Plano de Aula
Plano de aula: Trabalho com o texto: a revisão das comédias dramáticas
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campo artístico-literário
Por: Carolina Silva
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos; ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédias) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.
Informações sobre o Gênero: Texto dramático (comédias): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor dentro de uma apresentação, por meio dos elementos/momentos da narrativa e sequências dialogais. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o a uma maior compreensão da realidade.
Materiais necessários: a primeira versão do texto dramático produzido pelos alunos; livros, anotações de conteúdos para consulta, que versem sobre elementos e momentos da narrativa, texto dramático e seu arranjo linguístico característico, sequências dialogais, comédias e temas afins.
Dificuldades antecipadas: os alunos podem encontrar dificuldades na revisão do texto, no reconhecimento das características linguísticas e estruturais do gênero dramático. É importante propiciar o resgate, a revisitação de conhecimentos previamente acumulados, adquiridos.
Referências no assunto:
BORGATTO, Ana Trinconi; BERTIN, Terezinha; MARCHEZI, Vera. Projeto Teláris: Português: 1ª ed. São Paulo: Ática, 2012.
Marega, Larissa Minuesa Pontes. A palavra em cena: o texto dramático no ensino de Língua Portuguesa. Tese (Doutorado). São Paulo, 2015.
PEIXOTO, Fernando. O que é teatro. São Paulo: Brasiliense, 1986.
Introdução
Tempo sugerido:05 minutos
Orientações:
- Com os alunos, reflita sobre as seguintes questões:
- Qual a finalidade do texto dramático? (O texto dramático é uma produção voltada para a encenação. Ele pode abordar uma infinidade de temas que, na maior parte das vezes, ajudam a despertar reflexões, emoções ou divertimentos no público que assiste a representações teatrais).
- Como o leitor se torna consciente dos fatos, do que se passa na história? Há narração? Como são descobertas as atitudes e características das personagens? (Não há narrador no texto dramático. Assim, o leitor conhece a história à medida que as ações das personagens e o diálogo entre elas vão dando os detalhes que compõem os fatos, construindo o enredo, enquanto suas características psicológicas podem ser reveladas por meio da linguagem, recursos de adjetivação etc.).
- Após relembrar essas noções com a turma, explique aos alunos que a forma como construímos o texto dramático é fundamental para atingirmos os efeitos que gostaríamos de provocar na recepção de um espetáculo teatral ou mesmo na leitura somente da obra. Por isso, a aula em questão será dedicada à revisão dos aspectos que constroem o presente gênero e às reescrituras das produções feitas.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO