
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar a escrita de gêneros distintos, a partir de temas comuns.
Campo de atuação priorizado nessa atividade: Todos os campos.
Justificativa: Promover a leitura e a escrita de uma grande diversidade de gêneros textuais é uma importante tarefa da escola. Neste sentido, o que se pretende, sobretudo, nas atividades de produção textual, é reconhecer as características do contexto de produção como orientadoras de todas as decisões que serão tomadas no processo de escrita, do planejamento do conteúdo temático à revisão. E, para isso, é necessário mobilizar recursos com intuito de atrair a atenção dos adolescentes para uma atmosfera de inventividade. Assim, participando ativamente das situações de ensino-aprendizagem propostas, os alunos terão possibilidade de desenvolver a competência leitora e escritora, apropriando-se de conhecimentos relevantes para o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional, interacional, comunicacional e avançar em diferentes sentidos, sobretudo, nos diferentes momentos em que é necessário usar estratégias de apreciação, elaboração dos textos e contextualização, apropriando-se dos objetos culturais juvenis disponíveis para a escrita dos gêneros capazes de atender às diferentes situações comunicativas.
Materiais necessários: caixa de papelão, fichas retangulares para registros de nomes dos gêneros textuais e temas que deverão ser produzidos pelos alunos.
Dificuldades antecipadas: No sexto ano, é comum os alunos revelarem, ainda, pouca familiaridade com a escrita dos gêneros mais desafiadores do ponto de vista da linguagem e/ou estrutura.
Referências sobre o assunto:
KAUFMAN, Ana Maria. RODRÍGUEZ, Maria Helena. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artmed, 1995.
KOCH, Ingedore Villaça. ELIAS, Maria Vanda. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.
SCHNEUWLY, Bernard. DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2014.
Tempo sugerido: 10 minutos
Preparação:
Orientações:
Tempo sugerido: 40 minutos
Preparação:
Orientações:
Tempo sugerido: 40 minutos
Preparação:
Manter a classe em grupos, conforme foi feito na primeira etapa da aula.
Orientações:
- Individual: recolha as produções dos alunos e estabeleça critérios para sua análise. Para isso, considere as necessidades observadas nas escritas. Por exemplo, verifique se os textos respondem as questões definidas por eles, antes de começarem a escrita do texto. Observe, também, se a linguagem está adequada às condições de produção do texto e aos interlocutores definidos, se o texto apresenta riqueza vocabular e revela emprego coerente dos recursos de substituições feito pelos alunos. Analise a organização das frases e dos períodos, atentando para a pontuação e os efeitos de sentido produzidos nos textos.
- Coletiva: faça um levantamento, com a participação dos alunos, para que a turma verifique quais textos foram produzidos pelos grupos e identifique se há um gênero comum aos grupos. E, com base neste gênero comum, proponha o desenvolvimento de uma revisão coletiva, considerando a linguagem e as características do texto estão sendo objeto de revisão. Contemple, na revisão, por exemplo, os aspectos
sinalizados no tópico acima.
Orientações:
Orientações:
Sugestões:
3) Destaque para os alunos a necessidade de pensar nos espaços de socialização oral dos textos: uma rádio da escola, no pátio.
4) Como sugestão para a escrita do desafio poético, utilize, por exemplo, como referência para estimular e repertoriar os alunos, antes da produção, as indicações a seguir:
https://essaseoutras.com.br/melhores-charges-engracadas-sobre-meio-ambiente-e-a-natureza-veja. Acesso em: 06 de janeiro de 2019.
https://www.humorpolitico.com.br/tag/meio-ambiente/. Acesso em: 06 de janeiro de 2019.
https://cardapiopedagogico.blogspot.com/2013/04/trabalho-infantil-roda-de-leitura-e.html. Acesso em: 06 de janeiro de 2019.
https://www.youtube.com/watch?v=m3cHS8FCsV0. Acesso em: 06 de janeiro de 2019.
https://www.youtube.com/watch?v=FnijgQQFtJI. Acesso em: 06 de janeiro de 2019.
https://www.youtube.com/watch?v=mR3DzRMob-c. Acesso em: 06 de janeiro de 2019.
5) Relembre com a turma as características e estrutura do poema, destacando para os alunos que esse gênero é, geralmente, organizado em versos. O verso é uma unidade rítmica constituída por uma série métrica de sílabas fônicas. Cada conjunto de versos é denominado estrofe. As estrofes agrupam versos de igual medida e de duas medidas diferentes combinadas regularmente. Estes agrupamentos vinculam-se à progressão temática do texto. O ritmo, parte essencial dos versos do poema, recorre ao valor sonoro das palavras e às pausas para dar musicalidade ao gênero em questão. A rima, que consiste na coincidência total ou parcial dos últimos fonemas dos versos, é uma característica distintiva do poema, mas não obrigatória dos versos, pois existem versos sem rima. A linguagem do poema é marcada pela escolha de palavras que indicam a subjetividade dos sentimentos do eu lírico e pelo uso de linguagem figurada e, portanto, nesse texto há exploração de diferentes recursos, por exemplo, metáfora, comparação, ironia, hipérbole, aliteração, dentre outros.
Orientações:
Sugestões de tema: memórias de leitura, brincadeiras de infância, preservação ambiental, uso das redes sociais, paz no mundo, respeito às diferenças.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
A proposta da aula é realizar uma Oficina de Escrita. Este é um dos momentos de um processo permanente de trabalho com a escrita em sala de aula. Faça um vídeo falando sobre a proposta da Oficina de Escrita e, em seguida, declame um poema feito por você, inspirado em alguma notícia atual. Em seguida, lance um desafio aos alunos: organizarem-se em duplas para escrever um poema e gravar um vídeo declamando-o, para publicar nas redes sociais da escola. Sorteie, utilizando um sorteador online (disponível aqui), uma sugestão de escrita para cada dupla:
1 - Mostre uma canção aos alunos e solicite que, a partir desse texto, elaborem um poema para reivindicar a garantia de direitos das crianças à educação.
2 - Apresente um provérbio aos alunos e peça que, em seguida, produzam um poema apenas usando substantivos para traduzir a ideia explícita nesse dito popular.
3 - Apresente uma charge aos alunos e peça que, considerando a crítica abordada nesse texto, criem um texto poético de protesto.
4 - Mostre aos alunos um vídeo sobre respeito às diferenças e solicite que produzam um poema explorando essa temática.
Defina um prazo e auxilie seus alunos pelos canais de comunicação que vocês costumam utilizar.
Desenvolvimento
Terminado o prazo, peça (por áudio) que os alunos compartilhem seus poemas na versão escrita em uma pasta do Google Drive. Solicite, então, no mesmo áudio, que todos leiam os poemas dos colegas. Organize de forma que cada dupla faça a revisão de outra dupla, conforme as orientações do Plano. Peça que os comentários sejam feitos no próprio Doc da dupla autora do poema. Encerre o áudio estabelecendo um prazo para essa revisão e dizendo que as duplas, após adequarem seus textos, podem gravar os vídeos com a declamação (pode ser apenas um declamador ou a dupla, a depender da escolha dos alunos).
Fechamento
Depois desse processo, publique os vídeos nas redes sociais da escola e incentive, via WhatsApp, familiares e demais professores a curtirem e comentarem os trabalhos. Solicite aos alunos (por áudio ou por escrito) que escrevam o que acharam da experiência, do que gostaram, do que não gostaram e o que fariam diferente em uma próxima vez. Peça que compartilhem essas impressões (sugestão: pasta no Google Drive).
Convite às famílias
O auxílio das famílias neste Plano é fundamental, estimulando a escrita, ajudando na filmagem do vídeo e depois assistindo aos vídeos feitos pela turma. Pergunte se há, entre os familiares, algum poeta (amador ou profissional) e convide-o a postar um vídeo também, para enriquecer ainda mais essa experiência.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: