Plano de Aula

Plano de aula: Estrutura da narrativa no gênero conto de terror e suspense

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de suspense e de terror

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Nesta aula o foco de estudo será a estrutura da narrativa no gênero conto de terror e suspense, especificamente a situação inicial, o conflito, o desenvolvimento, o clímax e o desfecho. As atividades de reconhecimento desses elementos partirão da materialidade linguística do texto, para, a posteriori, serem introduzidas as definições de cada um, relacionando-as ao contexto de produção e à finalidade comunicativa do gênero conto de suspense e terror - provocar sensações relacionadas ao medo. É importante que você retome esses conceitos e, previamente, identifique-os no conto que será utilizado nesta aula.

Materiais necessários: Fotocópias do conto de Humberto de Campos.

CAMPOS, Humberto de. Os olhos que comiam carne. Disponível em: <http://www.biblio.com.br/defaultz.asp?link=http://www.biblio.com.br/conteudo/humbertodecampos/olhoscomiamcarne.htm> Acesso em 12 de Nov. de 2018.

Informações sobre o gênero:

CAUSO, Roberto de Souza. Ficção científica, fantasia e horror no Brasil: 1875 a 1950. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

Contos de terror: estudo de gêneros textuais. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/profmau/conto-de-terror-estudo-de-gneros-textuais?related=1>. Acesso em: 18 set. 2018.

LOVECRAFT, Howard Phillips. O Horror Sobrenatural em Literatura. Trad. Celso M. Paciornik. Apresentação de Oscar Cesarotto. São Paulo: Iluminuras, 2007.

Dificuldades antecipadas: Reconhecer as diferenças entre o conflito e o clímax.

Referências sobre o assunto:

FURTADO, F. A construção do fantástico na narrativa. Lisboa: Horizonte, 1980.

MATTEI, Claudia. As narrativas triviais no contexto escolar. Disponível em: <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_claudia_mattei.pdf>. Acesso em: 17 set. 2018.

TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. 4. ed. São Paulo; Perspectiva, 2003. p.93-104.

VIEIRA, André Guirland. Do Conceito de Estrutura Narrativa à sua Crítica. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v14n3/7845.pdf>. Acesso em: 17 set. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 min

Orientações:

  • Lembre os alunos dos elementos da narrativa: narrador; personagens, tempo e espaço.
  • Fale para os alunos que nesta aula eles identificarão, por meio da leitura de um conto, como está organizada, em relação à estrutura, a sequência narrativa no conto de suspense e terror.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos