Plano de Aula

Plano de aula: O uso dos substantivos e dos adjetivos no gênero Conto de terror e suspense

Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de suspense e de terror

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto de suspense e terror e no campo de atuação
Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Nesta aula o foco de estudo será o emprego e a diferenciação entre substantivos e adjetivos na definição e na caracterização dos personagens e dos cenários no gênero Conto de terror e suspense. As atividades partirão da identificação destes empregos no conto, para, a posteriori, ser realizadas reflexões tendo em vista a finalidade comunicativa do gênero Conto de suspense e terror - provocar sensações relacionadas ao medo. É importante que você analise previamente no conto o emprego dos substantivos e dos adjetivos.

Materiais necessários:

Xerox do conto: QUIROGA, Horácio. “O travesseiro de pena”. Disponível em:<https://revistamacondo.wordpress.com/2013/04/26/conto-o-travesseiro-de-penas-horacio-quiroga/> Acesso em: 5 de dez. de 2018.

Informações sobre o gênero: O conto de terror e suspense é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos. Neste gênero, a narrativa é organizada de forma a criar um clima de expectativa e suspense no leitor.

CARMO, Aguinaldo Adolfo do. Considerações sobre o fantástico na literatura. Memento - Revista do Mestrado em Letras - Linguagem, Cultura e Discurso. v.6, n. 1. jan./jul. 2015.

FREITAS, Bruna Longo Biasioli de. Um olhar semiótico sobre as obras de terror mais vendidas no Brasil entre 1980 e 2007. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa). Faculdade de Ciências e Letras – Unesp/Araraquara, 2012.

Dificuldades antecipadas: Relacionar o emprego dos adjetivos à produção do suspense no gênero.

Referências sobre o assunto:

SILVA, Lucélia Magda Oliveira da; SANTOS, Naiara Sales Araújo Santos. A veracidade da existência de Ligeia no conto homônimo de Edgar Allan Poe. Ininga. Universidade Federal do Piauí - UFPI, Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL, vol. 4, n. 2, Jul./Dez. 2017.

VIGLIONI, Denise Pereira Rebello. O ensino do substantivo e do adjetivo em perspectiva: proposta de aplicação a partir do gênero conto. Juiz de Fora: UFJF/FALE, 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Avise aos alunos que nesta aula eles estudarão o emprego e a diferenciação de duas classes gramaticais: os substantivos e os adjetivos. As atividades e as discussões serão realizadas por meio do estudo de um conto de suspense e terror.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP54 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS