Plano de aula: Oficina de Escrita

Sobre esta aula: esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar a escrita de gêneros distintos, a partir de temas comuns.

Campo de atuação priorizado nessa atividade: Todos os campos.

Justificativa: Promover a leitura e a escrita de uma grande diversidade de gêneros textuais é uma importante tarefa da escola. Neste sentido, o que se pretende, sobretudo, nas atividades de produção textual, é reconhecer as características do contexto de produção como orientadoras de todas as decisões que serão tomadas no processo de escrita, do planejamento do conteúdo temático à revisão. E, para isso, é necessário mobilizar recursos com intuito de atrair a atenção dos adolescentes para uma atmosfera de inventividade. Assim, participando ativamente das situações de ensino-aprendizagem propostas, os alunos terão possibilidade de desenvolver a competência leitora e escritora, apropriando-se de conhecimentos relevantes para o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional, interacional, comunicacional e avançar em diferentes sentidos, sobretudo, nos diferentes momentos em que é necessário usar estratégias de apreciação, elaboração dos textos e contextualização, apropriando-se dos objetos culturais juvenis disponíveis para a escrita dos gêneros capazes de atender às diferentes situações comunicativas.

Materiais necessários: caixa de papelão, fichas retangulares para registros de nomes dos gêneros textuais e temas que deverão ser produzidos pelos alunos.

Dificuldades antecipadas: No sexto ano, é comum os alunos revelarem, ainda, pouca familiaridade com a escrita dos gêneros mais desafiadores do ponto de vista da linguagem e/ou estrutura.

Referências sobre o assunto:

KAUFMAN, Ana Maria. RODRÍGUEZ, Maria Helena. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artmed, 1995.

KOCH, Ingedore Villaça. ELIAS, Maria Vanda. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.

SCHNEUWLY, Bernard. DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2014.

Dinâmica da atividade

Preparação:

• Explique aos alunos que a Oficina será desenvolvida em três etapas:
  • Primeira etapa: Será feito um sorteio para que cada grupo saiba o gênero que irá escrever.
  • Segunda etapa: A sala de aula será organizada em diferentes espaços denominados “estações de escrita” e cada grupo irá para um canto da classe, a fim de iniciar a atividade de produção do texto.
  • Terceira etapa: A partir do sorteio do gênero e da definição do espaço para produção, o grupo escolherá o tema para a escrita do texto.
  • Organize os grupos, considerando as habilidades dos alunos para escrita de gêneros diversos.
  • Escreva, em fichas, o nome dos gêneros textuais - poema, conto de suspense, história em quadrinhos, vlog, resenha, podcast, texto teatral, notícia, canção - e peça que um representante de cada grupo retire da caixa o texto que será produzido pelo grupo.

Orientações:

• Após o sorteio do gênero e organização da classe em grupos, estimule a turma para a escrita do texto, apresentando aos alunos o desafio: levar palavras em todos os cantos da escola, espalhar informação pelos muros do espaço escolar, em painel, nos corredores. Questionar: mas o que dizer? Sobre o quê? Para quem dizer? Como dizer?
  • Explique aos alunos que, a partir daquele momento, todos da classe estarão envolvidos nesse desafio de “soltar” as palavras, colocá-las em movimento para “ganhar” o mundo, invadir diferentes espaços, divulgar informação e chegar até diferentes interlocutores.
  • Escreva na lousa as sugestões de temas e apresente aos alunos para a produção dos textos: respeito às diferenças, alegria, amor, diversão, medo, busca pela fama, solidariedade, união, amizade, paz no mundo, tempos de infância, preservação ambiental, mundo do consumo.
  • Abra, também, espaço para que os alunos apresentem outras sugestões de temas de interesse dos grupos.
  • Ressalte para a turma que, dentre as sugestões levantadas, deve escolher, em comum acordo no grupo, o tema para escrever.
  • Saliente para os alunos que esses temas devem estar relacionados, nas escritas, ao que eles observam e/ou vivenciam no ambiente escolar - e fora dele -, ao lerem um livro determinado, ao assistirem a um filme, vídeo-clipe, show, slam ou à ideia de compartilhar sentimentos, dizer algo, divulgar o que pensam.