Plano de aula: Produção de HQ: as minhas travessuras

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre História em quadrinhos

Sobre esta aula: Esta é a 14ª de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero História em quadrinhos (HQ) e no campo de atuação Artístico-literário.
A aula faz parte do módulo Produção de texto. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero bem como trabalhado o estilo e a estrutura composicional deste gênero para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula. Além disso, por ser uma aula de textualização, é necessário que os alunos já tenham feito previamente um planejamento (projeto de texto) de HQ com o tema: “As minhas travessuras”.

Materiais necessários:

• Computador, projetor multimídia, som e tela.
  • Material para escrita: caderno, lápis, borracha etc.

Informações sobre o gênero: História em quadrinhos é uma narrativa sequencial, geralmente publicada em jornais, revistas e almanaques, que se vale da linguagem verbal e não verbal para contar uma história e produzir sentidos. Em outras palavras, trata-se de uma “narrativa gráfico-visual, impulsionada por sucessivos cortes, cortes estes que agenciam imagens rabiscadas, desenhadas e/ou pintadas” (MENDONÇA, 2007, p.195).

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em adaptar, para uma linguagem verbal e não verbal, as suas ideias planejadas, pois podem não estar acostumados a fazer transposição de linguagens. Além disso, pode acontecer de os alunos não seguirem o planejamento de escrita.

Referências sobre o assunto:

• BIAGIOTTI, Luiz Cláudio Medeiros. Conhecendo e aplicando rubricas de avaliações. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 12, 2005, Florianópolis. Anais. Florianópolis, ABED, 2005. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/007tcf5.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2018.
  • MENDONÇA, M. R. S. Um gênero quadro a quadro: a História em Quadrinhos. In: DIONÍSIO, A. P; MACHADO, A. R; Bezerra, M. A. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
  • OLIVEIRA, Cristiana. Quadrinhos, literatura e um jogo intertextual. In: RAMOS, Paulo. VERGUEIRO,Waldomiro. FIGUEIRA, Diogo (Org.). Quadrinhos e literatura: diálogos possíveis. São Paulo: Criativo, 2014.
  • RAMOS, Paulo. Tiras no ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
  • SIMÕES, D. Iconicidade verbal: teoria e prática. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2009. Disponível em: <http://www.dialogarts.uerj.br/arquivos/iconicidadeverbal.pdf>. Acesso em: 9 dez. 2018.
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

• Apresente a proposta da aula: com base em um planejamento (projeto de texto) realizado previamente pelos alunos e considerando uma rubrica de qualidade sugerida pelo professor, os alunos produzirão histórias em quadrinhos em duplas contando algumas de suas travessuras de crianças.
  • Inicie a aula com uma pequena discussão coletiva com os alunos para ativar o conhecimento prévio: Onde as HQs são publicadas?
  • Peça que os alunos exponham as suas experiências de travessuras e peraltices colhendo informações sobre este questionamento.
  • É importante destacar, após as discussões orais, que, para cada suporte de publicação, algumas características do gênero podem sofrer pequenas alterações. DIga aos alunos que, nesta aula, será feita uma HQ para ser publicada no almanaque da turma.

Resposta esperada/desejável.

• Os alunos podem dizer que as HQs, por ter vários meios de circulação e uma temática ampla, podem ser publicadas em jornais, revistas, sites, almanaques, livros, gibis etc.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos