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Plano de aula: Oficina de Escrita

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Habilidades BNCC:

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:

Esta é uma proposta de atividade permanente para desenvolver com os alunos, de maneira dinâmica, práticas de escrita acerca de assuntos que façam parte da vida cotidiana com base no repertório que possuem em relação à produção de gêneros textuais distintos e de suas experiências de uso da linguagem em diferentes contextos.

Campo de atuação priorizado nesta atividade: todos os campos de atuação.

Justificativa: Aproximar os alunos, nos dois anos finais do Ensino Fundamental, da escrita de diferentes gêneros textuais, possibilitando que eles ampliem o seu repertório em diferentes campos de atuação, é fundamental para o desenvolvimento das práticas de linguagem, da experiência estética e intercultural dos jovens e, sobretudo, para retomada, ressignificação e consolidação das aprendizagens de anos anteriores. Envolvidos em situações de escrita, poderão alargar suas capacidades de análise, observação, reflexão e crítica social, uma vez que estarão inseridos em contextos de produção coletiva, exercitando diferentes habilidades para lidar com desafios de maior complexidade - relacionados às áreas do conhecimento e temáticas variadas - e fortalecer a autonomia, aprendendo, de modo mais substancial, a interagir com diferentes fontes de informação e conhecimento. Neste sentido, as propostas de produção textual podem ser compreendidas como importantes caminhos para desenvolver a capacidade de autoria dos estudantes, a fim de que se tornem sujeitos autores de seus próprios textos e discursos de maneira competente.

Materiais necessários: Caderno, folhas para escrita, lápis, caneta.

Dificuldades antecipadas:

Escrever é uma prática exigente, já que mobiliza diferentes saberes e competências. Desta forma, é provável que os alunos encontrem dificuldades nos momentos de produção de textos, pois precisarão acionar suas experiências para apresentar, de modo reflexivo, crítico e consistente, ideias capazes de revelar a sua visão acerca das coisas do mundo e das pessoas que os cercam. Por isso, é fundamental que o professor, no papel de mediador, oriente os alunos, à medida que forem desenvolvendo as discussões a respeito das estratégias de escrita usadas para a produção dos textos, em relação ao que deve ser extraído de cada gênero para que o texto possa ser elaborado. Assim, ao entrar em contato com estes desafios, cada estudante poderá desenvolver, nas trocas com seus pares, habilidades que irá demandar escuta apurada para compreender as ideias diferentes das suas e exercitar as capacidades de respeito às diferenças.

Referências sobre o assunto:

SCHNEUWLY, Bernard. DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2014.

KOCH, Ingedore Villaça. ELIAS, Maria Vanda. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.

Dinâmica da atividade
Dinâmica da atividade

Sensibilização:

  • É a etapa em que os alunos compreendem o objetivo da Oficina de escrita e acontece somente uma vez, mas pode ser retomada durante o ano, se necessário.
  • No 8º ano, a Oficina de escrita está estruturada na curadoria de palavras que podem assumir diferentes sentidos de acordo com o contexto em que elas estão inseridas.
  • Para que o aluno compreenda que a palavra é carregada de valores e intencionalidades, realize a seguinte dinâmica:
  • Peça aos alunos que pensem em uma palavra ou expressão.
  • Solicite que um aluno compartilhe a palavra com a turma, escrevendo-a no quadro.
  • Discuta com os alunos a quais significados aquela palavra remete.
  • Peça ao aluno que escreveu a palavra para explicar o motivo que o levou a escolhê-la.

4. É importante que os alunos compreendam que o uso da palavra por diferentes pessoas e contextos produz novos sentidos, novos conhecimentos, podendo ser usada como estratégia de persuasão, indução e convencimento.

5. Esclareça aos alunos que a oficina de escrita é composta de três momentos:

  • Preparação: busca de palavras e expressões dentro de uma situação comunicativa.
  • Produção textual: momento de planejar e construir o texto.
  • Avaliação: momento de revisão do texto.

Preparação:

  • É a etapa que antecede o dia da oficina.
  • Durante os 15 dias que antecedem a oficina de escrita, peça aos alunos que observem atentamente as diferentes situações comunicativas em que eles estão inseridos. Para isso, tenha uma conversa prévia com a turma, chamando a atenção para o fato de que, cotidianamente, tecemos diálogos com diferentes interlocutores, por meio das modalidades falada e escrita da língua, em contextos distintos. E, desta maneira, descobrimos palavras e expressões novas que não apenas ampliam o nosso repertório vocabular como também alargam a nossa forma de ver e compreender as ideias sobre as coisas do mundo.
  • Ressalte para os alunos que eles, em diferentes momentos do dia, quando falam com seus pais, outros familiares, amigos, colegas da escola, professores, todos costumam fazer uso de variadas expressões e termos que identificam o modo de falar de cada grupo de interlocutores. Assim, a turma terá como atividade para casa pesquisar palavras, expressões, frases usadas por eles ou pelos falantes com os quais interagem em diferentes situações comunicativas. Para tanto, antes de começar a fazer a “curadoria” de palavras/expressões/frases, cada estudante deverá refletir sobre as seguintes questões:
  • Como minha família se comunica comigo? Quais expressões são usadas? As pessoas da minha família costumam usar ditos populares, frases conhecidas do nosso contexto familiar? Usam frases diferentes das que ouço, quando estou com meus amigos?
  • E quando estou com meus amigos e colegas, quais expressões costumamos usar para falarmos de nossos interesses a respeito do que lemos, ouvimos, conversamos de modo geral?
  • E nos diálogos com meus professores, como eles se dirigem ao nosso grupo? Quais expressões costumam usar que chamam a minha atenção?
  • E nas situações em que eu preciso conversar com diferentes pessoas, por exemplo, no comércio, pedir uma informação, ou até, escutar uma música, assistir a TV ou ler um livro?

4. Durante estes 15 dias que antecedem a oficina de escrita, os alunos desenvolverão o papel de “pescadores de palavras” e terão como principal tarefa anotar, em uma cadernetinha ou em um caderno, de cinco a dez palavras, expressões e frases que despertam a atenção deles em diferentes contextos de uso da oralidade e da escrita, por exemplo: numa conversa com familiares, numa brincadeira entre colegas, na escola ou no bairro onde moram, num conflito observado dentro ou fora do contexto escolar, num diálogo especial entre mãe e filho, irmãos, numa conversa na padaria, supermercado, em situações de jogos, em propagandas de tevê, canções, em vídeos a que assistiram, em livros que leram, canções que ouviram.

5. Oriente os alunos a, durante a curadoria de palavras, prestar atenção às situações em que estes termos foram usados e quais ideias eles expressaram e produziram de acordo com o contexto. É importante que os alunos compreendam que as palavras escolhidas, além de ter um propósito comunicativo que engloba interlocutores, espaço, propósitos, traz diferentes conhecimentos linguísticos, ideológicos, culturais, sociais, crenças e valores.

6. Estimule-os a refletir sobre o contexto e o objetivo das palavras ou expressões escolhidas por meio das perguntas:

  • Quando a palavra foi usada?
  • Sobre qual assunto os interlocutores conversavam ?
  • Você conseguiu identificar o que a palavra queria comunicar e/ou expressar: uma informação? Defender uma ideia? sensibilizar alguém? Fazer um alerta? Convencer alguém? Contar algum fato engraçado?

7. Por fim, chame a atenção dos alunos para o fato de que, quando usamos as palavras, cotidianamente, estamos inseridos numa situação comunicativa e assumimos posições distintas nos diálogos: ora falamos, ora ouvimos. Estas orientações para o grupo, antes de iniciar a curadoria de palavras, ajudarão a turma a realizá-la de maneira mais consciente e reflexiva.

8. Destaque para os alunos a seguinte informação: no dia da Oficina de escrita, todos devem trazer as suas cadernetinhas ou cadernos para que, juntos, desenvolvam o planejamento e a produção textual.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Organize a classe em grupos.
  • Solicite que cada aluno pegue a sua cadernetinha (ou caderno) usada para a tarefa de casa e compartilhe com o grupo as palavras, expressões, frases coletadas que despertaram o seu interesse.
  • Tomando como base as palavras compartilhadas, cada grupo definirá o tema que será abordado na produção textual.
  • Após a escolha temática, o grupo definirá o gênero textual de acordo com a finalidade de escrita.
  • Solicite, então, que a turma pense, diante de palavras, expressões ou frases escolhidas, a respeito das seguintes questões:
  • Quais temas surgem com base nessas palavras coletadas, ou seja, quais assuntos podemos inferir com base nestas palavras?
  • Quais situações de escrita provocariam a necessidade de produzir ideias a respeito destes assuntos?
  • Quais gêneros textuais poderiam ser escritos para estabelecer relações com estes temas?
  • Quais palavras poderiam ser usadas para a criação de textos de humor?
  • Quais palavras caberiam na escrita de uma carta?
  • Quais palavras poderiam ser usadas na produção de um rap?
  • Quais palavras poderiam ser empregadas na escrita de um poema?
  • Quais palavras poderiam ser usadas na produção de uma notícia?
  • Quais poderiam ser usadas num conto de mistério?

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