
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de suspense e de terror
Por: Joice Eloi Guimarães
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de
Procure ampliar o seu repertório de lendas urbanas populares na região em que você realizará esta aula, pois é provável que algumas delas sejam citadas pelos alunos. Leia antecipadamente essas lendas a fim de identificar nelas algumas características comuns deste gênero, como seu contexto de produção e circulação (em quais regiões são mais conhecidas, que aspectos culturais e identitários estão relacionados ao contexto em que circulam e/ou foram, provavelmente, produzidas); os interlocutores presumidos e a finalidade comunicativa. Atente também para os elementos comuns na construção das sequências narrativas e como são mobilizados no intuito de provocar o medo no leitor, por exemplo: o tempo (geralmente à noite) e os espaços (como lugares desertos ou pouco frequentados) em que ocorrem; a caracterização dos personagens etc. Isso o ajudará a adiantar os possíveis apontamentos que os alunos farão ao citar as lendas que conhecem. Sobre o autor do conto que será apresentado nesta aula, é importante também que você pesquise informações biográficas e bibliográficas, principalmente aquelas relacionadas à produção do gênero objeto de estudo.
Materiais necessários:
Projetor e caixas de som.
Sugestão de trilha sonora: “Músicas de terror” Disponível em:
Sugestão de vídeo: “A noiva na estrada” Disponível em:
Fotocópias do texto Conto carioca, de Vinicius de Moraes.
Dificuldades antecipadas: Acredito que os alunos serão capazes de inferir, nos gêneros apresentados, a finalidade comunicativa de provocar o medo. Talvez seja mais difícil para eles identificar os elementos empregados para tanto e de que forma são mobilizados a fim de alcançar este efeito de sentido.
Referências sobre o assunto:
CARMO, Aguinaldo A. do. Considerações sobre o fantástico na literatura. MEMENTO – Revista do Mestrado em Letras – Linguagem, Cultura e Discurso v. 06, n. 1, jan/julho de 2015.
FRANÇA, Júlio. O horror na ficção literária: Reflexão sobre o "horrível" como uma categoria estética. Anais do XI Congresso Internacional da ABRALIC - Tessituras, interações e convergências (2008). Disponível em:
______. Fundamentos estéticos da literatura de horror: a influência de Edmund Burke em H. P. Lovecraft. Caderno Seminal Digital, ano 16, n.14, v. 14, Jun.- Dez/2010. Disponível em:
HEINECK, Francieli; ANGST, Carine M.; PINTON, Francieli M. O conto de terror na escola: uma proposta de intervenção didática. e-scrita - Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilópolis, v.4, n. 2 , Especial, 2013.
SOUZA, Everton G.i Gomes de; STUTZ, Lídia. Modelo Didático sobre o gênero contos de terror. Anais do IV CONALI Congresso Nacional de Linguagens e Interação - Múltiplos olhares. (2013). Disponível em:
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
Sugestão: Músicas de terror Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=TAK5DAhoVtg> Acesso em: 21 de julho de 2018.
Tempo sugerido:
Orientações:
Materiais complementares: Sugestão: Vídeo “A noiva da estrada” Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=G0G0PF-MfwU&t=76s> Acesso em: 22 de julho de 2018.
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
Orientações:
Materiais complementares:
Fonte: Conto carioca, Vinicius de Moraes. Disponível em:<http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/prosa/conto-carioca> Acesso em: 14 de ago. de 2018.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Materiais complementares:
Materiais necessários aos alunos para escrever suas anotações.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
WhatsApp, gravador de áudio (smartphone) e YouTube.
Tema
Encaminhe aos alunos, via Whatsapp ou outra forma de comunicação, uma trilha sonora de terror. Veja indicações de trilhas de terror no plano original. Aconselhe-os a, primeiramente, apreciar o áudio, ficando em posição confortável, fechando os olhos e deixando-se levar pelo som, atentando-se para as sensações que ele provoca.
Introdução
Envie pelo WhatsApp à turma o link do vídeo “A Noiva Cadáver” (veja no plano original). Peça que assistam ao vídeo sugerido e socializem o que sentiram enquanto exploravam os materiais. Para isso, instigue-os com questionamentos, também por áudio: quais sensações você teve? Por que você sentiu isso? Você já ouviu algo parecido? Fale para eles que, assim como a música, existem outros recursos na esfera artística utilizados para provocar medo. Peça para que deem exemplos (filmes, histórias etc.). Essa etapa pode ser realizada por WhatsApp, com o envio de áudios, ou durante uma aula online.
Desenvolvimento
Encaminhe, como anexo, o texto “Conto Carioca”, de Vinícius de Moraes, indicado no plano. Antes do texto propriamente dito insira no anexo, questionamentos sobre o título da obra: do que possivelmente se trata o texto? Em que contexto está inserido? Como relacionar o contexto geográfico apresentado no título com um conto de terror? Peça que façam a primeira leitura individualmente e que, em seguida, formem grupos de 4 integrantes por WhatsApp, com o intuito de trocar impressões e socializar suas respostas às perguntas iniciais.
Fechamento
Instrua os alunos a conversar nos grupos e escolher uma sugestão de algo que poderia ser inserido e/ou modificado no conto lido, para contribuir com a finalidade de provocar o medo ou o clima de suspense. A ideia é que os alunos insiram elementos provenientes do seu conhecimento prévio sobre esse gênero. Oriente os grupos a encaminhar ao grande grupo (da turma) suas impressões, bem como a inserção dos elementos ou a modificação da história lida. Para isso, é necessário que um representante de cada grupo faça um relato escrito ou oral e encaminhe à turma.
Convite às famílias
As famílias normalmente trazem consigo conhecimentos prévios de contos amedrontadores ou lendas urbanas locais. Peça aos alunos que conversem com seus familiares, questionando-os sobre histórias aterrorizantes conhecidas por eles, para que possam utilizar também esses elementos na modificação da história lida.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: