15947
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Oralidade

Plano de aula - Planejando a elaboração de um texto oral

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Ensino Fundamental sobre planejar a elaboração de uma crônica oral, partindo da retextualização de crônicas escritas.

Plano 11 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Janira Alencar Vieira De Sousa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Cópias dos textos ‘A última crônica’ e ‘O melhor amigo’, ambos de Fernando Sabino, para todas as duplas e folhas para registro do planejamento de cada dupla.

Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego, Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial. Nesta aula, as crônicas exploradas são textos orais; logo, o foco dar-se-á às peculiaridades dessa prática de linguagem.

Dificuldades antecipadas: Neste momento do estudo, os alunos já tiveram um contato inicial com crônicas orais e as analisaram. Agora, para planejar a sua produção, devem aliar os conhecimentos adquiridos à prática, fazendo uso das características referentes ao gênero e essenciais ao discurso oral. É importante que o professor acompanhe esse processo, a fim de fazer as intervenções necessárias.

Referências sobre o assunto:

MARCUSCHI, B.; SUASSUNA, L (org). Avaliação em Língua Portuguesa: Contribuições para a prática pedagógica. 1ed. Belo Horizonte - MG: Autêntica, 2007. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/8.pdf>. Acesso em: 04 nov. 2018.

MARINHO, J.H.C.; VAL, M.G.C. Variação linguística e ensino. Belo Horizonte: Ceale, 2006. 60p. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2015%20Variacao_Linguistica.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o tema da aula para o grupo e explique brevemente a proposta da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite a um aluno que leia o texto de apresentação do slide 3. Em seguida, explique para o grupo que, com base no que foi analisado e discutido na aula anterior, eles devem expor as peculiaridades necessárias à produção de um texto oral. Por exemplo, o autor deve atentar-se ao contexto de produção (se será ao vivo ou gravado, uma situação interativa ou expositiva, o(s) interlocutores etc.); preocupar-se com tom de voz, transmissão de emoções e sentimentos (ou a ausência delas, quando o gênero ou situação discursiva exigem); utilizar variação linguística adequada ao gênero ou situação discursiva; pensar estratégias para suprir a ausência de narrador, no caso de textos narrativos; dentre outros.
  • Após a tempestade de ideias, informe ao grupo que hoje eles conhecerão mais um importante cronista brasileiro, Fernando Sabino.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Distribua o tempo da seguinte maneira: 10 minutos para a explicação da proposta da atividade + 20 minutos para o planejamento propriamente dito.
  • Divida os alunos em duplas e leia para eles a orientação exposta no slide. Durante essa apresentação, abra espaço para dúvidas e questionamentos e esclareça-os, à medida que forem surgindo. É importante frisar com o grupo que ambos os componentes da dupla deverão participar da apresentação, não podendo, por exemplo, um aluno fazer o roteiro para que o outro apresente.
  • Em seguida, entregue para cada dupla uma cópia do texto “A última crônica” e uma do texto “O melhor amigo”, ambos de Fernando Sabino. Peça que leiam as duas e escolham uma para trabalhar.
  • Explique às duplas que elas farão a retextualização, transformando a crônica escrita em uma oral, atentando-se para as necessidades dessa situação discursiva, tais como: a entonação e articulação das palavras, a fim de serem compreendidos por todos; as estratégias pensadas para substituir a função do narrador (no caso do texto dramatizado); o ritmo conferido ao texto, caso optem pela leitura deste; a complementação da linguagem verbal, por meio de gestos e expressões faciais; a transmissão de emoções por meio da fala.
  • Informe ao grupo que os textos que estão planejando comporão um sarau literário, do qual participarão todos os colegas de sala.
  • Obs.: Se a escola dispuser de um espaço para apresentações, como um auditório, por exemplo, o evento pode ser realizado lá. Nesse caso, podem ser convidados alunos de outros grupos para a apreciação.
  • Acompanhe o planejamento, observando as decisões e dificuldades de cada dupla e fazendo as intervenções necessárias - o professor pode auxiliar na adequação do discurso, na articulação e no ritmo do texto, no repertório corporal a fim de complementar a linguagem verbal, na entonação mais adequada ao texto escolhido (já que são dadas uma crônica humorística e uma reflexiva) ou em outras questões que se façam presentes.

Referências dos textos:

  • “O melhor amigo”. Fonte: SABINO, Fernando. In: A vitória da infância. São Paulo: Ática, 2015.
  • “A última crônica’’. Fonte: SABINO, Fernando. In: As melhores crônicas de Fernando Sabino. São Paulo: Best Bolso, 2018.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Cada dupla deverá apresentar para os colegas, brevemente, o que planejou para sua apresentação, enfocando o texto e a modalidade escolhidos, bem como justificando suas escolhas.
  • Explique que na aula seguinte irão apresentar para os colegas os textos orais que produziram.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Cópias dos textos ‘A última crônica’ e ‘O melhor amigo’, ambos de Fernando Sabino, para todas as duplas e folhas para registro do planejamento de cada dupla.

Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego, Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial. Nesta aula, as crônicas exploradas são textos orais; logo, o foco dar-se-á às peculiaridades dessa prática de linguagem.

Dificuldades antecipadas: Neste momento do estudo, os alunos já tiveram um contato inicial com crônicas orais e as analisaram. Agora, para planejar a sua produção, devem aliar os conhecimentos adquiridos à prática, fazendo uso das características referentes ao gênero e essenciais ao discurso oral. É importante que o professor acompanhe esse processo, a fim de fazer as intervenções necessárias.

Referências sobre o assunto:

MARCUSCHI, B.; SUASSUNA, L (org). Avaliação em Língua Portuguesa: Contribuições para a prática pedagógica. 1ed. Belo Horizonte - MG: Autêntica, 2007. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/8.pdf>. Acesso em: 04 nov. 2018.

MARINHO, J.H.C.; VAL, M.G.C. Variação linguística e ensino. Belo Horizonte: Ceale, 2006. 60p. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2015%20Variacao_Linguistica.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o tema da aula para o grupo e explique brevemente a proposta da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite a um aluno que leia o texto de apresentação do slide 3. Em seguida, explique para o grupo que, com base no que foi analisado e discutido na aula anterior, eles devem expor as peculiaridades necessárias à produção de um texto oral. Por exemplo, o autor deve atentar-se ao contexto de produção (se será ao vivo ou gravado, uma situação interativa ou expositiva, o(s) interlocutores etc.); preocupar-se com tom de voz, transmissão de emoções e sentimentos (ou a ausência delas, quando o gênero ou situação discursiva exigem); utilizar variação linguística adequada ao gênero ou situação discursiva; pensar estratégias para suprir a ausência de narrador, no caso de textos narrativos; dentre outros.
  • Após a tempestade de ideias, informe ao grupo que hoje eles conhecerão mais um importante cronista brasileiro, Fernando Sabino.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Distribua o tempo da seguinte maneira: 10 minutos para a explicação da proposta da atividade + 20 minutos para o planejamento propriamente dito.
  • Divida os alunos em duplas e leia para eles a orientação exposta no slide. Durante essa apresentação, abra espaço para dúvidas e questionamentos e esclareça-os, à medida que forem surgindo. É importante frisar com o grupo que ambos os componentes da dupla deverão participar da apresentação, não podendo, por exemplo, um aluno fazer o roteiro para que o outro apresente.
  • Em seguida, entregue para cada dupla uma cópia do texto “A última crônica” e uma do texto “O melhor amigo”, ambos de Fernando Sabino. Peça que leiam as duas e escolham uma para trabalhar.
  • Explique às duplas que elas farão a retextualização, transformando a crônica escrita em uma oral, atentando-se para as necessidades dessa situação discursiva, tais como: a entonação e articulação das palavras, a fim de serem compreendidos por todos; as estratégias pensadas para substituir a função do narrador (no caso do texto dramatizado); o ritmo conferido ao texto, caso optem pela leitura deste; a complementação da linguagem verbal, por meio de gestos e expressões faciais; a transmissão de emoções por meio da fala.
  • Informe ao grupo que os textos que estão planejando comporão um sarau literário, do qual participarão todos os colegas de sala.
  • Obs.: Se a escola dispuser de um espaço para apresentações, como um auditório, por exemplo, o evento pode ser realizado lá. Nesse caso, podem ser convidados alunos de outros grupos para a apreciação.
  • Acompanhe o planejamento, observando as decisões e dificuldades de cada dupla e fazendo as intervenções necessárias - o professor pode auxiliar na adequação do discurso, na articulação e no ritmo do texto, no repertório corporal a fim de complementar a linguagem verbal, na entonação mais adequada ao texto escolhido (já que são dadas uma crônica humorística e uma reflexiva) ou em outras questões que se façam presentes.

Referências dos textos:

  • “O melhor amigo”. Fonte: SABINO, Fernando. In: A vitória da infância. São Paulo: Ática, 2015.
  • “A última crônica’’. Fonte: SABINO, Fernando. In: As melhores crônicas de Fernando Sabino. São Paulo: Best Bolso, 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Cada dupla deverá apresentar para os colegas, brevemente, o que planejou para sua apresentação, enfocando o texto e a modalidade escolhidos, bem como justificando suas escolhas.
  • Explique que na aula seguinte irão apresentar para os colegas os textos orais que produziram.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP10 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP11 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano