Atividade para impressão -atividade anterior a aula: textos e tabela comparativa
Textos e tabela comparativa
Plano de Aula
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático (esquetes e peças curtas)
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Texto dramático (esquetes e peças curtas) e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção de textos.
Materiais necessários: Para esta aula são necessários cópias dos textos que serão utilizados, quadro, computador e projetor, livros infantis com contos de fadas clássicos.
Informações sobre o gênero: Texto dramático (esquetes, peças curtas)
O gênero Dramático é um dos três gêneros literários, junto com o Lírico e o Épico. Diferentemente de outros textos narrativos, o dramático, ou teatral, é feito para ser encenado, e não para ser contado; sendo assim, não é necessária a presença de um narrador. O texto teatral apresenta em sua estrutura três elementos básicos: as falas, os personagens e as rubricas. É interessante observar que a palavra “drama” tem origem grega e significa “ação”, ficando assim mais fácil de constatar que a ação é o elemento caracterizador deste gênero. Por este motivo, a linguagem corporal tem fundamental importância no momento da encenação, tornando-se, junto com a linguagem verbal, dinâmica, expressiva e envolvente.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em planejar o texto, uma vez que podem não estar acostumados a realizar este procedimento.
Por isso, indica-se uma tabela de planejamento para nortear o processo.
Referências sobre o assunto:
CHANDRASEGARAN, Antonia. A intervenção como recurso no processo da escrita. São Paulo: SBS Livraria, 2003. Tradução de Rosana Sakugawa Ramos Cruz Gouveia.
COBRA, Rubem Queiroz. Como escrever uma peça de teatro. Disponível em: <http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatroscript.html>. Acesso em: 3 dez. 2018.
DIANA, Daniela. Gênero dramático. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/>. Acesso em: 3 dez. 2018.
DIANA, Daniela. Texto teatral. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/>. Acesso em: 29 nov. 2018.
FORMAGIO, Amélia Zenir Coral. Transposição do conto para a peça teatral. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2009_uem_portugues_md_amelia_zenir_coral.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2018.
MACHADO, Maria Clara. A aventura do teatro & como fazer teatrinho de bonecos. Rio de Janeiro: Singular, 2009. 2ª edição.
NOVA ESCOLA. Adaptação de conto para peça teatral. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/5407/adaptacao-de-conto-para-peca-teatral>.
Acesso em: 3 dez. 2018.
VASCONCELOS, Ângela do Céo Gonzaga. Produção textual e encenação com base em histórias infantis. Disponível em: <http://teatronaescola.com/index.php/noticias/item/114-producao-textual-e-encenacao-com-base-em-historias-infantis>. Acesso em: 3 dez. 2018.
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
Atividade para impressão -atividade anterior a aula: textos e tabela comparativa
Textos e tabela comparativa
Resolução - tabela comparativa
Tabela comparativa
Atividade para impressão - Tabela de planejamento
Tabela de planejamento
Resolução da atividade para impressão -tabela de planejamento
Tabela de planejamento
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Faça um vídeo para sua turma explicando que nesta aula irão planejar, em duplas, a adaptação de um conto de fadas para texto dramático. Para isso, deverão escolher um conto de fadas de sua preferência. Porém, antes de fazer essa escolha, é importante que se apropriem de como se faz uma adaptação. Mostre em seu vídeo os textos do plano, disponíveis aqui: o conto de fadas “Era uma vez um reino sonolento” e sua adaptação para texto dramático. Aponte, de forma sucinta, como fazer essa adaptação. No vídeo, preencha a tabela comparativa, disponível aqui, para que os alunos compreendam como deverão fazer com os contos que escolherem. Encerre o vídeo estabelecendo um prazo para que escolham suas duplas e qual conto de fadas irão adaptar. Acompanhe seus alunos pelos canais já combinados por vocês, enviando sugestões de contos de fadas aos que precisarem.
Desenvolvimento
Após todos terem escolhido seu conto de fadas, compartilhe com eles a tabela de planejamento sugerida no plano, disponível aqui, para que pensem em como irão escrever. Auxilie-os explicando o que for necessário via WhastApp. Estabeleça um prazo e peça que todas as duplas publiquem seus planejamentos em uma pasta específica para esta atividade no Google Drive (sugestão). Após todos terem publicado, peça (por áudio ou por escrito) que os alunos leiam as produções dos colegas para que aprendam com seus pares. Solicite que cada dupla comente o planejamento de outra (organize esse esquema para que ninguém fique de fora da atividade), comentando nos Docs compartilhados dos colegas os aspectos positivos e o que poderia ser melhorado, com sugestões. Combine um prazo para essas leituras.
Fechamento
Finalize a aula enviando um comentário por escrito a todos, retomando brevemente as atividades desenvolvidas e destacando o que os alunos puderam aprender ao realizar a atividade da tabela comparativa e ao desenvolver a tabela de planejamento. Caso haja possibilidade, promova uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e realize o passo a passo do slide de Fechamento para aproveitar esse momento de interação ao vivo.
Convite às famílias
As famílias podem auxiliar na escolha do Conto de Fadas a ser adaptado.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Wania Silva
Mentor: Luciana Soares
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Produção de texto dramático escrito: planejamento
Finalidade da aula: Retomar as características de um texto dramático escrito com o objetivo de elaborar o planejamento de uma adaptação de contos de fadas para o teatro e compreender a importância do planejamento para a produção escrita. Ano:6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Texto dramático (esquetes, peças curtas)
Objeto(s) do conhecimento: Relação entre textos/consideração das condições de produção. Estratégias de produção: planejamento, textualização, revisão e edição.
Prática de linguagem: Produção de textos
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP50/EF69PL51
Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Texto dramático (esquetes e peças curtas) e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção de textos.
Materiais necessários: Para esta aula são necessários cópias dos textos que serão utilizados, quadro, computador e projetor, livros infantis com contos de fadas clássicos.
Informações sobre o gênero: Texto dramático (esquetes, peças curtas)
O gênero Dramático é um dos três gêneros literários, junto com o Lírico e o Épico. Diferentemente de outros textos narrativos, o dramático, ou teatral, é feito para ser encenado, e não para ser contado; sendo assim, não é necessária a presença de um narrador. O texto teatral apresenta em sua estrutura três elementos básicos: as falas, os personagens e as rubricas. É interessante observar que a palavra “drama” tem origem grega e significa “ação”, ficando assim mais fácil de constatar que a ação é o elemento caracterizador deste gênero. Por este motivo, a linguagem corporal tem fundamental importância no momento da encenação, tornando-se, junto com a linguagem verbal, dinâmica, expressiva e envolvente.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em planejar o texto, uma vez que podem não estar acostumados a realizar este procedimento.
Por isso, indica-se uma tabela de planejamento para nortear o processo.
Referências sobre o assunto:
CHANDRASEGARAN, Antonia. A intervenção como recurso no processo da escrita. São Paulo: SBS Livraria, 2003. Tradução de Rosana Sakugawa Ramos Cruz Gouveia.
COBRA, Rubem Queiroz. Como escrever uma peça de teatro. Disponível em: <http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatroscript.html>. Acesso em: 3 dez. 2018.
DIANA, Daniela. Gênero dramático. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/>. Acesso em: 3 dez. 2018.
DIANA, Daniela. Texto teatral. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/>. Acesso em: 29 nov. 2018.
FORMAGIO, Amélia Zenir Coral. Transposição do conto para a peça teatral. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2009_uem_portugues_md_amelia_zenir_coral.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2018.
MACHADO, Maria Clara. A aventura do teatro & como fazer teatrinho de bonecos. Rio de Janeiro: Singular, 2009. 2ª edição.
NOVA ESCOLA. Adaptação de conto para peça teatral. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/5407/adaptacao-de-conto-para-peca-teatral>.
Acesso em: 3 dez. 2018.
VASCONCELOS, Ângela do Céo Gonzaga. Produção textual e encenação com base em histórias infantis. Disponível em: <http://teatronaescola.com/index.php/noticias/item/114-producao-textual-e-encenacao-com-base-em-historias-infantis>. Acesso em: 3 dez. 2018.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: