Atividade para impressão - Conto "O elevador"
Conto "O elevador"
Plano de Aula
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de suspense e de terror
Por: Joice Eloi Guimarães
Informação salva com sucesso!
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Joice Eloi Guimarães
Mentor: Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Leitura coletiva de contos de suspense e terror
Finalidade da aula: Praticar a leitura em voz alta, bem como o uso de elementos não linguísticos da comunicação oral e produzir material de áudio.Ano:8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Conto de suspense e terror
Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos orais. Oralização.
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP53
Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Nesta aula os alunos devem ser motivados a praticar a leitura em voz alta, atentando para elementos não linguísticos da comunicação oral, como entonação, qualidade da voz, elocução e pausas e respiração, além de efeitos de sonoplastia. É importante deixá-los a par, desde o início, da finalidade desta aula: produzir um material de áudio com a gravação do conto lide por eles.
Materiais necessários:
Áudio “Nunca deixe as portas do armário abertas”.
Fotocópias do conto: aqui
STRAUSZ, Rosa Amanda. O elevador. In: Sete ossos e uma maldição. Rio de Janeiro: Rocco, 2006. (texto solicitado)
Informações sobre o gênero:
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, pp. 125-155.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco ‘falada’. In: DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2000, pp. 21-34.
Dificuldades antecipadas: A produção deste material exigirá dos alunos organização para o trabalho em equipe, talvez seja difícil para eles a produção do material fragmentado para posterior inclusão em um todo. Além disso, pode ser uma dificuldade para os alunos a utilização de meios para-linguísticos como a entonação, a respiração e a qualidade da voz, além da sonoplastia.
Referências sobre o assunto:
CAMPBELL, Joseph; MOYERS, Bill. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1990.
GIORDANO, Alessandra. A arte de contar histórias e o conto de tradição oral em práticas educativas. Constr. psicopedag. vol.21 no. 22, São Paulo, 2013, pp. 26-45.
WISNIK, J.M. O Som e o Sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSOEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).