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Plano de Aula
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de suspense e de terror
Por: Joice Eloi Guimarães
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Nesta aula você deve possibilitar aos alunos identificar elementos (linguísticos e não linguísticos) constituintes da produção de um texto oral. Além disso, incentivá-los a utilizar tais elementos no reconto oral de uma lenda urbana.
Materiais necessários:
Vídeo “Lenda urbana: a loira do banheiro”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IVUb6Lcfra8>. Acesso em: 7 nov. 2018.
Informações sobre o gênero:
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: ______. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e
org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 125-155.
FERRAZ, T.; GOIS S. A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco de reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
Dificuldades antecipadas: A produção oral, como o reconto de uma história, diferentemente da escrita, vai expor os alunos perante toda a classe. Isso pode ser, para muitos deles, uma grande dificuldade, tendo em vista questões de timidez e insegurança.
Referências sobre o assunto:
BENICÁ, Fabiana Aparecida. Lenda urbana: uma proposta de ensino da oralidade. Dissertação (Mestrado em Letras), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, UNESP, 2018.
DION, Sylvie. A lenda urbana: um gênero narrativo de grande mobilidade cultural. Londrina: GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL, número 6 – ago-dez de 2008. Disponível em: <http://revistaboitata.portaldepoeticasorais.inf.br/site/arquivos/revistas/1/lenda%20urbana%20Sylvie%20Dion%20ok.pdf>. Acesso em: 13 dez. 2018.
LOPES, Carlos Renato. Em busca do gênero lenda urbana. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 2, p. 373-393, maio/ago. 2008.
Tempo sugerido: 2 min
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Opcionais: Canva (tutorial disponível aqui) e Mapa mental (tutorial disponível aqui).
Tema
Peça que os alunos respondam oralmente à pergunta orientadora: como contar uma história? Você pode encaminhar o questionamento via WhatsApp de modo bem chamativo. Uma dica seria criar uma arte no aplicativo Canva. Peça que respondam no grupo da turma.
Introdução
Compartilhe com os alunos um vídeo em que a contadora de histórias Andréa Ilha conta a lenda urbana da loira do banheiro. Pergunte se eles já viram um contador de histórias em ação. Questione-os sobre a lenda da loira do banheiro, se já ouviram falar e em que situações isso ocorreu. Peça que, enquanto assistem ao vídeo, observem a maneira como a história é contada, atentando-se para elementos como a entonação e o ritmo da fala, e as atitudes corporais da contadora nos diferentes momentos da narrativa. Reproduza o vídeo “Lenda urbana: a loira do banheiro”, disponível aqui. Proceda a discussão sobre o vídeo. Utilize as seguintes perguntas:
- A versão da lenda da loira do banheiro contada no vídeo é igual a que vocês já conheciam? (Explique que, por serem de origem oral, as lendas urbanas sofrem alterações no tempo e espaço em que são contadas.)
- Que diferenças vocês podem apontar em relação à contação que assistiram e à leitura de um texto?
- Vocês consideram que houve, por parte da contadora, uma preparação para contar essa lenda?
- A forma como Andréa Ilha contou a história contribuiu para que ela provocasse mais medo no interlocutor?
Para que os alunos possam participar ativamente, peça que encaminhem suas respostas via WhatsApp, no privado. Em seguida, socialize com o grupo algumas possibilidades de resposta.
Desenvolvimento
Peça aos alunos uma síntese de alguns elementos importantes para a produção de um texto oral. Peça que eles façam um mapa mental relacionando o ato de contar uma história ao ato de ler uma história. Encaminhe aos alunos o vídeo explicativo de como fazer um mapa mental (veja em Materiais opcionais). É importante que eles cheguem a informações como: linguagem – entonação, pausas, melodia, respiração etc.; linguagem corporal – gestos, movimentos, mímicas faciais, olhares etc.; outros recursos – posicionamento diante do público, roupas, cenário etc. Mostre, com base na síntese que elaboraram, que a produção de um texto oral vai muito além de apenas falar. Para isso, socialize alguns exemplos de mapas criados pelos alunos no grupo da turma. Divida os alunos em grupos compostos de 4 estudantes. Apresente, com o auxílio de um vídeo criado por você, pelo celular ou a partir de alguma plataforma de vídeo, a proposta de reconto oral da lenda da loira do banheiro: os grupos terão 2 dias para organizar uma apresentação oral do reconto da lenda urbana da loira do banheiro. Lembre-os de que todos os integrantes do grupos devem participar contando uma parte da lenda. No reconto, não há uma preocupação com a reprodução exata da história que será recontada, mas eles não devem criar novos elementos. Eles devem se esforçar para utilizar os elementos constituintes da produção oral observados no vídeo e posteriormente sistematizados.
Fechamento
Explique aos alunos, via WhatsApp, que o momento agora será de refletir sobre a experiência de reconto oral realizada nesta aula. Fale para eles que esse é o momento de pensar sobre aquilo que aprenderam e as dificuldades que tiveram. Peça que eles se dividam em novos grupos de 4 estudantes e conversem com base nas perguntas orientadoras (veja no plano original). Esse é um momento muito importante para que eles possam construir uma memória do processo e avaliar seu desenvolvimento. Peça que os novos grupos socializem brevemente as discussões que tiveram. Sugira que um aluno de cada grupo socialize, por áudio, as percepções do grupo que representa. Feche a aula com suas percepções quanto às atividades deste plano e quanto às devolutivas dos alunos.
Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a participar da produção dos vídeos da lenda urbana da loira do banheiro, podendo dar suporte técnico e apoiar na organização e/ou no cenário.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Joice Eloi Guimarães
Mentor: Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Reconto oral - A loira do banheiro
Finalidade da aula: Praticar a oralidade e refletir sobre sua performance
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Conto de suspense e terror
Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos orais. Oralização.
Prática de linguagem: Oralidade: Habilidade(s) da BNCC: EF69LP53
Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Nesta aula você deve possibilitar aos alunos identificar elementos (linguísticos e não linguísticos) constituintes da produção de um texto oral. Além disso, incentivá-los a utilizar tais elementos no reconto oral de uma lenda urbana.
Materiais necessários:
Vídeo “Lenda urbana: a loira do banheiro”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IVUb6Lcfra8>. Acesso em: 7 nov. 2018.
Informações sobre o gênero:
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: ______. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e
org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 125-155.
FERRAZ, T.; GOIS S. A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco de reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
Dificuldades antecipadas: A produção oral, como o reconto de uma história, diferentemente da escrita, vai expor os alunos perante toda a classe. Isso pode ser, para muitos deles, uma grande dificuldade, tendo em vista questões de timidez e insegurança.
Referências sobre o assunto:
BENICÁ, Fabiana Aparecida. Lenda urbana: uma proposta de ensino da oralidade. Dissertação (Mestrado em Letras), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, UNESP, 2018.
DION, Sylvie. A lenda urbana: um gênero narrativo de grande mobilidade cultural. Londrina: GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL, número 6 – ago-dez de 2008. Disponível em: <http://revistaboitata.portaldepoeticasorais.inf.br/site/arquivos/revistas/1/lenda%20urbana%20Sylvie%20Dion%20ok.pdf>. Acesso em: 13 dez. 2018.
LOPES, Carlos Renato. Em busca do gênero lenda urbana. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 2, p. 373-393, maio/ago. 2008
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