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Plano de Aula
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula:
Esta é uma proposta de atividade permanente para desenvolver com os alunos, de maneira dinâmica, práticas de escrita acerca de assuntos que façam parte da vida cotidiana com base no repertório que possuem em relação à produção de gêneros textuais distintos e de suas experiências de uso da linguagem em diferentes contextos.
Campo de atuação priorizado nesta atividade: todos os campos de atuação.
Justificativa: Aproximar os alunos, nos dois anos finais do Ensino Fundamental, da escrita de diferentes gêneros textuais, possibilitando que eles ampliem o seu repertório em diferentes campos de atuação, é fundamental para o desenvolvimento das práticas de linguagem, da experiência estética e intercultural dos jovens e, sobretudo, para retomada, ressignificação e consolidação das aprendizagens de anos anteriores. Envolvidos em situações de escrita, poderão alargar suas capacidades de análise, observação, reflexão e crítica social, uma vez que estarão inseridos em contextos de produção coletiva, exercitando diferentes habilidades para lidar com desafios de maior complexidade - relacionados às áreas do conhecimento e temáticas variadas - e fortalecer a autonomia, aprendendo, de modo mais substancial, a interagir com diferentes fontes de informação e conhecimento. Neste sentido, as propostas de produção textual podem ser compreendidas como importantes caminhos para desenvolver a capacidade de autoria dos estudantes, a fim de que se tornem sujeitos autores de seus próprios textos e discursos de maneira competente.
Materiais necessários: Caderno, folhas para escrita, lápis, caneta.
Dificuldades antecipadas:
Escrever é uma prática exigente, já que mobiliza diferentes saberes e competências. Desta forma, é provável que os alunos encontrem dificuldades nos momentos de produção de textos, pois precisarão acionar suas experiências para apresentar, de modo reflexivo, crítico e consistente, ideias capazes de revelar a sua visão acerca das coisas do mundo e das pessoas que os cercam. Por isso, é fundamental que o professor, no papel de mediador, oriente os alunos, à medida que forem desenvolvendo as discussões a respeito das estratégias de escrita usadas para a produção dos textos, em relação ao que deve ser extraído de cada gênero para que o texto possa ser elaborado. Assim, ao entrar em contato com estes desafios, cada estudante poderá desenvolver, nas trocas com seus pares, habilidades que irá demandar escuta apurada para compreender as ideias diferentes das suas e exercitar as capacidades de respeito às diferenças.
Referências sobre o assunto:
SCHNEUWLY, Bernard. DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2014.
KOCH, Ingedore Villaça. ELIAS, Maria Vanda. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.
Sensibilização:
4. É importante que os alunos compreendam que o uso da palavra por diferentes pessoas e contextos produz novos sentidos, novos conhecimentos, podendo ser usada como estratégia de persuasão, indução e convencimento.
5. Esclareça aos alunos que a oficina de escrita é composta de três momentos:
Preparação:
4. Durante estes 15 dias que antecedem a oficina de escrita, os alunos desenvolverão o papel de “pescadores de palavras” e terão como principal tarefa anotar, em uma cadernetinha ou em um caderno, de cinco a dez palavras, expressões e frases que despertam a atenção deles em diferentes contextos de uso da oralidade e da escrita, por exemplo: numa conversa com familiares, numa brincadeira entre colegas, na escola ou no bairro onde moram, num conflito observado dentro ou fora do contexto escolar, num diálogo especial entre mãe e filho, irmãos, numa conversa na padaria, supermercado, em situações de jogos, em propagandas de tevê, canções, em vídeos a que assistiram, em livros que leram, canções que ouviram.
5. Oriente os alunos a, durante a curadoria de palavras, prestar atenção às situações em que estes termos foram usados e quais ideias eles expressaram e produziram de acordo com o contexto. É importante que os alunos compreendam que as palavras escolhidas, além de ter um propósito comunicativo que engloba interlocutores, espaço, propósitos, traz diferentes conhecimentos linguísticos, ideológicos, culturais, sociais, crenças e valores.
6. Estimule-os a refletir sobre o contexto e o objetivo das palavras ou expressões escolhidas por meio das perguntas:
7. Por fim, chame a atenção dos alunos para o fato de que, quando usamos as palavras, cotidianamente, estamos inseridos numa situação comunicativa e assumimos posições distintas nos diálogos: ora falamos, ora ouvimos. Estas orientações para o grupo, antes de iniciar a curadoria de palavras, ajudarão a turma a realizá-la de maneira mais consciente e reflexiva.
8. Destaque para os alunos a seguinte informação: no dia da Oficina de escrita, todos devem trazer as suas cadernetinhas ou cadernos para que, juntos, desenvolvam o planejamento e a produção textual.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Tempo sugerido: 40 minutos.
2. Durante o momento de produção, circule pela sala acompanhando as discussões dos alunos e os critérios que estão usando para definir o texto que desejam escrever e as palavras que serão inseridas na escrita.
3. Percorrendo entre os grupos, oriente:
4. Ressalte para os alunos a informação de que, na próxima oficina, a sessão será destinada à revisão dos textos que eles escreveram.
Avaliação
4) Solicite que os grupos analisem o texto produzido, considerando as sugestões de questões apresentadas no slide.
5) Abra espaço para que os alunos expressem as suas percepções acerca do que escreveram e sugiram mudanças que julgam necessárias na produção desenvolvida em grupo.
Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa planejar-se por meio de outras opções.
Orientações:
Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa planejar-se por meio de outras opções.
Orientações:
Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa planejar-se por meio de outras opções.
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais para envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui); PowerPoint com narração (tutorial disponível aqui).
Introdução
Diga aos alunos que a proposta da aula é organizar uma oficina de escrita, levando em consideração a realidade do isolamento social. Organize a classe em grupos. Para isso, avise-os de que deverão criar encontros “presenciais”, por chamadas de vídeo, áudio ou mensagens escritas. Solicite que cada aluno leve, para o 1º encontro do grupo, temas que lhe interessem. Tomando como base as ideias compartilhadas, cada grupo definirá o tema que será abordado na produção textual. Após a escolha temática, o grupo definirá o gênero textual de acordo com a finalidade de escrita.
Desenvolvimento
É a etapa em que os alunos constroem o texto refletindo sobre o contexto de produção: qual assunto pretendem abordar? Qual o gênero escolhido? Qual é o objetivo que se deseja alcançar? Quem será o leitor? Durante o momento de produção, peça para os alunos entrarem em contato com você, caso haja dúvidas. Oriente-os a pensar sobre a escolha do gênero, considerando a linguagem e a estrutura do texto, e os propósitos de escrita: emocionar, sensibilizar, convencer, opinar, manifestar, criticar. Pergunte, por exemplo: o que desejam comunicar por meio desta palavra? Que efeitos de sentidos esta palavra poderá produzir? Na organização das etapas da produção textual, ressalte que, juntos, devem definir o público leitor do texto, as palavras-chave que nortearão a produção de ideias que desejam expressar e a forma de uso das palavras, considerando seus múltiplos sentidos e significados. Estimule os alunos a pensar nos sentidos que podem ser produzidos pelo leitor, à medida que for apresentada, na escrita, a palavra/expressão/frase que a equipe escolheu para uso no contexto. Ressalte para os alunos a informação de que, na próxima oficina, a sessão será destinada à revisão dos textos que eles escreveram.
Fechamento
Considere as necessidades observadas nas produções escritas dos alunos e verifique algumas sugestões de estratégias de revisão, no slide do plano original, para desenvolver nos momentos de revisitar os textos da turma. Solicite que os grupos analisem o texto produzido considerando as sugestões de questões apresentadas no slide do plano original. Abra espaço para que expressem suas percepções acerca do que escreveram e sugiram mudanças que julgam necessárias na produção desenvolvida em grupo. Solicite que se expressem no grupo da turma.
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