
- Os responsáveis pela narração ou apresentação do vídeo devem produzir um texto contendo suas falas, devem ler diversas vezes para que a fala fique cada vez mais natural. Não é necessário que fale somente o que decorou, mas que memorize a sequência da narrativa.
Materiais complementares: cartolina, lumi paper, tesoura, cola, figuras das aranhas, computador, impressora, acesso à internet, massinha de modelagem.
Desenvolvimento
Orientações:
- Com o planejamento já completo, apresente esse slide com algumas possíveis funções para cada integrante do grupo. As funções vão variar de acordo com as escolhas do planejamento e de acordo com o número de componentes de cada grupo. Se o grupo for pequeno peça que elejam apenas algumas das funções descritas, se o grupo for grande, peça para que mais de um aluno exerça a mesma função.
- Combine com o grupo como será realizada a filmagem na aula seguinte. Uma sugestão é verificar em sua escola se há alguma câmera de fotos ou tablet com a função filmagem. Caso não haja, e em sua escola for permitido o uso de aparelhos celulares, você pode usar seu próprio celular ou pedir emprestado para algum outro funcionário da escola que possa te ajudar nesse dia.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Cada grupo apresentará o planejamento para a turma.
- Nesse momentos todos poderão se ajudar, sugerindo ações.
- Levante com a turma alguns critérios para que desenvolvam uma boa performance oral. À medida que forem falando, anote no quadro ou em um flip chart. Algumas sugestões:
- As informações devem ser transmitidas de forma clara;
- Corpo, gestos e expressão facial devem colaborar para que o público permaneça atento, mostrando interatividade e dando ênfase às partes mais importantes do texto;
- Pode haver certa informalidade na forma de falar, mas algumas palavras do léxico científico devem permanecer, demonstrando assim que a base para as informações são os textos de divulgação científica;
- Recursos visuais e sonoros podem ser utilizados sempre que apoiarem a fala do apresentador e o entendimento do interlocutor;
- O tempo para a apresentação deve ser respeitado (em torno de 2 minutos).
4 - Esses critérios devem ser utilizados para avaliação das produções quando executadas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Vídeo “Aranha Armadeira”, disponível aqui;
Tabela de planejamento do vídeo, disponível aqui;
Canais para videochamadas, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução
Convide os estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, a elaborarem em grupos o planejamento de um vídeo de divulgação científica a ser gravado posteriormente. Caso estejam seguindo esta sequência didática, os estudantes já devem estar familiarizados com esse gênero oral. Mesmo assim, envie o vídeo da Introdução e retome algumas características desses vídeos. Para isso, siga as orientações do plano original.
Desenvolvimento
Siga as orientações do plano original para explicar para a turma o passo a passo para a elaboração dos vídeos com o apoio da tabela de planejamento e ações (disponível aqui). Convide os estudantes a fazerem grupos para trocar ideias por meio de mensagem ou videochamada. Por meio de mensagens, faça uma mediação para decidir os assuntos de cada grupo. A sugestão é que o tema principal dos vídeos seja as aranhas, ficando a cargo de cada grupo falar sobre um tipo específico de aranha. No plano original, você encontra também o material de pesquisa que deve ser enviado aos grupos. Neste contexto de isolamento, não há necessidade de definir funções para cada um no dia da gravação; incentive que todos colaborem no planejamento e ajude-os apenas a definir um ou dois apresentadores por grupo para gravar o vídeo.
Estipule um prazo para o término e envio do planejamento.
Fechamento
Combine uma videochamada para que todos os grupos possam trocar ideias, conhecer o planejamento dos colegas e sugerir melhorias. Aproveite para fazer alguns combinados coletivos sobre as gravações, como a definição de critérios para que desenvolvam uma boa performance oral, cenário, figurino, o tempo máximo de cada vídeo etc. Nas orientações do plano original, você encontra mais sugestões de combinados. Grave a videochamada ou faça um resumo dela para enviar àqueles que não puderam participar.
Convite às famílias
Todos os momentos do plano podem ser compartilhados com as famílias. As famílias podem ser convidadas a auxiliar os estudantes com ideias para o planejamento do vídeo e na comunicação entre os membros do grupo por meio de mensagens, telefonemas ou videochamadas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Márcia Regina Pereira
Mentor: Greta Fragata
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Planejamento da produção de um vídeo de divulgação científica
Finalidade da aula: Planejar a produção de um vídeo, com informações de textos de divulgação científica e uso de recursos semióticos (infográficos, diagramas, tabelas etc.)
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Verbete
Objeto(s) do conhecimento: Escuta de textos orais/ Compreensão de textos orais/ Exposição oral
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF35LP18, EF35LP19, EF35LP20
Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.