Plano de aula: Emprego dos verbos na construção da narrativa no gênero conto de terror e suspense

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de suspense e de terror

Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Nesta aula o foco de estudo será o emprego dos verbos na construção da sequência narrativa no gênero conto de terror e suspense. É importante que esse estudo parta da materialidade linguística do texto, buscando identificar como os verbos são utilizados e contribuem para a finalidade comunicativa do gênero: criar uma expectativa no leitor em relação aos acontecimentos narrados. Leia o conto “Chapéu de guizos chinês” da autora Rosa Amanda Strausz e identifique previamente os tempos verbais mais presentes nesse conto.

Materiais necessários: Fotocópias do conto: “Chapéu de guizos chinês” da autora Rosa Amanda Strausz (disponível aqui).

Informações sobre o gênero:

FREITAS, Bruna Longo Biasioli de. Um olhar semiótico sobre as obras de terror mais vendidas. Tese (doutorado). Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.

SANTANA, Catiana Santos Correia; SILVA, Isabel Carvalho da. O gênero como estratégia de aprendizagem – “A máscara da morte rubra”. Disponível em: <https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/view/2147>. Acesso em: 6 set. 2018.

Dificuldades antecipadas: Considerando-se o nível escolar dos alunos, espera-se que eles possuam um conhecimento prévio acerca dos verbos. O desafio será eles relacionarem a escolha do foco verbal, em diferentes momentos da narrativa, à finalidade discursiva do gênero.

Referências sobre o assunto:

FERNANDES, Elisângela. Análise dos verbos no pretérito. 2010. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2558/analise-dos-verbos-no-preterito> Acesso em 06 de set. de 2018.

NUNES, Benedito. O tempo na narrativa. São Paulo: Ática, 1988.

VARGAS, Maria Valíria Aderson de Mello. O ensino do verbo: tempo e aspecto como categorias semântico-discursivas. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/62347>. Acesso em: 6 set. 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientações: Escreva no quadro, ou projete utilizando o aparelho de audiovisual, a pergunta “Você é capaz de contar uma história sem usar verbos?”.

• Desafie os alunos a tentarem contar algo que aconteceu com eles sem utilizar verbos em suas falas.
  • Leve-os a perceber, após esse exercício, que para narrar um fato, de maneira oral ou escrita, sempre utilizamos verbos.
  • Explique que quando contamos algo, empregamos, mais frequentemente, verbos no pretérito. Porém, isso não significa que outros tempos verbais não possam ser utilizados para criar diferentes efeitos de sentido.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos