Plano de Aula

Plano de aula: Oficina de Escrita

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar situações de produção escrita, em grupo, a partir de assuntos de interesses dos alunos e do repertório que possuem acerca de leitura de livros, romances, contos, crônicas, narrativas de enigmas e outros gêneros conhecidos por eles.
Campo de atuação priorizado nessa atividade: todos os campos.

Justificativa: Aproximar os alunos, nos dois anos finais do ensino fundamental, da escrita de diferentes gêneros textuais e da compreensão de suas características específicas, possibilitando que eles ampliem sua experiência em diferentes campos de atuação (da vida cotidiana, da vida pública, artístico-literário e nos contextos das práticas de estudo e pesquisa) é fundamental para o exercício de múltiplas práticas de linguagem, intercâmbio cultural dos jovens e, sobretudo, para a retomada, ressignificação e consolidação das aprendizagens de anos anteriores. Envolvidos em situações de leitura e de escrita, poderão exercitar suas capacidades de análise, observação, reflexão e crítica social, uma vez que estarão inseridos em contextos de produção coletiva, desenvolvendo diferentes habilidades para lidar com desafios de maior complexidade - relacionados às diferentes áreas - e fortalecendo a autonomia, aprendendo, de modo mais substancial, a interagir com diferentes fontes de informação e conhecimento.

Materiais necessários: caderno, lápis, caneta, folhas avulsas.

Dificuldades antecipadas: Escrever é uma prática exigente, já que mobiliza diferentes saberes e competências. Nesse sentido, é provável que os alunos sintam-se mais desafiados nos momentos de produção de gêneros distintos, como esquetes, crônicas, notícias, pois, sobretudo, precisarão acionar suas experiências para apresentar, de modo sucinto, reflexivo, consistente e criativo ideias capazes de revelar a sua visão mais crítica acerca das coisas do mundo e das realidades que os cercam. Portanto, é importante que sejam observados, por você, os tipos de dificuldades apresentados pela turma. Nesse contexto, é possível que os estudantes expressem, por exemplo, a necessidade de melhor compreensão acerca da organização das ideias dos textos, sua estrutura e uso adequado da linguagem característica de cada gênero. Além disso, podem ocorrer situações em que fique evidente a necessidade de ampliação do repertório leitor dos aprendizes, a fim de que tenham maiores condições de fundamentar, de modo consistente, as suas ideias. Assim, à medida que forem exercitando as práticas de leitura e escrita, poderão superar os desafios que surgirem ao longo do percurso.

 Referências sobre o assunto:

KOCH, Ingedore Villaça.; ELIAS, Maria Vanda. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.

SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2014.

Programas. UOL. Disponível em http://www2.uol.com.br/cante/pparodia.htm. Acesso em: 10 de dez de 2018.

Significados. UOL. Disponível em https://www.significados.com.br/parodia. Acesso em: 10 de dez de 2018.

Dinâmica da atividade
Dinâmica da atividade

Preparação:

  • É a etapa que acontece durante as duas semanas que antecedem o dia da oficina.
  • Explique aos alunos que, para a oficina de escrita acontecer, dois momentos serão necessários:
  • 1º momento: durante a semana que antecede o dia da oficina, um grupo, estabelecido previamente, pensará em um tema e compartilhará com toda a turma.
  • 2º momento: após o grupo compartilhar o tema, cada grupo escolherá um subtema que será planejado e escrito no dia da roda de escrita.
  • Para a curadoria dos temas e subtemas, estimule a turma a procurar e refletir a respeito de títulos literários que leram, canções que ouviram, romances, contos, mitos, narrativas de enigma e de aventura, novelas, biografias, crônicas, notícias, debates/filmes/vídeos a que assistiram, dentre outros que possam ajudá-los em suas escolhas.
  • Ressalte para a turma que os temas e subtemas devem ter relevância social, uma vez que, por meio da escrita, todos podem contribuir para que os leitores reflitam a respeito de questões emblemáticas relacionadas às diferentes realidades existentes dentro e/ou fora do país.
  • Seria importante que os alunos conseguissem definir o subtema antes do dia da roda de escrita, pois eles terão somente cinquenta minutos para planejar e escrever o texto.
  • Se achar necessário, durante a semana que antecede a oficina de escrita, disponibilize um tempo para que os alunos discutam e decidam, em grupo, o subtema.
  • Quanto mais informações o grupo tiver sobre o subtema escolhido, mais se envolverá na proposta de escrita, por isso, peça aos alunos que criem uma pergunta principal e outras secundárias sobre o subtema e busquem respostas para elas, assim, eles começarão a organizar as ideias para o momento da escrita do texto.
  • Oriente os alunos a lerem e buscarem informações sobre o subtema em livros, artigos e notícias, enciclopédia, analisar debates, vídeos ou fotos, entrevistar um especialista. É importante você oriente os alunos que, além de localizar informações, é essencial interpretá-las com colegas do grupo.
  • Esclareça, também, que para buscar informações que os ajudem a refletir sobre o subtema escolhido, é importante que consultem fontes confiáveis, principalmente na internet. Por isso, peça aos grupos que compartilhem o subtema com algum professor, que não precisa ser, necessariamente, o professor de língua portuguesa, que os oriente durante essa pesquisa.
  • As orientações sobre o aprofundamento do conteúdo temático não acontecem em uma aula específica, ocorrem ao longo da semana a partir das dúvidas dos alunos. Por isso, é importante que o você questione-os a respeito do andamento do processo.
  • A cada sessão da oficina de escrita, um novo grupo é responsável por propor um novo tema.

Orientações

Tempo sugerido: 10 minutos

  • A primeira etapa da produção de texto consiste no planejamento. Sendo assim, organize os alunos em grupo e oriente a turma a planejar o texto, pensando:
  • no tema da escrita: definido na preparação;
  • no subtema (recorte): também definido na preparação;
  • na abordagem do conteúdo temático: invenção/criação ou investigação/pesquisa;
  • na finalidade do texto: para que o texto será escrito?
  • no público para o qual o texto se destina: quem serão os leitores do texto?
  • na definição do gênero: considerando a finalidade do texto, qual gênero atenderá aos objetivos da escrita?
  • no espaço social em que o texto irá circular: quais suportes serão escolhidos, considerando o público leitor e a finalidade do texto?
  • na posição que o grupo assumirá: Será um grupo de agentes transformadores da realidade que, por meio da escrita, propõe mudanças em relação às necessidades da comunidade ou da escola? Será um grupo porta-voz das necessidades e reivindicações dos jovens na contemporaneidade?

2. Acompanhe a turma nas situações de elaboração do planejamento, e verifique quais dúvidas e desafios vão surgindo, à medida que os alunos organizam as ideias e tentam responder às questões acima elencadas.

3. Estimule os alunos na busca de estratégias para a resolução dos desafios que, porventura, venham à tona na hora do planejamento, salientando para a turma a importância do trabalho em grupo. Nesse sentido, ressalte para os estudantes a relevância das trocas em equipe, uma vez que, de diferentes formas, avançamos e ampliamos as nossas experiências, além de permitir um espaço livre para construção e reconstruções do texto a partir de diferentes olhares do grupo.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP50 da BNCC