Atividade para impressão - Tabela
Plano de Aula
Plano de aula: Planejamento da escrita de um conto
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos clássicos e contemporâneos
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos clássicos e contemporâneos e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Quadro, projetor multimídia, computador.
Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas...” (GOTLIB, 2006, pg. 30).
Dificuldades antecipadas: Produzir um roteiro de entrevista, planejar um conto tendo em vista sua estrutura e recursos próprios. Para sanar as possíveis dificuldades, o professor pode apresentar modelos previamente elaborados de entrevistas e trabalhar o planejamento do conto coletivamente, fazendo uma revisão sobre as características do gênero conto.
Referências sobre o assunto:
BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 2002.
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2003
CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1991
COHAN, Silvia. Como narrar uma história. Belo Horizonte: Gutenberg, 2011.
GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.
TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.
TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. Capítulo “O conto” p. 65-82.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente o tema da aula aos alunos e retome com eles o conceito de empoderamento feminino, estudado durante a sequência de aulas em torno do gênero conto.
- Pergunte à classe: Vocês podem citar exemplos de mulheres empoderadas presentes na comunidade onde vivem?
- Acolha as respostas dos alunos e permita que todos colaborem oralmente neste momento.
- Se julgar necessário, anote os exemplos citados pelos alunos no quadro, para que eles percebam que a etapa de levantamento dos conhecimentos prévios também faz parte do planejamento do texto. Caso você faça essa listagem de exemplos no quadro, peça que os alunos registrem no caderno.
- Diga a eles que esse tema irá permear as produções de textos nas próximas aulas.
Introdução
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações:
- Explique aos alunos que eles produzirão uma coletânea de contos, que irão compor um livro.
- Retome com eles as características do conto. Pergunte a eles se recordam quais elementos constituem esse gênero textual.
- Acolha as respostas dos alunos. Sugestão de respostas: O conto é um texto do universo ficcional, que é constituído por personagens, espaço, tempo, narrador, enredo. É uma narrativa curta.
- Distribua o quadro, que está disponível em Materiais complementares para impressão. Peça que eles retomem o conto Maria, de Conceição Evaristo e preencham o quadro individualmente. O quadro pode ser utilizado também para planejamento do conto, durante a produção dos alunos. Neste momento, o importante é retomar os elementos da narrativa ficcional com os alunos.
- Faça a correção oral e coletivamente. Sugestão de respostas: Personagens: Maria, o ex-marido, os filhos de Maria, outro assaltante, passageiros do ônibus, motorista do ônibus, a patroa de Maria, policiais; Tempo: Retorno de Maria do trabalho para a casa, provavelmente à tarde ou à noite; Espaço: ponto de ônibus, ônibus; Enredo: Maria reencontra seu ex-marido no ônibus, de volta para a casa. Ele assaltou os passageiros do ônibus. Maria foi confundida com os assaltantes e morta pelos passageiros, como reação à revolta do assalto; Modo de veiculação: Livro impresso; Autora: Conceição Evaristo; Público-alvo: a temática do conto pode interessar o público juvenil e adulto.
Materiais complementares:
Imprima a atividade aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Forme duplas e peça para que eles escolham uma mulher que eles conheçam e que considerem empoderada. Explique que a dupla formada nesta etapa irá trabalhar junto em outras etapas também até finalizar a produção do conto. Como a etapa da produção escrita envolve algumas etapas e tarefas mais complexas, o ideal é que os alunos estejam em duplas para dividir as tarefas, o importante aqui também é ressaltar a importância de um trabalho colaborativo.
- Explique que eles farão uma entrevista com a pessoa escolhida, a história dela servirá como inspiração para a criação das personagens dos contos.
- Para isso, peça que os alunos elaborem um roteiro de entrevista para coletar os dados. Explique que eles devem realizar a entrevista como atividade extraclasse e trazer os dados coletados para a próxima aula.
- O objetivo da entrevista é conhecer o máximo de detalhes da entrevistada, para que eles construam as personagens. O tema central da entrevista é empoderamento feminino, então eles devem elaborar perguntas nesse viés.
- Oriente-os a elaborar quatro perguntas para cada um dos campos a seguir: Pessoal, Familiar, Social e Profissional. No total, o roteiro deve ser constituído de dezesseis perguntas, no mínimo. Um exemplo de pergunta do âmbito social seria: Você já viveu alguma situação de desigualdade em relação aos homens em sua comunidade? Qual? Como resolveu a situação? Caso a resposta seja negativa, você pode relatar algum exemplo presenciado por você? No campo familiar, um exemplo seria: Você contribui para o sustento de sua família? De que forma? Em relação ao campo pessoal, um exemplo pode ser: Você já sofreu algum tipo de discriminação por causa de alguma roupa que usou ou por expor seu corpo em alguma situação (Exemplo: ida à praia)? Por fim, um exemplo de questão do âmbito Profissional: Você se sente respeitada no seu ambiente de trabalho? Cite exemplos de boas ou más práticas vivenciadas no seu trabalho, quanto à atuação profissional feminina.
- Oriente-os a evitar perguntas que possam ser respondidas com um sim ou não simplesmente. Para planejar o roteiro de entrevista, oriente-os a pensar em perguntas que permitirão que a entrevistada exponha vivências, exemplos e histórias de vida.
- Ao final, solicite que eles entreguem uma cópia do roteiro, para que você possa dar sugestões.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Projete as questões para os alunos e peça para que eles avaliem a qualidade de seus roteiros.
- Peça que realizem as modificações necessárias, para adequar o roteiro de entrevista.
- Diga aos alunos que a entrevista pode ser escrita ou gravada em áudio. Se eles considerarem pertinente, eles podem convidar as entrevistadas para visitar a escola e conhecer o projeto mais de perto.
- Peça que tragam as respostas para a próxima aula, quando eles devem iniciar a produção dos contos. Analise a particularidade de sua sala de aula. Caso haja necessidade, disponibilize mais tempo para que os alunos possam desenvolver a atividade.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula, explicando o que é empoderamento feminino. Também é possível encaminhar essas orientações por escrito.
Introdução
No mesmo vídeo ou áudio, diga que os alunos irão produzir uma coletânea de contos nas próximas aulas e, por isso, pergunte a eles se estão lembrados das características estruturais e linguísticas desse gênero, que deve ter sido estudado por eles, relatando-as brevemente por áudio ou mensagem de texto, no grupo de WhatsApp, onde todos os alunos da classe possam participar e contribuir.
Desenvolvimento
Em um novo vídeo, peça que os alunos se organizem em duplas para discutirem as atividades em algum aplicativo de mensagem ou conversa (SMS, WhatsApp, Instagram, Messenger etc.). Então, oriente-os que escolham alguma mulher que eles considerem empoderada na sociedade e planejem um roteiro de entrevista a ser aplicado com ela a fim de conhecê-la, criando perguntas complexas sobre questões pessoais, familiares, sociais e profissionais (veja as sugestões no plano de aula). Oriente, no final da atividade, que eles entreguem o roteiro. Também é possível encaminhar todas as orientações por escrito.
Fechamento
Disponibilize aos alunos as questões do slide Fechamento para que eles revejam o roteiro de entrevista e, caso necessário, façam alterações. Peça, por mensagem de texto, áudio ou vídeo, que os alunos procurem a pessoa que será entrevistada nas redes sociais (ou entrem em contato por e-mail), expliquem a atividade a ela e façam, assim, a entrevista (por mensagem de texto ou por e-mail). Sugira aos alunos, se puderem, fazer uma entrevista síncrona, por meio do Zoom, Google Meet ou por chamada de vídeo pelas redes sociais mais populares (WhatsApp ou Facebook).
Convite às famílias
Toda a família tem alguma mulher empoderada, forte, guerreira e batalhadora. Convide-a para que seja a mulher entrevistada, de forma a facilitar a atividade e também de valorizar as pessoas que estão ao nosso lado.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daiane Eloisa dos Santos
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Planejamento da escrita de um conto
Finalidade da aula: Planejar um roteiro de entrevista para coletar dados sobre mulheres de diferentes perfis que se destacam na comunidade a fim de produzir contos baseados nesses perfis, considerando a situação de produção, a estrutura e os recursos próprios desse gênero literário.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos clássicos e contemporâneos
Objeto(s) do conhecimento: Consideração das condições de produção. Estratégias de produção: planejamento, textualização e revisão/ edição / Construção da textualidade.
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP51, EF89LP35
Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.