Atividade para impressão - Fichas - LP08_01SQA14
Plano de Aula
Plano de aula: Escrita da primeira versão do conto de terror e suspense
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de suspense e de terror
Por: Joice Eloi Guimarães
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Produção textual.
Nesta aula os alunos elaborarão um primeiro esboço de um conto de terror e suspense. Para tanto, devem ser motivados a planejar a escrita, compreendendo a importância do planejamento como uma etapa fundamental na produção de um texto.
Materiais necessários: Fotocópias das fichas de para planejamento. Você pode acessar esse material aqui.
Informações sobre o gênero: O conto de terror e suspense é construído com a finalidade de provocar sensações relacionadas ao medo no leitor. Para tanto, apresenta histórias vinculadas a temáticas aterrorizantes para os seres humanos, sejam elas reais ou fantásticas.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos não têm o hábito de planejar a escrita de um texto, por isso podem ter dificuldades em organizar as ideias de maneira esquematizada, visando à construção do texto em momento posterior.
Referências sobre o assunto:
A pouco conhecida tradição da literatura de horror no Brasil. Revista Galileu. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2017/04/pouco-conhecida-tradicao-da-literatura-de-horror-no-brasil.html>. Acesso em: 22 nov. 2018.
CABRAL, Ana Lúcia Tinoco. O conceito de plano de texto: contribuições para o progresso de planejamento da escrita. Disponível em:<https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/download/64266/71562/>. Acesso em: 30 nov. 2018.
MAGALHÃES; Maurício; DICKMAN, Adriana Gomes; LOBATO, Wolney. O uso de mapas conceituais no ambiente escolar. Disponível em: <http://www1.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20160317142256.pdf>. Acesso em 22 nov. 2018.
MORAN, J. M. Como utilizar a internet na educação. Revista Ciência da Informação, v. 26,n.2, maio-ago. 1997. p. 146-153.
SANTOS, Vanessa Cerqueira dos. A produção textual na escola: eu escrevo, tu escreves, ele escreve...como?. Disponível em: <http://www.uesc.br/eventos/selipeanais/anais/vanessacerqueira.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2018.
SILVA, André Luis Silva da. Mapas Conceituais no Processo de Ensino-Aprendizagem: aspectos práticos. Disponível em: <https://www.infoescola.com/pedagogia/mapas-conceituais-no-processo-de-ensino-aprendizagem-aspectos-praticos/>. Acesso em: 20 nov. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 min
Orientações:
- Instigue os alunos a falarem sobre o que lhes provoca medo: Vocês já leram alguma história que lhes deixou com medo?
Já leram algum conto de terror e suspense? Como era esse conto? Como ele foi escrito? Que elementos desse texto fizeram vocês sentirem medo?
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Avise os alunos que nesta aula eles farão um exercício que antecipa a escrita de um texto: o planejamento deste texto.
- Pergunte aos alunos se eles costumam planejar a escrita de seus textos.
- Lembre-os do exercício realizado anteriormente: a produção de um mapa mental com elementos do conto de terror e suspense.
- Avise-os que nesta aula eles retomarão este mapa para organizar a primeira versão do conto e que esta é uma importante etapa da escrita de um texto - o planejamento deste texto.
- Fale sobre a importância do planejamento como um momento de reflexão, em que projetamos alguns aspectos para pensar na construção do texto, tais como: para quem escrevemos, onde nosso texto circulará, que objetivo temos com a escrita desse texto etc.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Peça para os alunos retomarem os mapas mentais que produziram e respondam as perguntas a seguir com base nessas suas produções.
- Faça perguntas como: Quem contava a história? De que forma ela era contada? Quais eram os personagens? Como eles eram descritos? E os cenários? Resumidamente, o que acontecia na história?
- Peça que socializem suas respostas. A medida que o fazem, organize-as no quadro, destacando os elementos comuns, por exemplo, as características assustadoras dos personagens e dos cenários, o foco narrativo, o enredo, a organização sequencial dos acontecimentos etc.
- Mostre para eles que o que está exposto no quadro são elementos que compõem o conto de suspense e terror e que, a partir desses elementos, considerando o objetivo do texto e a quem ele se destina, eles escreverão a primeira versão de seus contos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue as fichas orientadoras do planejamento da escrita para os alunos preencherem
- Deixe claro para eles o contexto de produção, para isso escreva na quadro a orientação: Vocês planejarão a escrita de um conto de suspense e terror que será lido pelos colegas da sala e futuramente por outros membros da comunidade escolar. Utilizem os elementos constantes nos mapas mentais produzidos anteriormente e lembrem-se da importância do planejamento e o façam tendo em vista o gênero e sua finalidade de provocar no leitor sensações relacionadas ao medo.
Materiais necessários: Fichas para o planejamento. Você pode acessar esse material aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Os alunos deverão trocar suas fichas de planejando com um colega. Cada aluno ficará encarregado de ler o planejamento do outro e, após essa leitura, escrever comentários sobre o mesmo.
- Ao final da atividade, fichas devem ser devolvidas aos autores.
- Peça que leiam com atenção a avaliação do colega e depois incentive-os a expressarem suas opiniões sobre a atividade. Para tanto, você pode fazer perguntas como: Vocês acham que a escrita do planejamento auxiliará na produção do texto? De que forma? O que acharam interessante nos planejamentos que leram? Que reflexões fizeram sobre o seu próprio planejamento a partir dessa leitura?
- Ao final dessa atividade, recolha as fichas para que você possa realizar a leitura das mesmas, acrescentando informações e/ou sugestões para a escrita da versão final do conto.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais digitais para enviar mensagens de texto, áudio e vídeo, como o Whatsapp ou similares.
Opcional: plataforma de design gráfico Canva (veja o tutorial disponível aqui).
Tema
Encaminhe alguns questionamentos aos alunos por meio do aplicativo Whatsapp ou outro similar. Instigue-os a falar sobre o que lhes provoca medo:
- Vocês já leram alguma história que lhes deixou com medo?
- Já leram algum conto de terror e suspense? Como era esse conto? Como ele foi escrito?
- Que elementos desse texto fizeram com que vocês sentissem medo?
Introdução
Avise os alunos que nesta aula eles farão um exercício que antecipa a escrita de um texto: o planejamento.
Pergunte se eles costumam planejar a escrita dos textos. Lembre-os do exercício realizado anteriormente: a produção de um mapa mental com elementos do conto de terror e suspense.
Avise-os que nesta aula eles retomarão esse mapa para organizar a primeira versão do conto, e que esta é uma importante etapa da escrita de um texto. Fale sobre a importância do planejamento como um momento de reflexão, no qual projetamos alguns aspectos para pensar na construção do texto, tais como: para quem escrevemos, onde nosso texto circulará, que objetivo temos com a escrita desse texto etc.
Desenvolvimento
Peça aos alunos (usar documento em anexo – WhatsApp) que retomem os mapas mentais que produziram e respondam às perguntas a seguir com base nas produções:
- Quem contava a história?
- De que forma ela era contada?
- Quais eram os personagens?
- Como eles eram descritos? E os cenários?
- Resumidamente, o que acontecia na história?
Peça para encaminharem as respostas a você, no privado. À medida que o fizerem, organize-as em um esquema, destacando os elementos comuns, por exemplo: as características assustadoras dos personagens e dos cenários, o foco narrativo, o enredo, a organização sequencial dos acontecimentos etc.
Encaminhe a síntese do que foi compartilhado pelos alunos. Uma sugestão é organizá-la de forma criativa no Canva, uma plataforma de design gráfico. Veja o tutorial disponível em Recursos Opcionais. Mostre para eles que o que está exposto no design criado são elementos que compõem um conto de suspense e terror e, a partir desses elementos, considerando o objetivo do texto e a quem ele se destina, eles escreverão a primeira versão dos próprios contos.
Fechamento
Os alunos deverão trocar as próprias fichas de planejamento com um colega. Para isso, encaminhe previamente as fichas (você pode acessá-las aqui) e a organização das duplas. Sugira que eles conversem por mensagens via Whatsapp. Cada aluno ficará encarregado de ler o planejamento do outro e, após a leitura, escrever comentários. Portanto, as fichas deverão ser feitas no Word, para que os alunos possam editá-las.
Ao final da atividade, as fichas devem ser devolvidas aos autores. Peça para lerem com atenção a avaliação do colega e, depois, incentive-os a expressarem opiniões sobre a atividade.
Peça para os alunos encaminharem as fichas já avaliadas pelos colegas para que você possa realizar a leitura, acrescentando informações ou sugestões para a escrita da versão final do conto. Devolva as fichas com suas impressões para cada aluno.
Convite às famílias
Convide os familiares para auxiliarem no planejamento dos contos de terror e suspense dos alunos com ideias, sugestões etc.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Joice Eloi Guimarães
Mentor: Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Escrita da primeira versão do conto de terror e suspense
Finalidade da aula: Elaborar um primeiro esboço do texto, com a definição do foco narrativo, personagens, espaço, tempo e enredo.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Conto de suspense e terror
Objeto(s) do conhecimento: Consideração das condições de produção. Estratégias de produção: planejamento, textualização e revisão/ edição / Construção da textualidade
Prática de linguagem: Produção de textos
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP51 / EF89LP35
Sobre esta aula: Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Produção textual.
Nesta aula os alunos elaborarão um primeiro esboço de um conto de terror e suspense. Para tanto, devem ser motivados a planejar a escrita, compreendendo a importância do planejamento como uma etapa fundamental na produção de um texto.
Materiais necessários: Fotocópias das fichas de para planejamento. Você pode acessar esse material aqui.
Informações sobre o gênero: O conto de terror e suspense é construído com a finalidade de provocar sensações relacionadas ao medo no leitor. Para tanto, apresenta histórias vinculadas a temáticas aterrorizantes para os seres humanos, sejam elas reais ou fantásticas.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos não têm o hábito de planejar a escrita de um texto, por isso podem ter dificuldades em organizar as ideias de maneira esquematizada, visando à construção do texto em momento posterior.
Referências sobre o assunto:
A pouco conhecida tradição da literatura de horror no Brasil. Revista Galileu. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2017/04/pouco-conhecida-tradicao-da-literatura-de-horror-no-brasil.html>. Acesso em: 22 nov. 2018.
CABRAL, Ana Lúcia Tinoco. O conceito de plano de texto: contribuições para o progresso de planejamento da escrita. Disponível em:<https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/download/64266/71562/>. Acesso em: 30 nov. 2018.
MAGALHÃES; Maurício; DICKMAN, Adriana Gomes; LOBATO, Wolney. O uso de mapas conceituais no ambiente escolar. Disponível em: <http://www1.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20160317142256.pdf>. Acesso em 22 nov. 2018.
MORAN, J. M. Como utilizar a internet na educação. Revista Ciência da Informação, v. 26,n.2, maio-ago. 1997. p. 146-153.
SANTOS, Vanessa Cerqueira dos. A produção textual na escola: eu escrevo, tu escreves, ele escreve...como?. Disponível em: <http://www.uesc.br/eventos/selipeanais/anais/vanessacerqueira.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2018.
SILVA, André Luis Silva da. Mapas Conceituais no Processo de Ensino-Aprendizagem: aspectos práticos. Disponível em: <https://www.infoescola.com/pedagogia/mapas-conceituais-no-processo-de-ensino-aprendizagem-aspectos-praticos/>. Acesso em: 20 nov. 2018.