Plano de Aula

Plano de aula: Produção de poemas de forma fixa e livre

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poema de forma livre e fixa

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Poema e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

,

Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, telefone, lápis, papel.

Informações sobre o gênero: O Poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em inserir e relacionar os recursos visuais com a produção textual e podem não ter se apropriado dos conceitos de verso fixo.

Referências sobre o assunto:

GEBARA, Ana Elvira Luciano. O poema, um texto marginalizado. In: CHIAPPINI, Lígia (coord. geral). Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. 2ª ed. João Pessoa: Idéia, 2002.

SORRENTI, Neusa. A poesia vai à escola: reflexões, comentários e dicas de atividades. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. Capítulo “A poesia”, p. 83-98.

TAVARES, B. Contando histórias em versos. Poesia e romanceiro popular no Brasil. São Paulo: Ed 34, 2005. Parte I. A poesia. p.15-57.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Peça para que os alunos se organizem em duplas. É importante que estas duplas se mantenham ao longo de todo o processo de pesquisa e produção dos textos.
  • Apresente aos alunos o título da aula e explique que este será o momento em que eles produzirão a primeira versão do poema, que pode ser de forma fixa ou livre.
  • Retome com a sala quais foram os temas e as formas dos poemas escolhidos pelas duplas e registre no quadro estas informações. Se houver dúvidas sobre esta questão, retome a aula 13 desta sequência de planos de aula e elabore uma nova tabela compilando as informações de todos os grupos. Você pode compartilhar esta tabela com toda a sala, se julgar necessário.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos