
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar situações de produção escrita, em grupo, a partir de assuntos de interesses dos alunos e do repertório que possuem acerca de leitura de livros, romances, contos, crônicas, narrativas de enigmas e outros gêneros conhecidos por eles.
Campo de atuação priorizado nessa atividade: todos os campos.
Justificativa: Aproximar os alunos, nos dois anos finais do ensino fundamental, da escrita de diferentes gêneros textuais e da compreensão de suas características específicas, possibilitando que eles ampliem sua experiência em diferentes campos de atuação (da vida cotidiana, da vida pública, artístico-literário e nos contextos das práticas de estudo e pesquisa) é fundamental para o exercício de múltiplas práticas de linguagem, intercâmbio cultural dos jovens e, sobretudo, para a retomada, ressignificação e consolidação das aprendizagens de anos anteriores. Envolvidos em situações de leitura e de escrita, poderão exercitar suas capacidades de análise, observação, reflexão e crítica social, uma vez que estarão inseridos em contextos de produção coletiva, desenvolvendo diferentes habilidades para lidar com desafios de maior complexidade - relacionados às diferentes áreas - e fortalecendo a autonomia, aprendendo, de modo mais substancial, a interagir com diferentes fontes de informação e conhecimento.
Materiais necessários: caderno, lápis, caneta, folhas avulsas.
Dificuldades antecipadas: Escrever é uma prática exigente, já que mobiliza diferentes saberes e competências. Nesse sentido, é provável que os alunos sintam-se mais desafiados nos momentos de produção de gêneros distintos, como esquetes, crônicas, notícias, pois, sobretudo, precisarão acionar suas experiências para apresentar, de modo sucinto, reflexivo, consistente e criativo ideias capazes de revelar a sua visão mais crítica acerca das coisas do mundo e das realidades que os cercam. Portanto, é importante que sejam observados, por você, os tipos de dificuldades apresentados pela turma. Nesse contexto, é possível que os estudantes expressem, por exemplo, a necessidade de melhor compreensão acerca da organização das ideias dos textos, sua estrutura e uso adequado da linguagem característica de cada gênero. Além disso, podem ocorrer situações em que fique evidente a necessidade de ampliação do repertório leitor dos aprendizes, a fim de que tenham maiores condições de fundamentar, de modo consistente, as suas ideias. Assim, à medida que forem exercitando as práticas de leitura e escrita, poderão superar os desafios que surgirem ao longo do percurso.
Referências sobre o assunto:
KOCH, Ingedore Villaça.; ELIAS, Maria Vanda. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.
SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2014.
Programas. UOL. Disponível em http://www2.uol.com.br/cante/pparodia.htm. Acesso em: 10 de dez de 2018.
Significados. UOL. Disponível em https://www.significados.com.br/parodia. Acesso em: 10 de dez de 2018.
Preparação:
Orientações
Tempo sugerido: 10 minutos
2. Acompanhe a turma nas situações de elaboração do planejamento, e verifique quais dúvidas e desafios vão surgindo, à medida que os alunos organizam as ideias e tentam responder às questões acima elencadas.
3. Estimule os alunos na busca de estratégias para a resolução dos desafios que, porventura, venham à tona na hora do planejamento, salientando para a turma a importância do trabalho em grupo. Nesse sentido, ressalte para os estudantes a relevância das trocas em equipe, uma vez que, de diferentes formas, avançamos e ampliamos as nossas experiências, além de permitir um espaço livre para construção e reconstruções do texto a partir de diferentes olhares do grupo.
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
4) Ressalte a importância do grupo reler o texto durante o processo de escrita para adequá-lo em relação aspectos apontados no item anterior.
Orientações:
AVALIAÇÃO
4. Sugestões para a revisão de texto:
Orientações:
7. Durante a escrita dos parágrafos, recomende aos alunos relê-los para estabelecer a coerência e coesão do texto. Peça aos alunos que retomem a situação comunicativa estabelecida no planejamento e as característica do gênero crônica, por exemplo: as características da crônica estão sendo respeitadas? Há o uso adequado da linguagem ?
8. Encerrada a produção do texto, solicite aos alunos que leiam-no para toda a turma.
Orientações:
Orientações:
5) Encerrada a retextualização do texto paródia, solicite os alunos que compartilhem e apresentem para o restante da turma.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui) e Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Diga aos alunos que a proposta da aula é realizar uma oficina de escrita levando em consideração a realidade do isolamento social. De forma prévia, peça que os alunos se organizem em grupos de até 4 integrante para produzir os seus textos e iniciar uma curadoria. Oriente que, a cada semana, um grupo faça a curadoria (pesquisa na internet, principalmente) para sugerir um tema aos colegas. Peça que o grupo responsável pela curadoria envie, então, um vídeo aos colegas explicando o tema e a proposta. Peça que os alunos iniciem o planejamento de seus textos (dê as dicas e as orientações dos planos de aula para orientar o planejamento dos grupos).
Desenvolvimento
Oriente que os alunos iniciem a produção textual considerando o planejamento feito anteriormente, observando o tema, o gênero, a finalidade comunicativa etc. Peça que os integrantes de cada grupo interajam e criem, colaborativamente, um texto pelo Google Docs.
Fechamento
Oriente, em um áudio, que os alunos façam a revisão e a edição dos textos produzidos. A cada semana, oriente que cada grupo responsável pela curadoria crie também alguns critérios de avaliação dos textos para que os colegas tenham parâmetros durante a produção.
Convite às famílias
Incentive também as famílias a participarem de todos os processos da aula: auxílio na curadoria, na produção textual, revisão do texto produzido etc. A participação das famílias, em tempos de isolamento social, é uma ferramenta imprescindível para o engajamento discente.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Jardelina Moura
Mentor: Ariane Paz
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Oficina de Escrita
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Periodicidade: Quinzenal
Prática de linguagem priorizada: Produção de texto
Dinâmica: PARTE 01- Preparação: curadoria do tema e subtema.PARTE 02- Planejamento e escrita do texto.PARTE 03- Revisão do texto.
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP50 EF69LP51
Sobre esta aula: esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar situações de produção escrita, em grupo, a partir de assuntos de interesses dos alunos e do repertório que possuem acerca de leitura de livros, romances, contos, crônicas, narrativas de enigmas e outros gêneros conhecidos por eles.
Campo de atuação priorizado nessa atividade: todos os campos.
Justificativa: Aproximar os alunos, nos dois anos finais do ensino fundamental, da escrita de diferentes gêneros textuais e da compreensão de suas características específicas, possibilitando que eles ampliem sua experiência em diferentes campos de atuação (da vida cotidiana, da vida pública, artístico-literário e nos contextos das práticas de estudo e pesquisa) é fundamental para o exercício de múltiplas práticas de linguagem, intercâmbio cultural dos jovens e, sobretudo, para a retomada, ressignificação e consolidação das aprendizagens de anos anteriores. Envolvidos em situações de leitura e de escrita, poderão exercitar suas capacidades de análise, observação, reflexão e crítica social, uma vez que estarão inseridos em contextos de produção coletiva, desenvolvendo diferentes habilidades para lidar com desafios de maior complexidade - relacionados às diferentes áreas - e fortalecendo a autonomia, aprendendo, de modo mais substancial, a interagir com diferentes fontes de informação e conhecimento.
Materiais necessários: caderno, lápis, caneta, folhas avulsas.
Dificuldades antecipadas: Escrever é uma prática exigente, já que mobiliza diferentes saberes e competências. Nesse sentido, é provável que os alunos sintam-se mais desafiados nos momentos de produção de gêneros distintos, como esquetes, crônicas, notícias, pois, sobretudo, precisarão acionar suas experiências para apresentar, de modo sucinto, reflexivo, consistente e criativo ideias capazes de revelar a sua visão mais crítica acerca das coisas do mundo e das realidades que os cercam. Portanto, é importante que sejam observados, por você, os tipos de dificuldades apresentados pela turma. Nesse contexto, é possível que os estudantes expressem, por exemplo, a necessidade de melhor compreensão acerca da organização das ideias dos textos, sua estrutura e uso adequado da linguagem característica de cada gênero. Além disso, podem ocorrer situações em que fique evidente a necessidade de ampliação do repertório leitor dos aprendizes, a fim de que tenham maiores condições de fundamentar, de modo consistente, as suas ideias. Assim, à medida que forem exercitando as práticas de leitura e escrita, poderão superar os desafios que surgirem ao longo do percurso.
Referências sobre o assunto:
KOCH, Ingedore Villaça.; ELIAS, Maria Vanda. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.
SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2014.
Programas. UOL. Disponível em http://www2.uol.com.br/cante/pparodia.htm. Acesso em: 10 de dez de 2018.
Significados. UOL. Disponível em https://www.significados.com.br/parodia. Acesso em: 10 de dez de 2018.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: