Plano de Aula
Plano de aula: Reconto oral - A loira do banheiro
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de suspense e de terror
Por: Joice Eloi Guimarães
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Nesta aula você deve possibilitar aos alunos identificar elementos (linguísticos e não linguísticos) constituintes da produção de um texto oral. Além disso, incentivá-los a utilizar tais elementos no reconto oral de uma lenda urbana.
Materiais necessários:
Vídeo “Lenda urbana: a loira do banheiro”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IVUb6Lcfra8>. Acesso em: 7 nov. 2018.
Informações sobre o gênero:
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: ______. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e
org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 125-155.
FERRAZ, T.; GOIS S. A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco de reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
Dificuldades antecipadas: A produção oral, como o reconto de uma história, diferentemente da escrita, vai expor os alunos perante toda a classe. Isso pode ser, para muitos deles, uma grande dificuldade, tendo em vista questões de timidez e insegurança.
Referências sobre o assunto:
BENICÁ, Fabiana Aparecida. Lenda urbana: uma proposta de ensino da oralidade. Dissertação (Mestrado em Letras), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, UNESP, 2018.
DION, Sylvie. A lenda urbana: um gênero narrativo de grande mobilidade cultural. Londrina: GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL, número 6 – ago-dez de 2008. Disponível em: <http://revistaboitata.portaldepoeticasorais.inf.br/site/arquivos/revistas/1/lenda%20urbana%20Sylvie%20Dion%20ok.pdf>. Acesso em: 13 dez. 2018.
LOPES, Carlos Renato. Em busca do gênero lenda urbana. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 2, p. 373-393, maio/ago. 2008.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 min
Orientações:
- Peça que os alunos respondam oralmente a pergunta orientadora “Como contar uma história?”. Você pode projetá-la ou, caso não disponha desse recurso, escreva no quadro.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO