Plano de aula: Contos populares - Produção textual - Planejamento.

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares

Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto popular e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção textual.

Materiais necessários: Data show, caderno, lápis, borracha.

OBS: Receba os alunos com as classes em quartetos, pois esta disposição será importante para o desenvolvimento e também para o fechamento da aula.

OBS: É provável que você precise de mais de 1 hora para realizar as atividades deste plano. Seria interessante planejá-la para uma aula geminada.

Informações sobre o gênero: Contos populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passados “boca a boca” de geração em geração, muitas vezes são compilados por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem não entender a importância da etapa de planejamento e querer iniciar, já nesta aula, a produção textual. Converse com os educandos sobre a importância de pensar e planejar a produção para que o produto do trabalho investido seja de qualidade.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, L. Contos tradicionais do Brasil.- 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.

ROMERO, S. Contos populares do Brasil. Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.

ARCOVERDE, M. e ARCOVERDE, R. A escrita como processo. UEPB. Campina Grande: Natal, 2007. Disponível em: <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A10_J_1_.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2018.

Tema da aula

Introdução: 5 minutos.

Orientações:

• Receba os alunos com as classes em quartetos, pois esta disposição será importante para o desenvolvimento e também para o fechamento da aula.
  • Questione os educandos quanto à pergunta do slide. O que é um Conto popular? (É necessário que o gênero em questão já tenha sido trabalhado em aula para que os educandos tentem responder ao questionamento e também para que a escrita do mesmo seja planejada. Veja sugestões de aulas envolvendo habilidades de leitura, análise semiótica e oralidade nos planos de aula desta sequência do gênero Conto popular.)
  • Apresente aos educandos o conceito de Conto popular, dado por Alexandre Parafita. Faça a leitura com auxílio de data show. Veja maiores informações sobre o gênero em Materiais complementares.

Materiais complementares:

Para acessar o conceito de Conto popular, dado por Alexandre Parafita, clique no link abaixo:

PARAFITA, A. O que é um conto popular? Publicado em blog: Alexandre Parafita. Disponível em: <http://www.trasosmontes.com/alexandreparafita/content/view/14/31/>. Acesso em: 10 dez. 2018.

Para acessar mais detalhes sobre o conceito de Conto popular, clique no link abaixo:

SÉRGIO, R. Tipos de contos populares. Publicado em: Recanto das Letras. 2009. Disponível em: <https://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/1634137>. Acesso em: 3 dez. 2018.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos