Plano de aula: Contos populares - Produção textual - Reescrita e socialização

Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares

Sobre esta aula: Esta é 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto popular e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo
Produção textual.

OBS: Para que esta aula aconteça é necessário que os alunos já tenham estudado o gênero Conto popular, além de já terem planejado e produzido a primeira versão de seu conto.
Veja sugestões de atividades com o gênero Conto popular na sequência de 15 aulas presentes no site da Nova Escola.

Materiais necessários:

Materiais para escrita (caderno, lápis, borracha, caneta), data show.

Dificuldades antecipadas:

Possíveis dificuldades em reescrever uma narrativa coesa e coerente com base em observações previamente pontuadas pelo fato de os alunos estar iniciando suas produções textuais no gênero. É normal que os textos não fiquem absolutamente perfeitos, nem é este o propósito: os alunos irão fazer uma experiência de produção e revisão de texto buscando aproximar-se ao máximo da rubrica de qualidade com critérios exigidos para o gênero em foco; só ganharão proficiência na medida que este trabalho sistematizado de produção textual siga ao longo de todo seu percurso escolar. Mesmo assim, qualquer texto carece sempre de revisão, mesmo textos de pessoas com altos níveis de escolaridade. O foco aqui é que consigam produzir um texto que se aproxime, em diversos pontos, do gênero Conto popular.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, L. Contos tradicionais do Brasil.- 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.

ROMERO, S. Contos populares do Brasil. Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.

ARCOVERDE, M. e ARCOVERDE,R. A escrita como processo. UEPB. Campina Grande: Natal, 2007. Disponível em: <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A10_J_1_.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2018.

Tema da Aula

Introdução: 5 minutos.

Orientações:

• Receba os alunos com as classes organizadas em quartetos, para que possam auxiliar-se mutuamente na revisão e reescrita dos textos criados na aula anterior e já completos.

• Explique aos alunos que a aula em questão tem como foco a revisão de um Conto popular com a temática As peripécias de Pedro Malasartes e sua socialização. (Espera-se que tenham estudado sobre o personagem em aulas anteriores e realizado previamente o planejamento e a primeira versão de seu texto. Veja nos planos de aula desta sequência.)

• Peça aos alunos que leiam a frase do slide e a interpretem, relacionando-a à tarefa de produção textual. Em seguida, peça que um aluno voluntário explique-a aos demais colegas, conforme sua interpretação. Estimule os colegas a auxiliá-lo, se necessário. (Espera-se que compreendam que a frase pode ter múltiplas interpretações se inserida em contextos distintos, porém, que a mesma, no contexto de produção textual, refere-se à persistência quanto à escrita coerente e coesa, o saber aceitar o erro, percebendo-o como parte do processo, até chegar à produção final. É importante que percebam que uma primeira versão de um texto nunca é excelente: são as diversas revisões e reescritas que vão tornando o texto cada vez melhor. (É tarefa do professor promover esta reflexão, caso os alunos não a alcancem.)

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos