Plano de aula: Contos populares - Produção textual - Escrita

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares

Sobre esta aula: Esta é 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto popular e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção textual.

OBS: Para que esta aula aconteça, é necessário que os alunos tenham estudado, minuciosamente, o gênero Conto popular. Veja sugestões de aulas sobre o gênero nos planos desta sequência.

Materiais necessários:

Materiais para escrita (caderno, lápis, borracha, caneta…); rubrica (linha do tempo) com critérios de avaliação. Uma sugestão de rubrica deverá ter sido entregue na aula anterior. Veja nos demais planos de aula sobre o gênero Conto popular disponibilizados neste mesmo site.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos poderão apresentar dificuldades em avaliar o texto de um colega, pois podem não ter o hábito de avaliar seus pares e ter receio em fazer críticas.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, L. Contos tradicionais do Brasil.- 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.

ROMERO, S. Contos populares do Brasil. Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.

ARCOVERDE, M. e ARCOVERDE,R. A escrita como processo. UEPB. Campina Grande: Natal, 2007. Disponível em: >. Acesso em: 3 dez. 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

• Receba os alunos com as classes organizadas em quartetos, para que possam auxiliar-se mutuamente na análise da rubrica criada na aula anterior (planejamento).
  • Explique aos alunos que a aula em questão tem como foco a escrita de um Conto popular com a temática As peripécias de Pedro Malasartes. (Espera-se que tenham estudado sobre o personagem em aulas anteriores. Veja no plano de aula intitulado Contos populares - Produção textual - Planejamento.)
  • Peça aos alunos que leiam a frase do slide e a interpretem, relacionando-a à tarefa de produção textual. Em seguida, peça que um aluno voluntário a explique aos demais colegas, conforme sua interpretação. Estimule os colegas a auxiliá-lo, se necessário. (Espera-se que compreendam que a frase em questão é um estímulo à escrita, ou seja, uma afirmação de que só é possível gostar de escrever se estiver disposto a isso. É tarefa do professor promover esta reflexão, caso os alunos não a alcancem.)

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos