Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fabiana Raquel
Mentor: Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Cordel: atividades de reescrita.
Finalidade da aula: Análise e reescrita dos textos produzidos.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Cordel
Objeto(s) do conhecimento: Consideração das condições de produção. Estratégias de produção: planejamento, textualização e revisão/ edição / Construção da textualidade / Relação entre textos
Prática de linguagem: Produção textual.
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP51 EF89LP35 EF89LP36
Sobre esta aula: esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Produção textual.
Materiais necessários: Textos e atividades sugeridas no plano impressos.
Informações sobre o gênero: O gênero cordel, que será abordado nessa sequência, é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel trazem, também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras, uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.
Dificuldades antecipadas: Observar a adequação da métrica.
Referências sobre o assunto:
ABREU, Márcia.Histórias de cordéis e folhetos. Campinas: Mercado de Letras,1999.
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.
LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742>. Acesso em: 12 jan. 2019.
MORAIS,Regina Aparecida.O Cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem:formação humana, diversidade e cultura.Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126>. Acesso em: 12 jan. 2019.TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: <https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969>. Acesso em: 12 jan. 2019.