Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula, explicando que eles irão produzir um texto. Além disso, peça que eles comentem brevemente, por mensagem de texto, como foi o processo de entrevista com as mulheres empoderadas, que fizeram como atividade pós-aula da aula passada (veja o plano de aula anterior). Também é possível encaminhar essas orientações por escrito.
Introdução
No mesmo vídeo ou áudio, peça que os alunos se organizem em duplas (preferencialmente as mesmas duplas da entrevista), para se comunicarem via WhatsApp. Oriente-os, considerando as características coletadas da pessoa entrevistada, a planejar a produção de um conto, usando o roteiro disponível como material complementar (entregue a eles). Peça que eles interajam, via WhatsApp, para fazer juntos as escolhas pertinentes à construção do conto.
Desenvolvimento
No mesmo vídeo, peça que os alunos iniciem a produção textual com base no planejamento que fizeram em suas duplas. Sugira, no áudio ou vídeo, que os alunos criem o texto no Google Docs, onde eles poderão deixar as suas dúvidas em forma de comentário ao professor, e onde poderá ser acompanhada, em tempo real, a produção escrita. Oriente-os que, assim que acabarem a produção, sinalizem ao professor a fim de que recebam, via e-mail ou WhatsApp, a rubrica de qualidade disponível no último slide do plano de aula, para avaliarem o texto produzido (se necessário, aponte a necessidade de fazer alterações).
Fechamento
Em um novo áudio, vídeo ou mensagem de texto, peça que um aluno de cada dupla, ao acabar a produção escrita, envie um áudio (e uma cópia) lendo o texto para todos da turma. Nesse momento de exposição, faça comentários e instigue os colegas a participar, comentando com base na rubrica disponível no Fechamento da aula.
Convite às famílias
Convide a família a revisar os planos de textos produzidos pelos alunos, indicando se está coerente e se as informações escolhidas fazem sentido para o propósito comunicativo, respeitando os itens da rubrica de qualidade.