Plano de aula: Oficina de Escrita

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar a escrita de maneira dinâmica, com base no repertório que os alunos possuem acerca de gêneros textuais distintos e acerca de temas/assuntos voltados para as culturas juvenis.

Campo de atuação priorizado nesta atividade: Todos os campos de atuação.

Justificativa: Incentivar a leitura e a escrita de uma grande diversidade de gêneros textuais é uma importante tarefa da escola. Neste sentido, o que se pretende, sobretudo, nas atividades de produção textual, é reconhecer as características do contexto de produção como orientadoras de todas as decisões que serão tomadas no processo de escrita, do planejamento do conteúdo temático à revisão. E, para isso, é necessário mobilizar recursos com intuito de atrair a atenção dos adolescentes para uma atmosfera de inventividade. Assim, participando ativamente das situações de ensino-aprendizagem propostas, os alunos terão possibilidade de desenvolver a competência leitora e escritora, apropriando-se de conhecimentos relevantes para o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional, interacional, comunicacional e avançar em diferentes sentidos, sobretudo, nos diferentes momentos em que é necessário usar estratégias de apreciação, elaboração dos textos e contextualização, apropriando-se dos objetos culturais juvenis disponíveis para a escrita dos gêneros capazes de atender às diferentes situações comunicativas.

Materiais necessários: Cadernos, lápis, canetas, folhas avulsas.

Dificuldades antecipadas: É provável que alguns estudantes revelem pouca familiaridade com a escrita de alguns gêneros, por exemplo, o rap, embora muitos deles gostem de ouvir este estilo de canção. Além disso, eles talvez desconheçam o caráter social da palavra. Há alunos que provavelmente não conhecem o que é “slam”. Outros podem ainda apresentar certa resistência para viver o desafio de produzir textos de modo mais autônomo.

Referências sobre o assunto:

NASCIMENTO, Elvira Lopes; PINHEIRO, Elaine Cristina. Rap: um gênero textual para letramento de reexistência. 2013. Disponível em: <http://www.dle.uem.br/conali2013/trabalhos/78t.pdf>. Acesso em: 06 jan. 2019.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Maria Vanda. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.

SCHNEUWLY, Bernard. DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas - SP: Mercado das Letras, 2014.

Dinâmica da atividade

Preparação:

Solicite, como atividade para casa, que os alunos visitem sites, já conhecidos por eles, nos quais possam pesquisar sobre vídeos, canções, videoclipes, fanclipes, shows, saraus, slams cujos temas estejam voltados para as culturas juvenis. Peça que eles listem, em seus cadernos, à medida que forem tendo acesso a estes gêneros, os assuntos e/ou situações motivadoras da produção destes textos, considerando os portadores nos quais foram publicados.

Orientações:

• Organize a classe em grupos e destaque para a turma a importância do trabalho em equipe, sinalizando a necessidade de todos desenvolverem uma escuta sensível e atenta em relação às ideias de todos os integrantes.
  • Informe aos alunos que a intenção principal da atividade em grupo é, sobretudo, abrir espaço para a troca de experiências e conhecimentos entre eles e para a ampliação de habilidades e competências, como saber ouvir e escutar com atenção, respeitar as falas e ideias alheias, desenvolver o senso crítico e a capacidade de trabalhar coletivamente.
  • Apresente aos alunos o slide, estimulando a turma a refletir sobre as possibilidades de transformação dos gêneros textuais. Pergunte, por exemplo, nesse momento: Como vocês acham que podem ocorrer essas mudanças? Já tinham pensado nisso antes? Como imaginam que podemos fazer para darmos conta desses desafios de escrita?
  • Peça que os alunos explicitem, oralmente, outros gêneros textuais que conhecem, com base na ideia de metamorfoses dos gêneros apresentada no slide.
  • Solicite que a turma pegue o caderno e socialize, na classe, assuntos pesquisados e relacionados aos textos que eles “visitaram” em casa.
  • Peça que os alunos, com base nos temas socializados, produzam, juntos, uma lista de palavras que tenham relação com as culturas juvenis.
  • Destaque para os alunos que a cultura juvenil consiste no modo como os jovens se manifestam no grupo, por meio de vários estilos e formas de vida.