Atividade para impressão - Tabela
Plano de Aula
Plano de aula: Planejamento da escrita de um conto
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos clássicos e contemporâneos
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos clássicos e contemporâneos e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Quadro, projetor multimídia, computador.
Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas...” (GOTLIB, 2006, pg. 30).
Dificuldades antecipadas: Produzir um roteiro de entrevista, planejar um conto tendo em vista sua estrutura e recursos próprios. Para sanar as possíveis dificuldades, o professor pode apresentar modelos previamente elaborados de entrevistas e trabalhar o planejamento do conto coletivamente, fazendo uma revisão sobre as características do gênero conto.
Referências sobre o assunto:
BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 2002.
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2003
CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1991
COHAN, Silvia. Como narrar uma história. Belo Horizonte: Gutenberg, 2011.
GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.
TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.
TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. Capítulo “O conto” p. 65-82.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente o tema da aula aos alunos e retome com eles o conceito de empoderamento feminino, estudado durante a sequência de aulas em torno do gênero conto.
- Pergunte à classe: Vocês podem citar exemplos de mulheres empoderadas presentes na comunidade onde vivem?
- Acolha as respostas dos alunos e permita que todos colaborem oralmente neste momento.
- Se julgar necessário, anote os exemplos citados pelos alunos no quadro, para que eles percebam que a etapa de levantamento dos conhecimentos prévios também faz parte do planejamento do texto. Caso você faça essa listagem de exemplos no quadro, peça que os alunos registrem no caderno.
- Diga a eles que esse tema irá permear as produções de textos nas próximas aulas.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO