13450
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Trabalhando com textos publicitários

POR: Lilian Bárbara Cavalcanti Cardoso 11/12/2018
Código: LPO2_06SQA01

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre gêneros textuais

 

Resumo da aula

download Baixar plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero campanha de conscientização infantil e no campo de atuação vida pública / Estudo e pesquisa / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Para executar esta atividade você deverá ter em mãos três ou quatro revistas que possuam textos publicitários, além de três ou quatro exemplos de publicidades em geral, como: anúncios de serviços, propagandas de promoções de produtos, imagens/fotografias de outdoor com propagandas, slogans de empresas conhecidas, panfletos, entre outros. O ideal é que os textos publicitários disponibilizados para as equipes sejam de produtos ou serviços comuns ao cotidiano dos estudantes. Para finalização desta aula, há um material complementar para imprimir, o qual é uma tabela de registo das características dos textos publicitários. Você pode fazer adaptações na tabela, caso sinta necessidade. Se houver projetor na sala, pode, também, projetar as campanhas analisadas.

Dificuldades antecipadas: Como os alunos do 2º ano do ensino fundamental estão em processo de alfabetização podem sentir dificuldade em fazer a leitura de partes escritas dos exemplos de textos publicitários que serão expostos nesta aula. Podem sentir dificuldade, também, na compreensão e preenchimento da atividade complementar que será utilizada no final da aula.

Referências sobre o assunto:

CARVALHO, Nelly de . Publicidade: a linguagem da sedução. São Paulo: Ática, 2004.

SANDMANN, Antônio. A linguagem da propaganda. São Paulo: Contexto, 1993.

SANT’ ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Pioneira, 2005.

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Antes de aplicar esta atividade, leia atentamente o plano inteiro, observando as etapas que estão organizadas em introdução, desenvolvimento e fechamento. Para cada etapa, há um tempo estipulado para execução, que deve ser adaptado à medida que você achar necessário. A aula deve ser conduzida de maneira que os alunos construam saberes sobre os gêneros textuais publicitários, sendo estimulados a pensar, inicialmente, sobre o que já sabem sobre esses textos a partir de questões geradoras, que estão como sugestões. Também podem ser realizadas outras perguntas mediadoras, de acordo com a necessidade e interesse da turma.

  • Trata-se de uma aula inicial de apresentação dos gêneros publicitários, por isso, inicie a aula comentando que falarão sobre a publicidade no nosso dia a dia.

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula organizando os alunos em pequenos grupos de no máximo 4 e no mínimo 2 (essa orientação depende da quantidade de alunos envolvidos na atividade). Os estudantes que irão compor cada equipe devem estar em níveis de leituras diferentes, ou seja, juntar alunos leitores e não leitores no mesmo grupo;
  • Disponibilize para cada equipe um texto publicitário de propagandas, slogans, panfleto, imagem de propagandas na tv e anúncio em outdoor de produtos e serviços comuns à vida dos estudantes. Como no desenvolvimento analisaremos os textos (composição, estrutura, função social, condições de produção e recepção), talvez seja interessante disponibilizar dois ou três modelos do gênero, de modo que, na análise, consiga exemplificar os aspectos que estão sendo verificados. Caso trabalhemos com muitos, por exemplo: um texto diferente para cada grupo (tendo uns 6 modelos na sala), poderá ser mais difícil a visualização, nos textos, dos elementos que são necessários observar para atingir a finalidade desta aula. Além disso, é importante, quando for estudar os gêneros, tê-los visíveis aos alunos, de modo que possa demonstrar, no texto, “sobre o que se está falando”. Isso pode ser feito colocando-os no quadro e/ou projetando (caso possua esse recurso em sala).
  • Após a entrega dos textos, faça alguns questionamentos:

  • Vocês sabem que tipo de textos são esses e sobre o que eles falam? (aqui podemos questionar já as hipóteses em relação à finalidade dos textos)

4. Ouça dois ou três estudantes e siga para o desenvolvimento da atividade.

Materiais complementares:

Seguem, abaixo, alguns exemplos de textos publicitários:

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Campanha contra o mosquito que transmite a dengue. Disponível em: https://img.cancaonova.com/cnimages/canais/uploads/sites/11/2017/11/campanha-dengue-Ministerio-da-Saude.jpg, Acesso em: 01 set. 2018.

Slogan da TIM. Disponível em: https://www.google.com.br/search?biw=1920&bih=974&tbm=isch&sa=1&ei=3W2KW5LuJMHHwASGmZeADQ&q=slogan&oq=slogan&gs_l=img.3..0i67k1j0j0i67k1l2j0j0i67k1j0l4.275456.276983.0.278603.7.5.0.2.2.0.206.727.0j3j1.4.0....0...1c.1.64.img..1.6.741.0...0.VQ00b5uZjEM#imgrc=isl17fXxYnlprM . Acesso em: 01 set. 2018.

Cartaz de promoção do Toddynho. Disponível em: http://karinalemesborges.blogspot.com/2011/02/promocao-toddynho-um-sonho-de-viagem.html. Acesso em: 01 set. 2018.

Propagando de suco em outdoor. Disponível em: http://meiodepropaganda.blogspot.com/2013/03/suqo-espalha-outdoors-em-joao-pessoa-e.html. Acesso em: 01 set. 2018.

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Dê um tempo (2 minutos) para os alunos analisarem/observarem os gêneros que foram distribuídos. Você deve escolher dois ou três textos no máximo. Se possível, no momento de análise no grande grupo, deixe os textos expostos, para que os alunos possam visualizar todos os exemplares que estão sendo trabalhados.
  • Inicie este momento estimulando os alunos a construírem alguns conhecimentos sobre os gêneros textuais publicitários da aula. Se, nos questionamentos iniciais, eles não disserem que todos eles servem para tentar levar o receptor a realizar uma determinada ação, realize alguns questionamentos para levá-los a essa conclusão.
  • Após observarem/lerem o texto, siga com análise fazendo algumas observações/perguntas:
  • Observem os textos que foram disponibilizados. (Neste momento de questões iniciais sobre os textos entregues , você deve conduzir os questionamentos como um bate-papo ouvindo 2 ou 3 alunos. Estimule para que crianças diferentes participem da proposta, expondo suas opiniões).
  • Eles estão transmitindo alguma mensagem ou ideia? Se sim, qual é a mensagem? Isto é, o que será que os autores que escreveram esses textos gostariam de dizer para quem o recebeu?
  • Qual seria, então, o objetivo desses textos?
  • Quais recursos (palavras/imagens) os autores dos textos usam para tentar atingir esses objetivos? Isto é, além das palavras, o que mais temos nesses tipos de textos?
  • Quem vocês acham que, possivelmente, escreveu esses textos?
  • Para quem essas mensagens estão direcionadas? (Aqui é importante ter em mente que o destinatário de um texto publicitário não é uma pessoa, mas um conjunto de indivíduos desconhecidos. O emissor, ao elaborar sua mensagem, projeta um perfil idealizado de seu público alvo, e apela para esse perfil para sustentar seu diálogo).
  • Vocês sabem que tipo de texto são esses? Isto é, que nome eles recebem?
  • Onde, geralmente, esses textos aparecem? (televisão, revista, internet). Há diferenças nos textos, dependendo do meio em que eles estão sendo divulgados ? (pensar numa propaganda para a revista e uma para a televisão/rádio). Se necessário, o professor pode ir anotando no quadro algumas palavras-chave para realizar o registro final das reflexões feitas.

4. Comente um pouco com as crianças sobre a linguagem (verbos, palavras adaptadas ao público-alvo: uma propaganda para crianças não pode, por exemplo, ter palavras muito difíceis). Depois de analisar aspectos estruturais e funcionais dos gêneros disponibilizados nessa aula, é bacana comparar esse novo tipo textual com outros que os alunos já tiveram acesso, visando identificar possíveis semelhanças e as diferenças existentes. Um exemplo de comparação que poderia ser feita seria com o gênero convite (se possível, leve um exemplo que você já tenha trabalhado com eles):

  • Olhando esses textos e comparando com outros que vocês conhecem, conseguem dizer alguma diferença? Por exemplo, em relação ao convite (pode ser um outro gênero já conhecido dos alunos).
  • O autor de um convite tem o mesmo objetivo de um autor de um texto publicitário?
  • A estrutura do texto de um convite é parecida ou diferente da estrutura de um texto publicitário?
  • Por que no texto publicitário temos imagens e no texto do convite, não necessariamente? (ou outros que o professor pode ir suscitando).
  • Vimos que encontramos esses textos publicitários na televisão, no rádio, internet, etc., e os convites, onde, geralmente, encontramos?
  • Quem escreve um convite e para quem ele escreve?

5. Entregue, em seguida, a atividade complementar de identificação dos gêneros publicitários (está disponível como material complementar para impressão) e uma revista para pesquisa, a qual irá ser recortado um texto publicitário e colado na atividade complementar. É importante, como já foi dito na apresentação desta aula, que você já selecione, previamente, revistas que tragam exemplares dos gêneros vistos nesta aula.

6. Leia a tabela em voz alta para que os alunos compreendam o que deve ser feito. A explicação pode ser realizada da seguinte maneira:

  • Façam uma busca na revista e vejam se encontram textos parecidos com estes que foram entregues a vocês, os quais analisamos agora pouco.
  • Quando encontrarem o texto na revista, façam uma análise e preencham essa tabelinha que entreguei em cada equipe. Vocês sabem quais são as informações que a tabela está pedindo? Vamos ver! (faça a leitura em voz alta de cada ponto a ser respondido pelas equipes e aproveite para esclarecer possíveis dúvidas, não só em relação ao comando como às palavras).
  • Vocês podem dividir o grupo: umas buscam imagens, enquanto outros vão escrevendo as características na tabela.
  • Ao final, vocês devem escolher um representante para falar sobre a tabela e sobre os textos pesquisados.

A explicação deve durar no máximo 2 minutos. O tempo para pesquisa na revista e preenchimento da tabela pelas equipes deve ser de no máximo 10 minutos.

6. Faça um acompanhamento do trabalho de pesquisa das equipes se dirigindo a cada uma delas e tire dúvidas dos estudantes durante esta atividade sempre que observara necessidade.

Materiais complementares:

Atividade de identificação das características dos textos publicitários impressa.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Para fechar esta aula, peça para um ou dois representantes da equipe mostrarem o texto pesquisado e escolhido na revista e explicarem a escolha, comentando já os aspectos marcados na tabela. Para tanto, é preciso que você, à medida em que os representantes apresentem o texto escolhido, faça as seguintes perguntas/direcionamentos:

  • Por que escolheram esse texto?
  • Qual é a mensagem/ideia do texto escolhido por vocês?
  • Leiam o que assinalaram na tabela para a turma

  • A cada ponto explicitado pelos representantes, você deve fazer possíveis correções nas informações da tabela e/ou complementações, levando as crianças a perceberem, também, o que há de parecido e de diferente nos textos que foram entregues com o texto que escolheram.

  • O tempo para apresentação da escolha dos textos e dos pontos da tabela irá depender do número de equipes, sendo sugerido no máximo 1 minuto por apresentação.

  • Após o compartilhar das equipes, questione o que as crianças conseguiram aprender na aula. Feche o momento comentando sobre a importância dos textos vistos na/para a sociedade: por meio deles, as pessoas divulgam seus produtos, ficam sabendo de campanhas de saúde, etc. Ou seja, retome a finalidade desses textos e alguns outros pontos que julgar importantes (quem geralmente os escreve, para quem, onde circulam, etc.).

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Lílian Bárbara Cavalcanti
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios

Título: Trabalhando com textos publicitários

Finalidade da aula: Analisar alguns gêneros utilizados na publicidade, através da observação de exemplares, para identificar não só a função social desses textos, como também as condições de produção e recepção.

Ano: 2º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Campanha publicitária de conscientização infantil (textos)

Objetos do conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos

Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Habilidade da BNCC: EF15LP01  

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero campanha de conscientização infantil e no campo de atuação vida pública / Estudo e pesquisa / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Para executar esta atividade você deverá ter em mãos três ou quatro revistas que possuam textos publicitários, além de três ou quatro exemplos de publicidades em geral, como: anúncios de serviços, propagandas de promoções de produtos, imagens/fotografias de outdoor com propagandas, slogans de empresas conhecidas, panfletos, entre outros. O ideal é que os textos publicitários disponibilizados para as equipes sejam de produtos ou serviços comuns ao cotidiano dos estudantes. Para finalização desta aula, há um material complementar para imprimir, o qual é uma tabela de registo das características dos textos publicitários. Você pode fazer adaptações na tabela, caso sinta necessidade. Se houver projetor na sala, pode, também, projetar as campanhas analisadas.

Dificuldades antecipadas: Como os alunos do 2º ano do ensino fundamental estão em processo de alfabetização podem sentir dificuldade em fazer a leitura de partes escritas dos exemplos de textos publicitários que serão expostos nesta aula. Podem sentir dificuldade, também, na compreensão e preenchimento da atividade complementar que será utilizada no final da aula.

Referências sobre o assunto:

CARVALHO, Nelly de . Publicidade: a linguagem da sedução. São Paulo: Ática, 2004.

SANDMANN, Antônio. A linguagem da propaganda. São Paulo: Contexto, 1993.

SANT’ ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Pioneira, 2005.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

1º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

2º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes