
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar situações de produção escrita, em grupo, a partir de assuntos de interesses dos alunos e do repertório que possuem acerca de leitura de livros, romances, contos, crônicas, narrativas de enigmas e outros gêneros conhecidos por eles.
Campo de atuação priorizado nessa atividade: todos os campos.
Justificativa: Aproximar os alunos, nos dois anos finais do ensino fundamental, da escrita de diferentes gêneros textuais e da compreensão de suas características específicas, possibilitando que eles ampliem sua experiência em diferentes campos de atuação (da vida cotidiana, da vida pública, artístico-literário e nos contextos das práticas de estudo e pesquisa) é fundamental para o exercício de múltiplas práticas de linguagem, intercâmbio cultural dos jovens e, sobretudo, para a retomada, ressignificação e consolidação das aprendizagens de anos anteriores. Envolvidos em situações de leitura e de escrita, poderão exercitar suas capacidades de análise, observação, reflexão e crítica social, uma vez que estarão inseridos em contextos de produção coletiva, desenvolvendo diferentes habilidades para lidar com desafios de maior complexidade - relacionados às diferentes áreas - e fortalecendo a autonomia, aprendendo, de modo mais substancial, a interagir com diferentes fontes de informação e conhecimento.
Materiais necessários: caderno, lápis, caneta, folhas avulsas.
Dificuldades antecipadas: Escrever é uma prática exigente, já que mobiliza diferentes saberes e competências. Nesse sentido, é provável que os alunos sintam-se mais desafiados nos momentos de produção de gêneros distintos, como esquetes, crônicas, notícias, pois, sobretudo, precisarão acionar suas experiências para apresentar, de modo sucinto, reflexivo, consistente e criativo ideias capazes de revelar a sua visão mais crítica acerca das coisas do mundo e das realidades que os cercam. Portanto, é importante que sejam observados, por você, os tipos de dificuldades apresentados pela turma. Nesse contexto, é possível que os estudantes expressem, por exemplo, a necessidade de melhor compreensão acerca da organização das ideias dos textos, sua estrutura e uso adequado da linguagem característica de cada gênero. Além disso, podem ocorrer situações em que fique evidente a necessidade de ampliação do repertório leitor dos aprendizes, a fim de que tenham maiores condições de fundamentar, de modo consistente, as suas ideias. Assim, à medida que forem exercitando as práticas de leitura e escrita, poderão superar os desafios que surgirem ao longo do percurso.
Referências sobre o assunto:
KOCH, Ingedore Villaça.; ELIAS, Maria Vanda. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.
SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2014.
Programas. UOL. Disponível em http://www2.uol.com.br/cante/pparodia.htm. Acesso em: 10 de dez de 2018.
Significados. UOL. Disponível em https://www.significados.com.br/parodia. Acesso em: 10 de dez de 2018.
Preparação:
Orientações
Tempo sugerido: 10 minutos
2. Acompanhe a turma nas situações de elaboração do planejamento, e verifique quais dúvidas e desafios vão surgindo, à medida que os alunos organizam as ideias e tentam responder às questões acima elencadas.
3. Estimule os alunos na busca de estratégias para a resolução dos desafios que, porventura, venham à tona na hora do planejamento, salientando para a turma a importância do trabalho em grupo. Nesse sentido, ressalte para os estudantes a relevância das trocas em equipe, uma vez que, de diferentes formas, avançamos e ampliamos as nossas experiências, além de permitir um espaço livre para construção e reconstruções do texto a partir de diferentes olhares do grupo.
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
4) Ressalte a importância do grupo reler o texto durante o processo de escrita para adequá-lo em relação aspectos apontados no item anterior.
Orientações:
AVALIAÇÃO
4. Sugestões para a revisão de texto:
Orientações:
7. Durante a escrita dos parágrafos, recomende aos alunos relê-los para estabelecer a coerência e coesão do texto. Peça aos alunos que retomem a situação comunicativa estabelecida no planejamento e as característica do gênero crônica, por exemplo: as características da crônica estão sendo respeitadas? Há o uso adequado da linguagem ?
8. Encerrada a produção do texto, solicite aos alunos que leiam-no para toda a turma.
Orientações:
Orientações:
5) Encerrada a retextualização do texto paródia, solicite os alunos que compartilhem e apresentem para o restante da turma.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui) e Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Diga aos alunos que a proposta da aula é realizar uma oficina de escrita levando em consideração a realidade do isolamento social. De forma prévia, peça que os alunos se organizem em grupos de até 4 integrante para produzir os seus textos e iniciar uma curadoria. Oriente que, a cada semana, um grupo faça a curadoria (pesquisa na internet, principalmente) para sugerir um tema aos colegas. Peça que o grupo responsável pela curadoria envie, então, um vídeo aos colegas explicando o tema e a proposta. Peça que os alunos iniciem o planejamento de seus textos (dê as dicas e as orientações dos planos de aula para orientar o planejamento dos grupos).
Desenvolvimento
Oriente que os alunos iniciem a produção textual considerando o planejamento feito anteriormente, observando o tema, o gênero, a finalidade comunicativa etc. Peça que os integrantes de cada grupo interajam e criem, colaborativamente, um texto pelo Google Docs.
Fechamento
Oriente, em um áudio, que os alunos façam a revisão e a edição dos textos produzidos. A cada semana, oriente que cada grupo responsável pela curadoria crie também alguns critérios de avaliação dos textos para que os colegas tenham parâmetros durante a produção.
Convite às famílias
Incentive também as famílias a participarem de todos os processos da aula: auxílio na curadoria, na produção textual, revisão do texto produzido etc. A participação das famílias, em tempos de isolamento social, é uma ferramenta imprescindível para o engajamento discente.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Jardelina Moura
Mentor: Ariane Paz
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Oficina de Escrita
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Periodicidade: Quinzenal
Prática de linguagem priorizada: Produção de texto
Dinâmica: PARTE 01- Preparação: curadoria do tema e subtema.PARTE 02- Planejamento e escrita do texto.PARTE 03- Revisão do texto.
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP50 EF69LP51
Sobre esta aula: esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar situações de produção escrita, em grupo, a partir de assuntos de interesses dos alunos e do repertório que possuem acerca de leitura de livros, romances, contos, crônicas, narrativas de enigmas e outros gêneros conhecidos por eles.
Campo de atuação priorizado nessa atividade: todos os campos.
Justificativa: Aproximar os alunos, nos dois anos finais do ensino fundamental, da escrita de diferentes gêneros textuais e da compreensão de suas características específicas, possibilitando que eles ampliem sua experiência em diferentes campos de atuação (da vida cotidiana, da vida pública, artístico-literário e nos contextos das práticas de estudo e pesquisa) é fundamental para o exercício de múltiplas práticas de linguagem, intercâmbio cultural dos jovens e, sobretudo, para a retomada, ressignificação e consolidação das aprendizagens de anos anteriores. Envolvidos em situações de leitura e de escrita, poderão exercitar suas capacidades de análise, observação, reflexão e crítica social, uma vez que estarão inseridos em contextos de produção coletiva, desenvolvendo diferentes habilidades para lidar com desafios de maior complexidade - relacionados às diferentes áreas - e fortalecendo a autonomia, aprendendo, de modo mais substancial, a interagir com diferentes fontes de informação e conhecimento.
Materiais necessários: caderno, lápis, caneta, folhas avulsas.
Dificuldades antecipadas: Escrever é uma prática exigente, já que mobiliza diferentes saberes e competências. Nesse sentido, é provável que os alunos sintam-se mais desafiados nos momentos de produção de gêneros distintos, como esquetes, crônicas, notícias, pois, sobretudo, precisarão acionar suas experiências para apresentar, de modo sucinto, reflexivo, consistente e criativo ideias capazes de revelar a sua visão mais crítica acerca das coisas do mundo e das realidades que os cercam. Portanto, é importante que sejam observados, por você, os tipos de dificuldades apresentados pela turma. Nesse contexto, é possível que os estudantes expressem, por exemplo, a necessidade de melhor compreensão acerca da organização das ideias dos textos, sua estrutura e uso adequado da linguagem característica de cada gênero. Além disso, podem ocorrer situações em que fique evidente a necessidade de ampliação do repertório leitor dos aprendizes, a fim de que tenham maiores condições de fundamentar, de modo consistente, as suas ideias. Assim, à medida que forem exercitando as práticas de leitura e escrita, poderão superar os desafios que surgirem ao longo do percurso.
Referências sobre o assunto:
KOCH, Ingedore Villaça.; ELIAS, Maria Vanda. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.
SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2014.
Programas. UOL. Disponível em http://www2.uol.com.br/cante/pparodia.htm. Acesso em: 10 de dez de 2018.
Significados. UOL. Disponível em https://www.significados.com.br/parodia. Acesso em: 10 de dez de 2018.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: