Plano de Aula

Plano de aula: Introdução ao gênero conto de suspense e terror

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de suspense e de terror

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Abertura.

Procure ampliar o seu repertório de lendas urbanas populares na região em que você realizará esta aula, pois é provável que algumas delas sejam citadas pelos alunos. Leia antecipadamente essas lendas a fim de identificar nelas algumas características comuns deste gênero, como seu contexto de produção e circulação (em quais regiões são mais conhecidas, que aspectos culturais e identitários estão relacionados ao contexto em que circulam e/ou foram, provavelmente, produzidas); os interlocutores presumidos e a finalidade comunicativa. Atente também para os elementos comuns na construção das sequências narrativas e como são mobilizados no intuito de provocar o medo no leitor, por exemplo: o tempo (geralmente à noite) e os espaços (como lugares desertos ou pouco frequentados) em que ocorrem; a caracterização dos personagens etc. Isso o ajudará a adiantar os possíveis apontamentos que os alunos farão ao citar as lendas que conhecem. Sobre o autor do conto que será apresentado nesta aula, é importante também que você pesquise informações biográficas e bibliográficas, principalmente aquelas relacionadas à produção do gênero objeto de estudo.

Materiais necessários:

Projetor e caixas de som.

Sugestão de trilha sonora: “Músicas de terror” Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TAK5DAhoVtg.
Sugestão de vídeo: “A noiva na estrada” Disponível em: https://lobogotico7.wordpress.com/2013/12/29/a-noiva-da-estrada.
Fotocópias do texto Conto carioca, de Vinicius de Moraes.

Dificuldades antecipadas: Acredito que os alunos serão capazes de inferir, nos gêneros apresentados, a finalidade comunicativa de provocar o medo. Talvez seja mais difícil para eles identificar os elementos empregados para tanto e de que forma são mobilizados a fim de alcançar este efeito de sentido.

Referências sobre o assunto:

CARMO, Aguinaldo A. do. Considerações sobre o fantástico na literatura. MEMENTO – Revista do Mestrado em Letras – Linguagem, Cultura e Discurso v. 06, n. 1, jan/julho de 2015.
FRANÇA, Júlio. O horror na ficção literária: Reflexão sobre o "horrível" como uma categoria estética. Anais do XI Congresso Internacional da ABRALIC - Tessituras, interações e convergências (2008). Disponível em: http://www.abralic.org.br/eventos/cong2008/AnaisOnline/simposios/pdf/077/JULIO_FRANCA.pdf Acesso em: 3 de julho de 2018.
______. Fundamentos estéticos da literatura de horror: a influência de Edmund Burke em H. P. Lovecraft. Caderno Seminal Digital, ano 16, n.14, v. 14, Jun.- Dez/2010. Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/article/view/10358 Acesso em: 3 de julho de 2018.
HEINECK, Francieli; ANGST, Carine M.; PINTON, Francieli M. O conto de terror na escola: uma proposta de intervenção didática. e-scrita - Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilópolis, v.4, n. 2 , Especial, 2013.
SOUZA, Everton G.i Gomes de; STUTZ, Lídia. Modelo Didático sobre o gênero contos de terror. Anais do IV CONALI Congresso Nacional de Linguagens e Interação - Múltiplos olhares. (2013). Disponível em: http://www.dle.uem.br/conali2013/trabalhos/256t.pdfAcesso em: 3 de julho de 2018.

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Fale para os alunos que eles ouvirão uma trilha sonora. Aconselhe-os a ficar em posição confortável, fechar os olhos e deixar-se levar pelo som, atentando para as sensações que ele provoca. Prepare o ambiente para esta atividade: procure deixar a sala escura, feche as cortinas e apague as luzes.
  • Coloque a trilha sonora para os alunos ouvirem.
  • Estimule os alunos a socializar o que sentiram enquanto ouviam a trilha sonora. Provoque-os a refletir sobre o porquê de terem sentido isso, que relações estabelecem com outros textos e referências (conhecimentos prévios mobilizados, possíveis referências e intertextualidades).
    Fale para eles que, assim como a música, existem outros recursos na esfera artística utilizados para provocar medo. Peça para que eles deem exemplos (filmes, histórias etc.).

Sugestão: Músicas de terror Disponível em: (https://www.youtube.com/watch?v=TAK5DAhoVtg) Acesso em: 21 de julho de 2018.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos