Plano de Aula

Plano de aula: Trabalho com o texto: a revisão das comédias dramáticas

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campo artístico-literário

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos; ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédias) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.

Informações sobre o Gênero: Texto dramático (comédias): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor dentro de uma apresentação, por meio dos elementos/momentos da narrativa e sequências dialogais. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o a uma maior compreensão da realidade.

Materiais necessários: a primeira versão do texto dramático produzido pelos alunos; livros, anotações de conteúdos para consulta, que versem sobre elementos e momentos da narrativa, texto dramático e seu arranjo linguístico característico, sequências dialogais, comédias e temas afins.

Dificuldades antecipadas: os alunos podem encontrar dificuldades na revisão do texto, no reconhecimento das características linguísticas e estruturais do gênero dramático. É importante propiciar o resgate, a revisitação de conhecimentos previamente acumulados, adquiridos.

Referências no assunto:

BORGATTO, Ana Trinconi; BERTIN, Terezinha; MARCHEZI, Vera. Projeto Teláris: Português: 1ª ed. São Paulo: Ática, 2012.

Marega, Larissa Minuesa Pontes. A palavra em cena: o texto dramático no ensino de Língua Portuguesa. Tese (Doutorado). São Paulo, 2015.

PEIXOTO, Fernando. O que é teatro. São Paulo: Brasiliense, 1986.

Introdução
Introdução

Tempo sugerido:05 minutos

Orientações:

  • Com os alunos, reflita sobre as seguintes questões:
  • Qual a finalidade do texto dramático? (O texto dramático é uma produção voltada para a encenação. Ele pode abordar uma infinidade de temas que, na maior parte das vezes, ajudam a despertar reflexões, emoções ou divertimentos no público que assiste a representações teatrais).
  • Como o leitor se torna consciente dos fatos, do que se passa na história? Há narração? Como são descobertas as atitudes e características das personagens? (Não há narrador no texto dramático. Assim, o leitor conhece a história à medida que as ações das personagens e o diálogo entre elas vão dando os detalhes que compõem os fatos, construindo o enredo, enquanto suas características psicológicas podem ser reveladas por meio da linguagem, recursos de adjetivação etc.).
  • Após relembrar essas noções com a turma, explique aos alunos que a forma como construímos o texto dramático é fundamental para atingirmos os efeitos que gostaríamos de provocar na recepção de um espetáculo teatral ou mesmo na leitura somente da obra. Por isso, a aula em questão será dedicada à revisão dos aspectos que constroem o presente gênero e às reescrituras das produções feitas.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos