Plano de aula: Planejamento da produção de um vídeo de divulgação científica

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbete

Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete (resumo) e no campo de atuação de Estudo e práticas de pesquisa / todos os campos . A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Celular ou câmera para filmagem, cópias de textos científicos para estudo, projetor e tela.

Informações sobre o gênero: O conhecimento científico foi por muito tempo restrito a poucos, a organização da enciclopédia (e seus verbetes) foi uma das primeiras tentativas de compilação de conhecimentos de diversas áreas, de uma forma simples e breve, com o intuito de divulgação para o público leigo. O verbete é, portanto, um gênero específico da esfera de divulgação científica. Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto ou para se obter dados mais específicos a respeito de algum vocábulo. É considerado o 1º hipertexto do qual se tem notícia: sua leitura pode seguir muitos caminhos e o uso de remissões a outras palavras tem a função de “linkagem”, recurso muito comum hoje na internet. Para dialogar com o gênero será importante se familiarizar também com outros textos de divulgação científica, como as reportagens científicas, que nessa sequência serão fonte de informações para a produção de verbetes.

Dificuldades antecipadas: Provavelmente esta aula seja novidade para o alunos por focar uma inovação “planejamento da produção de um vídeo”, fato que pode ocasionar agitação. Para amenizar, forme grupos heterogêneos, de maneira que um sempre possa ajudar o outro a concentrar-se na atividade. Outro desafio provável é a leitura dos nomes científicos das aranhas, sendo assim ofereça-lhes ajuda nessa leitura. Haverá diversas funções e tarefas (com tempo delimitado) para serem executadas pelos alunos nessa aula, por isso procure ter clareza ao dar as orientações.

Referências sobre o assunto: CAVALCANTE, M. C. B. MELO,C.T.V. Gêneros orais na escola. In: Diversidade textual : os gêneros na sala de aula / organizado por Carmi Ferraz Santos, Márcia Mendonça, Marianne C.B. Cavalcanti — Belo Horizonte : Autêntica , 2007. p. 89 - 102. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/11.pdf

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 min.

Orientações: Leia o título da aula para os alunos e diga que eles vão elaborar o planejamento de vídeos, que serão gravados na próxima aula.

Antes disso proponha: “vamos retomar como devem ser os vídeos que divulgam informações científicas?

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos