Plano de Aula

Plano de aula: Produção de poemas de forma fixa e livre

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poema de forma livre e fixa

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Poema e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

,

Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, telefone, lápis, papel.

Informações sobre o gênero: O Poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em inserir e relacionar os recursos visuais com a produção textual e podem não ter se apropriado dos conceitos de verso fixo.

Referências sobre o assunto:

GEBARA, Ana Elvira Luciano. O poema, um texto marginalizado. In: CHIAPPINI, Lígia (coord. geral). Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. 2ª ed. João Pessoa: Idéia, 2002.

SORRENTI, Neusa. A poesia vai à escola: reflexões, comentários e dicas de atividades. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. Capítulo “A poesia”, p. 83-98.

TAVARES, B. Contando histórias em versos. Poesia e romanceiro popular no Brasil. São Paulo: Ed 34, 2005. Parte I. A poesia. p.15-57.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Peça para que os alunos se organizem em duplas. É importante que estas duplas se mantenham ao longo de todo o processo de pesquisa e produção dos textos.
  • Apresente aos alunos o título da aula e explique que este será o momento em que eles produzirão a primeira versão do poema, que pode ser de forma fixa ou livre.
  • Retome com a sala quais foram os temas e as formas dos poemas escolhidos pelas duplas e registre no quadro estas informações. Se houver dúvidas sobre esta questão, retome a aula 13 desta sequência de planos de aula e elabore uma nova tabela compilando as informações de todos os grupos. Você pode compartilhar esta tabela com toda a sala, se julgar necessário.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos