Plano de Aula

Plano de aula: Identificação do narrador e da tipologia descritiva no gênero conto de terror e suspense

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de suspense e de terror

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Prepare-se para apresentar aos alunos os três tipos de narrador. Você fará esta apresentação por meio do conto “O gato preto”, de Edgar Allan Poe. Busque exemplos de trechos, preferencialmente de outros contos de terror e suspense, em que os alunos possam perceber as diferenças entre cada tipo de narrador. Assista antes da aula ao vídeo baseado no conto para levar os alunos a perceber a intertextualidade presente entre o conto e a adaptação fílmica. Atente, nesta relação, para os diferentes efeitos de sentido provocados pela escolha do foco narrativo e pela caracterização dos personagens e cenários.

Materiais necessários: Aparelho de audiovisual.

Fotocópias do conto: “O gato preto”, de Edgar Allan Poe
Sugestão de vídeo: O gato preto. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=g18i5is2fMM> Acesso em: 24 de julho de 2018.

Informações sobre o gênero: Sobre as relações de intertextualidade em adaptações fílmicas, sobretudo de contos de terror e suspense, consulte:

SILVA, Odair José Moreira da. Do verbal ao visual: as estratégias da enunciação em duas narrativas de horror. Itinerários, Araraquara, n. 36, p.45-64, jan./jun. 2013. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/6392/4726> Acesso em: 24 de agosto de 2018.

FAGUNDES, Mirna Werner; STECZ, Solange Straube. Historietas assombradas: Intertextualidade e efeitos de sentido. O Mosaico – Revista de Pesquisa em Artes. Disponível em: <http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/mosaico/article/viewFile/278/pdf_13> Acesso em: 24 de agosto de 2018.

Dificuldades antecipadas: Os alunos não devem ter muitas dificuldades em identificar, no conto e na adaptação fílmica, o foco narrativo e a sequência textual descritiva. Entretanto, pode ser que eles tenham dificuldades em analisar a maneira como tais elementos são mobilizados nos dois gêneros em função da finalidade do gênero conto de terror e suspense - provocar a sensação de medo e/ou horror no leitor.

Referências sobre o assunto:

SILVA, Odair José Moreira da. Do verbal ao visual: as estratégias da enunciação em duas narrativas de horror. Itinerários, Araraquara, n. 36, p.45-64, jan./jun. 2013. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/6392/4726> Acesso em: 24 de agosto de 2018.

FAGUNDES, Mirna Werner; STECZ, Solange Straube. Historietas assombradas: Intertextualidade e efeitos de sentido. O Mosaico – Revista de Pesquisa em Artes. Disponível em: <http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/mosaico/article/viewFile/278/pdf_13> Acesso em: 24 de agosto de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Fale para os alunos que uma história sempre é contada por alguém.
  • Avise-os que nesta aula eles observarão quem conta o conto “O gato preto” e analisarão alguns aspectos relacionados à maneira como esta história é contada.
  • Distribua fotocópias do conto “O gato preto para os alunos”. O conto está dividido em 29 trechos, atente para o número de alunos na sala, caso haja um número inferior ao número de trechos, você poderá fazer a leitura de mais de um trecho. Caso o número de alunos seja superior ao número de trechos, peça que alguns alunos leiam em duplas. É importante que todos participem da atividade.
  • Fale para os alunos sobre a importância da entonação e da postura corporal durante a leitura e que todos devem se esforçar para prender a atenção dos ouvintes na história.
  • Leia expressivamente o primeiro trecho do conto e, em seguida, os alunos devem continuar a leitura, sempre em voz alta.
  • Questione os alunos sobre possíveis dúvidas em relação ao conto. Peça também que eles comentem o que acharam da leitura e que sensações ela provocou.

Materiais complementares: Fotocópias dos trechos do conto “O gato preto”. Para acessar este material, clique aqui

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos