
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar a escrita de maneira dinâmica, com base no repertório que os alunos possuem acerca de gêneros textuais distintos e acerca de temas/assuntos voltados para as culturas juvenis.
Campo de atuação priorizado nesta atividade: Todos os campos de atuação.
Justificativa: Incentivar a leitura e a escrita de uma grande diversidade de gêneros textuais é uma importante tarefa da escola. Neste sentido, o que se pretende, sobretudo, nas atividades de produção textual, é reconhecer as características do contexto de produção como orientadoras de todas as decisões que serão tomadas no processo de escrita, do planejamento do conteúdo temático à revisão. E, para isso, é necessário mobilizar recursos com intuito de atrair a atenção dos adolescentes para uma atmosfera de inventividade. Assim, participando ativamente das situações de ensino-aprendizagem propostas, os alunos terão possibilidade de desenvolver a competência leitora e escritora, apropriando-se de conhecimentos relevantes para o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional, interacional, comunicacional e avançar em diferentes sentidos, sobretudo, nos diferentes momentos em que é necessário usar estratégias de apreciação, elaboração dos textos e contextualização, apropriando-se dos objetos culturais juvenis disponíveis para a escrita dos gêneros capazes de atender às diferentes situações comunicativas.
Materiais necessários: Cadernos, lápis, canetas, folhas avulsas.
Dificuldades antecipadas: É provável que alguns estudantes revelem pouca familiaridade com a escrita de alguns gêneros, por exemplo, o rap, embora muitos deles gostem de ouvir este estilo de canção. Além disso, eles talvez desconheçam o caráter social da palavra. Há alunos que provavelmente não conhecem o que é “slam”. Outros podem ainda apresentar certa resistência para viver o desafio de produzir textos de modo mais autônomo.
Referências sobre o assunto:
NASCIMENTO, Elvira Lopes; PINHEIRO, Elaine Cristina. Rap: um gênero textual para letramento de reexistência. 2013. Disponível em: <http://www.dle.uem.br/conali2013/trabalhos/78t.pdf>. Acesso em: 06 jan. 2019.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Maria Vanda. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.
SCHNEUWLY, Bernard. DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas - SP: Mercado das Letras, 2014.
Tempo sugerido: 10 minutos
Preparação:
Solicite, como atividade para casa, que os alunos visitem sites, já conhecidos por eles, nos quais possam pesquisar sobre vídeos, canções, videoclipes, fanclipes, shows, saraus, slams cujos temas estejam voltados para as culturas juvenis. Peça que eles listem, em seus cadernos, à medida que forem tendo acesso a estes gêneros, os assuntos e/ou situações motivadoras da produção destes textos, considerando os portadores nos quais foram publicados.
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Preparação:
Solicitar que, ainda em grupos, os alunos consultem as palavras listadas na etapa anterior da aula, e repensem, juntos, em diferentes possibilidades de falar das culturas juvenis, usando estas palavras.
Orientações:
Tempo sugerido: 40 minutos
Preparação:
Manter a classe em grupos, conforme foi feito na primeira etapa da aula.
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Slam Poesia. 2011. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=XyZyrLugcBI>. Acesso em: 06 jan. 2019.
VOLPATO, Regina. Slam: a resistência poética e invisibilidade, com Luiz Ribeiro / Prazer, eu sou! 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=XYug6v_3SwY>. Acesso em: 06 jan 2019.
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como Whatsapp ou e-mail) para envio das sugestões das atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo aqui).
Introdução
Diga aos alunos que a proposta da aula é realizar uma oficina de escrita, levando em consideração a realidade do isolamento social. De forma prévia, peça para os alunos se organizarem em grupos de até 4 integrantes, para produzir os textos e iniciar uma curadoria.
Oriente que, a cada semana, um grupo faça a curadoria (pesquisa na internet, principalmente) para sugerir um tema aos colegas sobre o universo dos jovens.
Peça para o grupo responsável pela curadoria enviar um vídeo aos colegas explicando o tema e a proposta (o tema e o gênero). Peça para iniciarem o planejamento dos textos (dê as dicas e as orientações dos planos de aula para orientar o planejamento dos grupos).
Desenvolvimento
Oriente os alunos a iniciarem a produção textual, considerando o planejamento feito anteriormente, observando o tema, o gênero, a finalidade comunicativa etc.
Peça para os integrantes de cada grupo interagirem e criarem um texto pelo Google Docs colaborativamente.
Fechamento
Oriente, em um áudio, que os alunos façam a revisão e a edição dos textos produzidos. Para cada semana, peça para cada grupo responsável pela curadoria criar alguns critérios de avaliação do textos, para que os colegas tenham parâmetros durante a produção.
Convite às famílias
Incentive as famílias a participarem de todos os processos da aula: auxílio na curadoria, ajuda na produção textual, revisão do texto produzido etc. A participação das famílias, em tempo de isolamento social, pode ser uma ferramenta imprescindível para o engajamento docente.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ariane Paz
Mentor: Ariane Paz
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Oficina de Escrita
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Periodicidade: Quinzenal
Prática de linguagem priorizada: Produção de texto
Dinâmica: Parte 1- Refletindo acerca dos gêneros textuais que podem dar origem a outros textos. Parte 2- Planejando a escrita dos textos. Parte 3- Revisão do texto.
Habilidade(s) da BNCC: (EF67LP11) (EF67LP12) (EF67LP30) (EF67LP31) (EF69LP50) (EF69LP51)
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: