
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campo artístico-literário
Este slide não deve ser apresentado para os alunos; ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédias) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.
Informações sobre o Gênero: Texto dramático (comédias): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor dentro de uma apresentação, por meio dos elementos/momentos da narrativa e sequências dialogais. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o a uma maior compreensão da realidade.
Materiais necessários: a primeira versão do texto dramático produzido pelos alunos; livros, anotações de conteúdos para consulta, que versem sobre elementos e momentos da narrativa, texto dramático e seu arranjo linguístico característico, sequências dialogais, comédias e temas afins.
Dificuldades antecipadas: os alunos podem encontrar dificuldades na revisão do texto, no reconhecimento das características linguísticas e estruturais do gênero dramático. É importante propiciar o resgate, a revisitação de conhecimentos previamente acumulados, adquiridos.
Referências no assunto:
BORGATTO, Ana Trinconi; BERTIN, Terezinha; MARCHEZI, Vera. Projeto Teláris: Português: 1ª ed. São Paulo: Ática, 2012.
Marega, Larissa Minuesa Pontes. A palavra em cena: o texto dramático no ensino de Língua Portuguesa. Tese (Doutorado). São Paulo, 2015.
PEIXOTO, Fernando. O que é teatro. São Paulo: Brasiliense, 1986.
Tempo sugerido:05 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares.
Opcionais: Canva (tutorial disponível aqui) e Random Name Picker (tutorial disponível aqui).
Introdução
Encaminhe para os alunos, por meio do WhatsApp, alguns questionamentos. Avise a turma que só responderá às questões quem for sorteado. Faça o sorteio por meio do aplicativo Random Name Picker (veja o tutorial em Recursos Opcionais). Pergunte:
1) Qual a finalidade do texto dramático?
2) Como o leitor se torna consciente dos fatos, do que se passa na história?
3) Há narração?
4) Como são descobertas as atitudes e características das personagens?
Assim que os alunos sorteados responderem às questões, corrobore-as ou retifique-as com a turma por meio de uma apresentação de slide ou material gráfico criado no Canva (veja o tutorial em Recursos Opcionais). Explique aos alunos que a forma como construímos o texto dramático é fundamental para atingirmos os efeitos que gostaríamos de provocar na recepção de um espetáculo teatral ou mesmo na leitura somente da obra. Por isso, a aula em questão será dedicada à revisão dos aspectos que constroem o presente gênero e às reescrituras das produções feitas.
Desenvolvimento
Organize a turma nos grupos já formados previamente (lembrando que os grupos utilizarão, como meio de comunicação, áudio e vídeo no WhatsApp). Siga as indicações dos tópicos: nessa primeira etapa da revisão, cada aluno deverá tomar sua própria produção e verificar, numa releitura do texto, aspectos problemáticos a serem aperfeiçoados. A essa altura, nem todos os aspectos do texto dramático foram revisados para a avaliação da primeira versão da esquete. No entanto, a intenção é permitir que o aluno, autor do texto, faça sua primeira leitura crítica e possa perceber pontos frágeis, mesmo que por meio de simples “estranhamento” das escolhas feitas ou recursos empregados. Agora, o aluno deverá conferir se o texto está estruturalmente de acordo com as indicações do slide. Caso contrário, é importante que ele destaque as divergências e pense sobre quais correções ou inclusões podem ser feitas posteriormente, no momento da reescrita. Em seguida, peça que os discentes troquem suas produções entre si (encaminhamento-as como anexos no WhatsApp) e sinalizem se o texto de cada colega está de acordo com as indicações do slide presente no plano original, como critério de avaliação. Caso contrário, esses estudantes deverão indicar divergências e possíveis correções ou inclusões que poderão ser feitas pelos autores posteriormente. A ideia da troca de textos para a revisão visa proporcionar a cooperação entre os colegas. Os alunos podem se sentir mais responsáveis com a tarefa e desenvolver maior capacidade de argumentação ao apresentar suas avaliações, pontos de vista etc. Em seguida, cada aluno deverá retomar sua produção para adaptá-la ou reescrevê-la em consonância com as revisões feitas. Adaptados os textos, cada grupo deverá escolher uma produção para ser encenada, na forma de esquete, em aula próxima, e indicá-la ao professor.
Fechamento
Esta etapa de conclusão da aula é o momento de trocar impressões sobre evoluções ou dificuldades com a revisão. Peça que os alunos registrem no papel, individualmente, comentários sobre seus desempenhos na atividade. Solicite que eles listem os avanços que tiveram, o que sentiram que aprenderam, bem como os desafios encontrados, se alguma barreira não foi ultrapassada e se novas surgiram. Posteriormente, convide a turma a compartilhar seus comentários. Peça que façam pequenos vídeos com relatos sobre o processo de escrita e reescrita pelo qual passaram e compartilhem no grupo da sala pelo WhatsApp.
Convite às famílias
Você pode convidar os responsáveis a também gravar vídeos com relatos sobre suas impressões quanto ao processo de escrita e reescrita de seus filhos, sobrinhos etc. Qual a diferença entre um texto e outro? Você percebeu melhora? Está orgulhoso?
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carolina Silva
Mentor: Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Trabalho com o texto: a revisão das comédias dramáticas
Finalidade da aula: Trabalhar a revisão e reescrita de comédias dramáticas, alinhar a edição e formatação dos textos.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Texto dramático
Objetos do conhecimento: Relação entre textos / Consideração das condições de produção. Estratégias de produção: planejamento, textualização e revisão/edição.
Prática de linguagem: Produção de textos
Habilidade da BNCC: EF69LP50; EF69LP51.
Sobre esta aula: esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédias) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.
Informações sobre o Gênero: Texto dramático (comédias): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor dentro de uma apresentação, por meio dos elementos/momentos da narrativa e sequências dialogais. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o a uma maior compreensão da realidade.
Materiais necessários: a primeira versão do texto dramático produzido pelos alunos; livros, anotações de conteúdos para consulta, que versem sobre elementos e momentos da narrativa, texto dramático e seu arranjo linguístico característico, sequências dialogais, comédias e temas afins.
Dificuldades antecipadas: os alunos podem encontrar dificuldades na revisão do texto, no reconhecimento das características linguísticas e estruturais do gênero dramático. É importante propiciar o resgate, a revisitação de conhecimentos previamente acumulados, adquiridos.
Referências no assunto:
BORGATTO, Ana Trinconi; BERTIN, Terezinha; MARCHEZI, Vera. Projeto Teláris: Português: 1ª ed. São Paulo: Ática, 2012.
Marega, Larissa Minuesa Pontes. A palavra em cena: o texto dramático no ensino de Língua Portuguesa. Tese (Doutorado). São Paulo, 2015.
PEIXOTO, Fernando. O que é teatro. São Paulo: Brasiliense, 1986.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: