Plano de aula: Reconto oral - A loira do banheiro

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de suspense e de terror

Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Nesta aula você deve possibilitar aos alunos identificar elementos (linguísticos e não linguísticos) constituintes da produção de um texto oral. Além disso, incentivá-los a utilizar tais elementos no reconto oral de uma lenda urbana.

Materiais necessários:

Vídeo “Lenda urbana: a loira do banheiro”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IVUb6Lcfra8>. Acesso em: 7 nov. 2018.

Informações sobre o gênero:

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: ______. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e
org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 125-155.

FERRAZ, T.; GOIS S. A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco de reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

Dificuldades antecipadas: A produção oral, como o reconto de uma história, diferentemente da escrita, vai expor os alunos perante toda a classe. Isso pode ser, para muitos deles, uma grande dificuldade, tendo em vista questões de timidez e insegurança.

Referências sobre o assunto:

BENICÁ, Fabiana Aparecida. Lenda urbana: uma proposta de ensino da oralidade. Dissertação (Mestrado em Letras), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, UNESP, 2018.
DION, Sylvie. A lenda urbana: um gênero narrativo de grande mobilidade cultural. Londrina: GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL, número 6 – ago-dez de 2008. Disponível em: <http://revistaboitata.portaldepoeticasorais.inf.br/site/arquivos/revistas/1/lenda%20urbana%20Sylvie%20Dion%20ok.pdf>. Acesso em: 13 dez. 2018.

LOPES, Carlos Renato. Em busca do gênero lenda urbana. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 2, p. 373-393, maio/ago. 2008.

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 min

Orientações:

• Peça que os alunos respondam oralmente a pergunta orientadora “Como contar uma história?”. Você pode projetá-la ou, caso não disponha desse recurso, escreva no quadro.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos