Conto - O travesseiro de penas
Plano de Aula
Plano de aula: O uso dos substantivos e dos adjetivos no gênero Conto de terror e suspense
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de suspense e de terror
Por: Joice Eloi Guimarães
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto de suspense e terror e no campo de atuação
Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Nesta aula o foco de estudo será o emprego e a diferenciação entre substantivos e adjetivos na definição e na caracterização dos personagens e dos cenários no gênero Conto de terror e suspense. As atividades partirão da identificação destes empregos no conto, para, a posteriori, ser realizadas reflexões tendo em vista a finalidade comunicativa do gênero Conto de suspense e terror - provocar sensações relacionadas ao medo. É importante que você analise previamente no conto o emprego dos substantivos e dos adjetivos.
Materiais necessários:
Xerox do conto: QUIROGA, Horácio. “O travesseiro de pena”. Disponível em:<https://revistamacondo.wordpress.com/2013/04/26/conto-o-travesseiro-de-penas-horacio-quiroga/> Acesso em: 5 de dez. de 2018.
Informações sobre o gênero: O conto de terror e suspense é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos. Neste gênero, a narrativa é organizada de forma a criar um clima de expectativa e suspense no leitor.
CARMO, Aguinaldo Adolfo do. Considerações sobre o fantástico na literatura. Memento - Revista do Mestrado em Letras - Linguagem, Cultura e Discurso. v.6, n. 1. jan./jul. 2015.
FREITAS, Bruna Longo Biasioli de. Um olhar semiótico sobre as obras de terror mais vendidas no Brasil entre 1980 e 2007. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa). Faculdade de Ciências e Letras – Unesp/Araraquara, 2012.
Dificuldades antecipadas: Relacionar o emprego dos adjetivos à produção do suspense no gênero.
Referências sobre o assunto:
SILVA, Lucélia Magda Oliveira da; SANTOS, Naiara Sales Araújo Santos. A veracidade da existência de Ligeia no conto homônimo de Edgar Allan Poe. Ininga. Universidade Federal do Piauí - UFPI, Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL, vol. 4, n. 2, Jul./Dez. 2017.
VIGLIONI, Denise Pereira Rebello. O ensino do substantivo e do adjetivo em perspectiva: proposta de aplicação a partir do gênero conto. Juiz de Fora: UFJF/FALE, 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Avise aos alunos que nesta aula eles estudarão o emprego e a diferenciação de duas classes gramaticais: os substantivos e os adjetivos. As atividades e as discussões serão realizadas por meio do estudo de um conto de suspense e terror.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO