Plano de Aula

Plano de aula: Planejamento da escrita de um conto

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos clássicos e contemporâneos

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos clássicos e contemporâneos e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Quadro, projetor multimídia, computador.

Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas...” (GOTLIB, 2006, pg. 30).

Dificuldades antecipadas: Produzir um roteiro de entrevista, planejar um conto tendo em vista sua estrutura e recursos próprios. Para sanar as possíveis dificuldades, o professor pode apresentar modelos previamente elaborados de entrevistas e trabalhar o planejamento do conto coletivamente, fazendo uma revisão sobre as características do gênero conto.

Referências sobre o assunto:

BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 2002.

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2003

CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1991

COHAN, Silvia. Como narrar uma história. Belo Horizonte: Gutenberg, 2011.

GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.

TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.
TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. Capítulo “O conto” p. 65-82.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos alunos e retome com eles o conceito de empoderamento feminino, estudado durante a sequência de aulas em torno do gênero conto.
  • Pergunte à classe: Vocês podem citar exemplos de mulheres empoderadas presentes na comunidade onde vivem?
  • Acolha as respostas dos alunos e permita que todos colaborem oralmente neste momento.
  • Se julgar necessário, anote os exemplos citados pelos alunos no quadro, para que eles percebam que a etapa de levantamento dos conhecimentos prévios também faz parte do planejamento do texto. Caso você faça essa listagem de exemplos no quadro, peça que os alunos registrem no caderno.
  • Diga a eles que esse tema irá permear as produções de textos nas próximas aulas.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos