
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Autobiografia e Depoimento
Atenção!
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.
Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.
Atenção!
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.
Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.
Atenção!
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.
Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.
Atenção!
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.
Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Wikipedia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Antonio_Prata;
Entrevista de Antonio Prata com o jornalista Pedro Bial sobre o livro "Nu, de botas". Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/5998670/;
Crônicas de Antonio Prata no jornal Folha de S. Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/antonioprata/
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Atenção: esta adaptação reúne os três planos de aula de produção de autobiografia.
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades de produção textual;
Editor de texto como Word ou similar, no computador, ou Notas (editáveis), no celular. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias;
Google Sites: criação, nomeação e cópia (tutoriais disponíveis aqui e aqui) ou
Padlet para compartilhar os vídeos criados pela turma (tutorial disponível aqui);
Sites para curadoria de imagens com licença aberta (creative commons): Pixabay, disponível aqui; Pxhere, disponível aqui; Unsplash, disponível aqui; Pexels, disponível aqui; PublicDomainPictures, disponível aqui; Nappy, disponível aqui.
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui);
Editor de texto colaborativo Google Docs (tutorial disponível aqui).
Orientações iniciais
Para a produção de um relato autobiográfico, reunimos nesta adaptação os três últimos planos de aula previstos na sequência LPO7_07SQA, sobre o gênero autobiografia, os quais trabalham com as três etapas essenciais para a produção textual: planejamento, desenvolvimento e revisão/reescrita, descritas, a seguir, na introdução, desenvolvimento e fechamento desta adaptação, respectivamente.
Procuramos manter, de forma resumida, as principais orientações e atividades de cada um desses planos, adequando-os para o Ensino Remoto de modo a permitir que os estudantes possam elaborar seus textos de maneira sistematizada e acompanhada, utilizando propostas colaborativas, rubricas com critérios de avaliação e socialização de produções.
Elabore uma mensagem para ser enviada aos estudantes por áudio, vídeo ou texto escrito, com imagens ou não, apresentando o tema desta sequência de produção textual, que deverá ser realizada em três aulas, intercaladas, no período de 10 dias, em média. Esse procedimento é necessário para que os estudantes tenham tempo hábil para realizar o processo de produção textual. Faça um cronograma com as datas das aulas correspondentes à Introdução (Planejando um relato autobiográfico); Desenvolvimento (Redigir um relato autobiográfico) e Fechamento (Revisão e publicação do relato autobiográfico, no Google Site ou no mural do Padlet criado pelo professor).
Introdução
A sugestão de adaptação desta etapa corresponde ao plano LPO7_07SQA13.
Envie um áudio aos alunos com a seguinte pergunta: sua vida daria um livro? Explique que nas próximas aulas eles terão como missão planejar, revisar, editar e publicar uma autobiografia, em uma página na internet que será criada por você, no Google Sites ou no Padlet. Diga que, para começar a pensar no planejamento de suas autobiografias, eles irão analisar algumas capas de livros autobiográficos e seus títulos. Ainda nesse áudio, relembre com os alunos as características do gênero autobiografia, conforme a sugestão do slide de introdução do plano original. Envie aos alunos as imagens das capas apresentadas na introdução do plano original e diga para se inspirarem nelas na escrita. Nesse contato, anuncie que irão começar o planejamento do capítulo inicial de sua autobiografia. Estimule-os a pensar na trajetória de vida deles e a escolher um acontecimento para iniciar a narrativa. Oriente-os quanto ao planejamento do texto, conforme as sugestões do slide de desenvolvimento. Estabeleça um prazo para a realização do planejamento e entrega do esboço a você. Explique que o texto será retomado na próxima aula. Faça comentários nos textos planejados pelos alunos, como a importância do título, palavras que dizem respeito a referências do passado, adjetivos, advérbios e locuções adverbiais, marcadores temporais, o uso da primeira pessoa, pois o narrador é personagem.
Desenvolvimento
A sugestão de adaptação desta etapa corresponde ao plano LPO7_07SQA14.
Se possível, organize um encontro síncrono para realizar com os alunos a atividade da introdução do plano de aula, a apresentação dos comentários dos autores da autobiografia de Antonio Prata, trecho do texto etc. Caso não seja possível, grave uma videoaula com a análise feita por você e envie aos alunos para reforçar o estudo sobre as características do gênero e o alcance aos leitores.
Previamente, digite em um arquivo Word as dicas do segundo slide de desenvolvimento do plano. Envie aos alunos essas dicas, juntamente com o esboço do planejamento que fizeram na etapa anterior, com seus comentários e dicas de melhoria, para que retomem sua escrita e avancem no texto. Estabeleça um prazo para a continuação da escrita. Dessa vez, o texto não precisa ser enviado a você. Explique aos alunos que na próxima etapa o texto será revisado entre pares e editado e publicado na página criada por você.
Fechamento
A sugestão de adaptação desta etapa corresponde ao plano LPO7_07SQA15.
Envie um áudio aos alunos explicando que nesta aula será feita uma revisão entre pares do texto autobiográfico. Escolha as duplas que trocarão os textos para leitura e revisão, e peça que troquem os textos entre si. Envie a tabela com os parâmetros de revisão. A tabela é apenas uma sugestão; caso seja possível realizar um encontro síncrono nessa etapa inicial, ela pode ser discutida com os alunos e melhorada. Antes que iniciem a revisão do texto dos colegas, relembre algumas etapas desse processo, enfatizando o compromisso com a atividade para o aperfeiçoamento dos textos e a atitude respeitosa frente à produção do outro. Estimule-os a efetuar a revisão e deixar um recado para o colega.
Após essa etapa, os textos revisados devem voltar para seus autores, para que a reescrita seja efetuada. Ressalte que reescrever não é passar o texto a limpo, não é apenas cuidar da letra e/ou da organização do texto no papel, ou apenas da ortografia e da pontuação. A reescrita demanda a disponibilidade de rever escolhas no texto, de escrever de novo com outras palavras, de acrescentar informações, isto é, de realmente colocar de novo a mão na massa de palavras, acrescentar fermento para que elas cresçam, se entrelacem e façam surgir um texto que expresse bem aquilo que o autor-narrador-personagem planejou dizer.
Antes da publicação das versões finais, é necessário ler as produções dos alunos. Por isso, estabeleça um prazo para que a reescrita seja realizada e o texto entregue a você.
Após essa etapa, publique os textos no Google Sites ou no Padlet, em um mural criado por você. Estimule os alunos a escolherem uma imagem para ser postada junto com o texto; para isso, utilize os sites de acervos abertos, indicados nesta adaptação.
Convite às famílias
Desde o início desta sequência de aulas, compartilhe com as famílias esse processo de produção, o cronograma e os procedimentos necessários para um bom resultado, de forma que os responsáveis possam auxiliar os estudantes a se organizar para elaborarem o texto.
Lembre os responsáveis de que eles podem auxiliar estabelecendo horários para essa produção, de forma a facilitar a concentração do estudante.
Ao final, envie um convite para que todos da família leiam os relatos autobiográficos, visitem o site e deixem seus comentários motivando os estudantes para novas produções. Deixe também seus comentários para cada um, apontando, em primeiro lugar, as potencialidades do trabalho realizado.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: