Plano de Aula

Plano de aula: Produção de texto dramático escrito: planejamento

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático (esquetes e peças curtas)

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Texto dramático (esquetes e peças curtas) e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção de textos.

Materiais necessários: Para esta aula são necessários cópias dos textos que serão utilizados, quadro, computador e projetor, livros infantis com contos de fadas clássicos.

Informações sobre o gênero: Texto dramático (esquetes, peças curtas)

O gênero Dramático é um dos três gêneros literários, junto com o Lírico e o Épico. Diferentemente de outros textos narrativos, o dramático, ou teatral, é feito para ser encenado, e não para ser contado; sendo assim, não é necessária a presença de um narrador. O texto teatral apresenta em sua estrutura três elementos básicos: as falas, os personagens e as rubricas. É interessante observar que a palavra “drama” tem origem grega e significa “ação”, ficando assim mais fácil de constatar que a ação é o elemento caracterizador deste gênero. Por este motivo, a linguagem corporal tem fundamental importância no momento da encenação, tornando-se, junto com a linguagem verbal, dinâmica, expressiva e envolvente.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em planejar o texto, uma vez que podem não estar acostumados a realizar este procedimento.
Por isso, indica-se uma tabela de planejamento para nortear o processo.

Referências sobre o assunto:

CHANDRASEGARAN, Antonia. A intervenção como recurso no processo da escrita. São Paulo: SBS Livraria, 2003. Tradução de Rosana Sakugawa Ramos Cruz Gouveia.

COBRA, Rubem Queiroz. Como escrever uma peça de teatro. Disponível em: <http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatroscript.html>. Acesso em: 3 dez. 2018.

DIANA, Daniela. Gênero dramático. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/>. Acesso em: 3 dez. 2018.

DIANA, Daniela. Texto teatral. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/>. Acesso em: 29 nov. 2018.

FORMAGIO, Amélia Zenir Coral. Transposição do conto para a peça teatral. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2009_uem_portugues_md_amelia_zenir_coral.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2018.

MACHADO, Maria Clara. A aventura do teatro & como fazer teatrinho de bonecos. Rio de Janeiro: Singular, 2009. 2ª edição.

NOVA ESCOLA. Adaptação de conto para peça teatral. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/5407/adaptacao-de-conto-para-peca-teatral>.
Acesso em: 3 dez. 2018.

VASCONCELOS, Ângela do Céo Gonzaga. Produção textual e encenação com base em histórias infantis. Disponível em: <http://teatronaescola.com/index.php/noticias/item/114-producao-textual-e-encenacao-com-base-em-historias-infantis>. Acesso em: 3 dez. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Informe aos alunos que nesta aula eles irão retomar os conhecimentos que já possuem sobre as características do texto dramático, observando especificamente aspectos ligados à escrita. Pergunte a eles: Que característica eles já conhecem em relação ao texto dramático? (Espera-se que respondam:
    é um texto para ser encenado, possui personagens, cenários, figurino, etc.) Por onde começariam a produção de um texto dramático? (Com base em uma história conhecida, criando a história, pensando no cenário etc.) Que dificuldades eles acreditam que teriam? (Não saber por onde começar, ter dificuldade para escolher a história e desenvolver o texto completo etc.)
  • Estas perguntas servem de motivação para que os alunos apresentem suas dificuldades em relação à escrita, e é um momento propício para a professor introduzir a importância do planejamento no sentido de auxiliar a organização das ideias para posterior textualização.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos