Plano de Aula

Plano de aula: Produção de textos: coletânea de cordéis

Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Cordel

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de produção textual.

Materiais necessários: Prepare e imprima os textos e atividades sugeridas no plano.

Informações sobre o gênero: O gênero cordel, que será abordado nessa sequência, é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel trazem, também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras, uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.

Dificuldades antecipadas: Reconhecer e reproduzir, de acordo com a mensagem dos textos, as marcas da oralidade.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Márcia.Histórias de cordéis e folhetos. Campinas: Mercado de Letras,1999.

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742>. Acesso em: 12 jan. 2019.

MORAIS,Regina Aparecida.O Cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem:formação humana, diversidade e cultura.Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126>. Acesso em: 12 jan. 2019.TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: <https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969>. Acesso em: 12 jan. 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos que, nesta aula, eles farão a reescrita no texto já revisado para produzir os folhetos.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos