Plano de aula: Leitura coletiva de contos de suspense e terror

Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de suspense e de terror

Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Nesta aula os alunos devem ser motivados a praticar a leitura em voz alta, atentando para elementos não linguísticos da comunicação oral, como entonação, qualidade da voz, elocução e pausas e respiração, além de efeitos de sonoplastia. É importante deixá-los a par, desde o início, da finalidade desta aula: produzir um material de áudio com a gravação do conto lide por eles.

Materiais necessários:

Áudio “Nunca deixe as portas do armário abertas”.

STRAUSZ, Rosa Amanda. O elevador. In: Sete ossos e uma maldição. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

Informações sobre o gênero:

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, pp. 125-155.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco ‘falada’. In: DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2000, pp. 21-34.

Dificuldades antecipadas: A produção deste material exigirá dos alunos organização para o trabalho em equipe, talvez seja difícil para eles a produção do material fragmentado para posterior inclusão em um todo. Além disso, pode ser uma dificuldade para os alunos a utilização de meios para-linguísticos como a entonação, a respiração e a qualidade da voz, além da sonoplastia.

Referências sobre o assunto:

CAMPBELL, Joseph; MOYERS, Bill. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1990.

GIORDANO, Alessandra. A arte de contar histórias e o conto de tradição oral em práticas educativas. Constr. psicopedag. vol.21 no. 22, São Paulo, 2013, pp. 26-45.

WISNIK, J.M. O Som e o Sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

Tema da aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientações:

• Estimule os alunos a responderem a pergunta orientadora. Você pode projetá-la ou, caso não disponha desse recurso, escreva no quadro.
  • Peça que falem sobre suas experiências em ouvir histórias que provocaram neles sensações de medo.
  • Quem contou essas histórias?
  • Em que momento da vida deles isso ocorreu?
  • Por que eles sentiram medo ao ouvi-las?

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos