Plano de Aula
Plano de aula: Introdução ao gênero conto de suspense e terror
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de suspense e de terror
Por: Joice Eloi Guimarães
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Abertura.
Procure ampliar o seu repertório de lendas urbanas populares na região em que você realizará esta aula, pois é provável que algumas delas sejam citadas pelos alunos. Leia antecipadamente essas lendas a fim de identificar nelas algumas características comuns deste gênero, como seu contexto de produção e circulação (em quais regiões são mais conhecidas, que aspectos culturais e identitários estão relacionados ao contexto em que circulam e/ou foram, provavelmente, produzidas); os interlocutores presumidos e a finalidade comunicativa. Atente também para os elementos comuns na construção das sequências narrativas e como são mobilizados no intuito de provocar o medo no leitor, por exemplo: o tempo (geralmente à noite) e os espaços (como lugares desertos ou pouco frequentados) em que ocorrem; a caracterização dos personagens etc. Isso o ajudará a adiantar os possíveis apontamentos que os alunos farão ao citar as lendas que conhecem. Sobre o autor do conto que será apresentado nesta aula, é importante também que você pesquise informações biográficas e bibliográficas, principalmente aquelas relacionadas à produção do gênero objeto de estudo.
Materiais necessários:
Projetor e caixas de som.
Sugestão de trilha sonora: “Músicas de terror” Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TAK5DAhoVtg.
Sugestão de vídeo: “A noiva na estrada” Disponível em: https://lobogotico7.wordpress.com/2013/12/29/a-noiva-da-estrada.
Fotocópias do texto Conto carioca, de Vinicius de Moraes.
Dificuldades antecipadas: Acredito que os alunos serão capazes de inferir, nos gêneros apresentados, a finalidade comunicativa de provocar o medo. Talvez seja mais difícil para eles identificar os elementos empregados para tanto e de que forma são mobilizados a fim de alcançar este efeito de sentido.
Referências sobre o assunto:
CARMO, Aguinaldo A. do. Considerações sobre o fantástico na literatura. MEMENTO – Revista do Mestrado em Letras – Linguagem, Cultura e Discurso v. 06, n. 1, jan/julho de 2015.
FRANÇA, Júlio. O horror na ficção literária: Reflexão sobre o "horrível" como uma categoria estética. Anais do XI Congresso Internacional da ABRALIC - Tessituras, interações e convergências (2008). Disponível em: http://www.abralic.org.br/eventos/cong2008/AnaisOnline/simposios/pdf/077/JULIO_FRANCA.pdf Acesso em: 3 de julho de 2018.
______. Fundamentos estéticos da literatura de horror: a influência de Edmund Burke em H. P. Lovecraft. Caderno Seminal Digital, ano 16, n.14, v. 14, Jun.- Dez/2010. Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/article/view/10358 Acesso em: 3 de julho de 2018.
HEINECK, Francieli; ANGST, Carine M.; PINTON, Francieli M. O conto de terror na escola: uma proposta de intervenção didática. e-scrita - Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilópolis, v.4, n. 2 , Especial, 2013.
SOUZA, Everton G.i Gomes de; STUTZ, Lídia. Modelo Didático sobre o gênero contos de terror. Anais do IV CONALI Congresso Nacional de Linguagens e Interação - Múltiplos olhares. (2013). Disponível em: http://www.dle.uem.br/conali2013/trabalhos/256t.pdfAcesso em: 3 de julho de 2018.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
- Fale para os alunos que eles ouvirão uma trilha sonora. Aconselhe-os a ficar em posição confortável, fechar os olhos e deixar-se levar pelo som, atentando para as sensações que ele provoca. Prepare o ambiente para esta atividade: procure deixar a sala escura, feche as cortinas e apague as luzes.
- Coloque a trilha sonora para os alunos ouvirem.
- Estimule os alunos a socializar o que sentiram enquanto ouviam a trilha sonora. Provoque-os a refletir sobre o porquê de terem sentido isso, que relações estabelecem com outros textos e referências (conhecimentos prévios mobilizados, possíveis referências e intertextualidades).
Fale para eles que, assim como a música, existem outros recursos na esfera artística utilizados para provocar medo. Peça para que eles deem exemplos (filmes, histórias etc.).
Sugestão: Músicas de terror Disponível em: (https://www.youtube.com/watch?v=TAK5DAhoVtg) Acesso em: 21 de julho de 2018.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO