Plano de aula: Os efeitos de sentido provenientes do uso de advérbios no gênero conto de terror e suspense

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de suspense e de terror

Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Nesta aula o foco de estudo será o emprego dos advérbios como marcadores do modo como as ações acontecem no gênero conto de terror e suspense. Para isso, as atividades desenvolvidas partirão da materialidade linguística do texto, buscando identificar como os advérbios e as expressões temporais são utilizados com diferentes propósitos: demarcar a sequência temporal das ações, intensificá-las, localizá-las etc. E como, no gênero conto de terror e suspense, podem ser utilizados a fim de criar uma expectativa no leitor em relação aos acontecimentos narrados. Leia o conto “Sete ossos e uma maldição” da autora Rosa Amanda Strausz previamente. Dê atenção particular ao trecho que será utilizado neste aula. Identifique, neste trecho, os advérbios e expressões adverbiais.

Materiais necessários: Fotocópias do conto: “Sete ossos e uma maldição” da autora Rosa Amanda Strausz.

Informações sobre o gênero:

FREITAS, Bruna Longo Biasioli de. Um olhar semiótico sobre as obras de terror mais vendidas. Tese (doutorado). Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.

PERALTA, C., GIOVANE, F. O gênero conto de terror na sala de aula.

Disponível em: <http://www2.bage.ifsul.edu.br/encif2015/pdf/20150929213140000000.pdf>. Acesso em: 13 set. 2018.

Dificuldades antecipadas: Classificação dos advérbios e a relação entre a escolha dos mesmos e a finalidade comunicativa do gênero conto de suspense e terror.

Referências sobre o assunto:

CARVALHO, José Ricardo; SANTOS, Ana Cecília Nascimento. A compreensão dos mecanismos enunciativos na leitura do conto de terror “O gato preto”. Revista Fórum Identidades, v.21, mai-ago 2016. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/forumidentidades/article/viewFile/5888/4895>. Acesso em: 14 set. 2018.

DEFENDI, Cristina Lopomo; RAUBER, André Luiz. A categoria advérbio e a interface gramática e gramaticalização na aula de Língua Portuguesa. In: Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa (SIELP), 1, Uberlândia-MG, 2011. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/06/volume_1_artigo_014.pdf>. Acesso em: 13 set. de 2018.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A Inter-ação pela Linguagem. 8 ed. São Paulo: Contexto, 2003.

Tema da aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientações:

• Fale para os alunos que nesta aula eles observarão e analisarão, por meio de um trecho de um conto de suspense e terror, o emprego dos advérbios.
  • Explique que o tempo dos acontecimentos na narrativa são marcados pelo uso dos verbos, geralmente verbos no pretérito, mas que existem outros recursos na língua que contribuem com esse objetivo.
  • Pergunte se eles lembram o que são advérbios e qual a função deles em um texto. Peça para que deem exemplos. Caso eles não lembrem, cite alguns exemplos.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos