Atividade ou texto para impressão - planejamento
Plano de Aula
Plano de aula: Contos populares - Produção textual - Escrita
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto popular e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção textual.
OBS: Para que esta aula aconteça, é necessário que os alunos tenham estudado, minuciosamente, o gênero Conto popular. Veja sugestões de aulas sobre o gênero nos planos desta sequência.
Materiais necessários:
Materiais para escrita (caderno, lápis, borracha, caneta…); rubrica (linha do tempo) com critérios de avaliação. Uma sugestão de rubrica deverá ter sido entregue na aula anterior. Veja nos demais planos de aula sobre o gênero Conto popular disponibilizados neste mesmo site.
Dificuldades antecipadas:
Os alunos poderão apresentar dificuldades em avaliar o texto de um colega, pois podem não ter o hábito de avaliar seus pares e ter receio em fazer críticas.
Referências sobre o assunto:
CASCUDO, L. Contos tradicionais do Brasil.- 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.
ROMERO, S. Contos populares do Brasil. Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.
ARCOVERDE, M. e ARCOVERDE,R. A escrita como processo. UEPB. Campina Grande: Natal, 2007. Disponível em:
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Receba os alunos com as classes organizadas em quartetos, para que possam auxiliar-se mutuamente na análise da rubrica criada na aula anterior (planejamento).
- Explique aos alunos que a aula em questão tem como foco a escrita de um Conto popular com a temática As peripécias de Pedro Malasartes. (Espera-se que tenham estudado sobre o personagem em aulas anteriores. Veja no plano de aula intitulado Contos populares - Produção textual - Planejamento.)
- Peça aos alunos que leiam a frase do slide e a interpretem, relacionando-a à tarefa de produção textual. Em seguida, peça que um aluno voluntário a explique aos demais colegas, conforme sua interpretação. Estimule os colegas a auxiliá-lo, se necessário. (Espera-se que compreendam que a frase em questão é um estímulo à escrita, ou seja, uma afirmação de que só é possível gostar de escrever se estiver disposto a isso. É tarefa do professor promover esta reflexão, caso os alunos não a alcancem.)
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Proponha um momento de relembrar (ler) os planejamentos criados na aula anterior para a proposta de escrita de um Conto popular com a temática Peripécias de Malasartes.
- Solicite que os alunos, integrantes de cada grupo (quartetos), troquem entre si os planejamentos para analisar o que foi pontuado na aula anterior como sugestões de melhoria, e se estas sugestões foram seguidas, ou seja, se o aluno refez seu planejamento, repensando estratégias após o feedback do grupo. (É necessário que o grupo esteja afinado e unido na tarefa de produção de Contos populares coerentes, seguindo a temática prevista, com personagens, cenário, conflito, enredo e desfecho bem planejados.)
Materiais complementares:
Para rever o modelo de esquema para o planejamento de um Conto popular, clique aqui
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
- Convide os alunos a iniciar sua produção. Para tanto, faça um exercício de estímulo à criatividade para pensar nas inúmeras possibilidades de iniciar um texto:
- Projete o slide e estimule-os a pensar nos inícios de frases sugeridos. Qual poderia combinar melhor com sua história e como a frase poderia continuar e terminar?
- Dê um tempo para que discutam sobre o questionamento acima. Anote algumas continuações das frases iniciadas no quadro, para que usem de inspiração.
- Após, peça para que pensem (coletivamente, no grande grupo) em outras possibilidades de início de um texto do gênero Conto popular. Anote-as também no quadro, para que visualizem as possibilidades.
2. Agora então peça para darem seguimento à escrita de seu Conto popular com o tema As peripécias de Malasartes, planejado anteriormente. Oriente-os a seguir os passos previstos no esquema do planejamento.
3. Acompanhe as produções, circulando entre os alunos. Como sugestão, faça fotos (com o celular) de algumas produções para utilizar alguns trechos ou até mesmo um único conto como exemplo para a próxima aula (revisão e refação). Após a aula, em seu momento de planejamento de aula, você pode analisar com atenção as produções fotografadas. Digite uma ou duas das produções fotografadas (faça a reprodução literal, do mesmo jeito que foi escrita, sem correções). Em seguida, use a barra de Revisão - inserir comentários no Word, para avaliar o passo a passo da produção do aluno (título, introdução, conflito, enredo e desfecho), além de elementos coesivos e do seguimento à proposta. Os textos analisados poderão ser utilizados na próxima aula, de revisão e refação.
É provável que o tempo de uma aula não seja suficiente para o término das produções. Então, sugerimos que você disponibilize mais tempo de aula para que seja possível a finalização desta produção textual.
Materiais complementares:
Veja aqui o passo a passo da inserção de comentários em textos com a utilização da barra de Revisão do Word.
Você também pode inserir comentários em textos via Google Drive. Veja aqui.
Para a atividade do slide, não há respostas fechadas, pois há inúmeras possibilidades de frases, a depender das histórias planejadas pelos alunos. Entretanto, colocamos algumas possibilidades aqui:
a- Em uma cidade pequena e muito tranquila, com um rio que a atravessava pelo meio, sempre cheio de meninos nos dias de verão...
b- Era um dia muito quente, o sol estava a pino e fazia tempo que não chovia na região.
c- Certo dia, Pedro Malasartes resolveu que precisava de uma roupa nova, pois queria muito ir à quermesse da vila.
d- Pedro Malasartes era um menino de cabelos pretos e olhos brilhantes, com cara de quem estava sempre maquinando alguma travessura.
e- Conta-se por aí que Pedro Malasartes era o melhor mentiroso da região: já tinha vencido até concurso!
f- Ele era um menino magrinho e de olhos grandes, muito esperto, e estava sentado em uma pedra no meio da estrada, esperando seu burrinho terminar de comer.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Peça a dois alunos voluntários para que leiam suas produções, em voz alta. Instigue os colegas a ouvi-los com atenção.
Em seguida questione: Os Contos populares lidos aqui estão seguindo o planejamento previsto? Quais as sugestões de melhoria? (Espera-se que analisem os contos ouvidos, conforme o esquema criado no planejamento: 1. Apresentação dos personagens, cenários; 2. Apresentação da situação, conflito ou situação-problema; 3. Desenrolar do conflito (ação) ; 4. Desfecho-situação final.) - Entregue aos discentes uma rubrica de qualidade para que possam utlilizá-la como “um norte” na continuação de sua produção. Veja um exemplo de rubrica aqui .
- Faça, junto aos alunos, a leitura da rubrica (com auxílio de datashow) e analisem os critérios pré-estabelecidos para que possam rever sua produção em casa e também na próxima aula, quando ocorrerá a revisão e refacção do texto.
OBS: É possível que os alunos precisem de mais de 1h/a para finalizar sua produção. Seria interessante utilizar aulas geminadas, caso isso ocorra na sua escola.
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Neste plano, os alunos deverão escrever a primeira versão de um texto que já deve estar planejado. Em duplas, deverão escrever uma história com o personagem Pedro Malasartes utilizando seu Planejamento prévio (disponível aqui). Diga que as demais orientações serão compartilhadas em uma pasta do Google Drive (se possível; caso não, utilize os meios possíveis para compartilhamento de textos).
Desenvolvimento
Envie aos alunos a Rubrica de Qualidade (disponível aqui) para que verifiquem se sua primeira versão contempla todos os itens. Estabeleça um prazo para a entrega via Google Docs, na pasta já criada no Google Drive (se possível). Auxilie-os pelos canais de comunicação já combinados por vocês. Aproveite as Orientações do Plano em suas intervenções na escrita da primeira versão das histórias criadas pelos alunos. Após todos entregarem, peça que cada dupla leia a primeira versão de outra dupla (organize para que todas as duplas participem). Peça que as duplas utilizem a Rubrica de Qualidade para avaliar os textos dos colegas. Defina um prazo para que todos façam a rubrica.
Fechamento
Leia as primeiras versões e faça um apanhado das Rubricas para verificar as aprendizagens dos alunos. Comente cada texto utilizando também a Rubrica de Qualidade. Diga que todos deverão reescrever sua primeira versão levando em conta o que foi apontado nas Rubricas (todas deverão estar disponíveis para consulta na pasta do Google Drive já criada para esta atividade). Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o roteiro do slide de Fechamento do Plano de Aula.
Convite às famílias
Convide as famílias para compartilharem entre seus membros os Contos Populares que conhecem, especialmente forem contos com o personagem Pedro Malasartes, em roda de contação de histórias. As famílias que quiserem podem compartilhar no grupo de WhatsApp da turma fotos e/ou vídeos desse momento juntos.