Plano de Aula
Plano de aula: Minha vida, nossas vidas
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Autobiografia e Depoimento
Sobre este plano
Atenção!
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.
Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.
Sobre este plano
Atenção!
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.
Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.
Sobre este plano
Atenção!
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.
Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.
Sobre este plano
Atenção!
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.
Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.
Introdução ou preparação
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Explique à turma que você vai apresentar comentários que leitores fizeram em dois blogs sobre a autobiografia do escritor e roteirista paulistano Antonio Prata.
- Inicie pela leitura do post de Auana Sonsin, no blog Depois dos quinze. Disponível em: http://www.depoisdosquinze.com/2016/04/04/resenha-nu-de-botas-livro-de-antonio-prata/
Introdução ou preparação
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Leia o post no blog Literar, de Luiz Marcatto. Disponível em: https://www.literar.com.br/nu-de-botas/
- Incentive os alunos a compararem os dois comentários e a discutirem em grupos sobre o que podem esperar da autobiografia de Antonio Prata.
- Para saber mais, sugerimos:
Wikipedia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Antonio_Prata;
Entrevista de Antonio Prata com o jornalista Pedro Bial sobre o livro "Nu, de botas". Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/5998670/;
Crônicas de Antonio Prata no jornal Folha de S. Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/antonioprata/
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- A sequência de atividades de produção de texto propõe a elaboração de um blog coletivo da classe. Explique aos alunos que a autobiografia será publicada nesse espaço na internet, ao apresentar a atividade desta aula: a escrita da autobiografia de acordo com o roteiro de planejamento realizado na aula anterior.
- Nesta aula, o trecho da autobiografia “Nu, de botas”, de Antonio Prata, foi escolhido para motivar os estudantes a olharem o passado por meio do olhar do presente, ao escolherem acontecimentos significativos na sua vida para narrar e refletir sobre eles.
- Projete (ou entregue cópias impressas) e leia em voz alta o texto. Durante a leitura, mostre para os alunos como o autor coloca as duas vozes, a que narra os acontecimentos e a que comenta os fatos narrados.
Desenvolvimento (continuação)
Orientações:
- Após a leitura, estimule os comentários sobre as descobertas dos alunos.
- Chame a atenção para a importância do título e das palavras que digam respeito a referências do passado do autor [be-á-bá, linóleo, primário, Jetsons].
- Observe o movimento do todo, a escola no primeiro parágrafo, para uma parte que o compõe, o laboratório, no segundo parágrafo.
- Descubram os elementos que fazem o “elo entre passado e o futuro” no segundo parágrafo.
- A autobiografia e? a verdade construi?da pelo autor sobre ele mesmo, uma realidade narrativa, em que as fronteiras entre realidade/ficc?a?o se tornam difi?ceis de distinguir. A memo?ria e? incapaz de garantir a fidelidade das experiências vividas, ainda que se tente conscientemente faze?-lo. Na?o so? porque partes dos acontecimentos são esquecidas, mas tambe?m porque narrar o vivido e? um ato de reinterpretac?a?o conti?nua do passado. O autor-narrador-personagem se transforma com o tempo, assim, a partir do contexto em que vive narra e analisa as ações vividas e os contextos experienciados anteriormente. Por que Antonio Prata escolheu narrar a experiência no laboratório? Por que ela foi marcante na sua vida?
- As autobiografias sa?o textos em que autor-narrador-personagem se concentram, portanto servem à construc?a?o desse autor por meio do discurso, ao mesmo tempo em que narra, torna-se autor. São também a visão que o escritor decide mostrar de si mesmo. Sendo assim, a forma de apresentac?a?o do autor-narrador-personagem passa a ser central na escrita do capítulo inicial para que o leitor comece a construir essa imagem. Que imagem o leitor pode fazer de Antonio Prata ao fim do capítulo?
Desenvolvimento (continuação)
Orientações:
- Entregue os roteiros de planejamento realizados na aula anterior com seus comentários. Solicite que leiam e decidam sobre que momento da sua experiência irão narrar no primeiro capítulo. Que acontecimento pode interessar ao leitor, para que ele se identifique com sua narrativa?
- Peça que usem o roteiro como apoio para a escrita.
- Leia as dicas do slide, recuperando o que foi estudado sobre o gênero autobiografia.
- Em seguida, os alunos começarão a escrever a autobiografia. Circule entre os escritores, leia trechos, tire dúvidas sobre sentidos de palavras, relembre o uso dos marcadores temporais, verifique a coerência na narrativa dos acontecimentos.
Fechamento ou conclusão
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Explique que na aula seguinte será feita a edição do texto.
- Peça para que comentem brevemente sobre que fato da sua experiência escolheram narrar e por que motivo o escolheram.
- Pergunte sobre dificuldades que encontraram na escrita, para que você possa preparar a atividade de edição e revisão para a aula seguinte.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Atenção: esta adaptação reúne os três planos de aula de produção de autobiografia.
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades de produção textual;
Editor de texto como Word ou similar, no computador, ou Notas (editáveis), no celular. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias;
Google Sites: criação, nomeação e cópia (tutoriais disponíveis aqui e aqui) ou
Padlet para compartilhar os vídeos criados pela turma (tutorial disponível aqui);
Sites para curadoria de imagens com licença aberta (creative commons): Pixabay, disponível aqui; Pxhere, disponível aqui; Unsplash, disponível aqui; Pexels, disponível aqui; PublicDomainPictures, disponível aqui; Nappy, disponível aqui.
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui);
Editor de texto colaborativo Google Docs (tutorial disponível aqui).
Orientações iniciais
Para a produção de um relato autobiográfico, reunimos nesta adaptação os três últimos planos de aula previstos na sequência LPO7_07SQA, sobre o gênero autobiografia, os quais trabalham com as três etapas essenciais para a produção textual: planejamento, desenvolvimento e revisão/reescrita, descritas, a seguir, na introdução, desenvolvimento e fechamento desta adaptação, respectivamente.
Procuramos manter, de forma resumida, as principais orientações e atividades de cada um desses planos, adequando-os para o Ensino Remoto de modo a permitir que os estudantes possam elaborar seus textos de maneira sistematizada e acompanhada, utilizando propostas colaborativas, rubricas com critérios de avaliação e socialização de produções.
Elabore uma mensagem para ser enviada aos estudantes por áudio, vídeo ou texto escrito, com imagens ou não, apresentando o tema desta sequência de produção textual, que deverá ser realizada em três aulas, intercaladas, no período de 10 dias, em média. Esse procedimento é necessário para que os estudantes tenham tempo hábil para realizar o processo de produção textual. Faça um cronograma com as datas das aulas correspondentes à Introdução (Planejando um relato autobiográfico); Desenvolvimento (Redigir um relato autobiográfico) e Fechamento (Revisão e publicação do relato autobiográfico, no Google Site ou no mural do Padlet criado pelo professor).
Introdução
A sugestão de adaptação desta etapa corresponde ao plano LPO7_07SQA13.
Envie um áudio aos alunos com a seguinte pergunta: sua vida daria um livro? Explique que nas próximas aulas eles terão como missão planejar, revisar, editar e publicar uma autobiografia, em uma página na internet que será criada por você, no Google Sites ou no Padlet. Diga que, para começar a pensar no planejamento de suas autobiografias, eles irão analisar algumas capas de livros autobiográficos e seus títulos. Ainda nesse áudio, relembre com os alunos as características do gênero autobiografia, conforme a sugestão do slide de introdução do plano original. Envie aos alunos as imagens das capas apresentadas na introdução do plano original e diga para se inspirarem nelas na escrita. Nesse contato, anuncie que irão começar o planejamento do capítulo inicial de sua autobiografia. Estimule-os a pensar na trajetória de vida deles e a escolher um acontecimento para iniciar a narrativa. Oriente-os quanto ao planejamento do texto, conforme as sugestões do slide de desenvolvimento. Estabeleça um prazo para a realização do planejamento e entrega do esboço a você. Explique que o texto será retomado na próxima aula. Faça comentários nos textos planejados pelos alunos, como a importância do título, palavras que dizem respeito a referências do passado, adjetivos, advérbios e locuções adverbiais, marcadores temporais, o uso da primeira pessoa, pois o narrador é personagem.
Desenvolvimento
A sugestão de adaptação desta etapa corresponde ao plano LPO7_07SQA14.
Se possível, organize um encontro síncrono para realizar com os alunos a atividade da introdução do plano de aula, a apresentação dos comentários dos autores da autobiografia de Antonio Prata, trecho do texto etc. Caso não seja possível, grave uma videoaula com a análise feita por você e envie aos alunos para reforçar o estudo sobre as características do gênero e o alcance aos leitores.
Previamente, digite em um arquivo Word as dicas do segundo slide de desenvolvimento do plano. Envie aos alunos essas dicas, juntamente com o esboço do planejamento que fizeram na etapa anterior, com seus comentários e dicas de melhoria, para que retomem sua escrita e avancem no texto. Estabeleça um prazo para a continuação da escrita. Dessa vez, o texto não precisa ser enviado a você. Explique aos alunos que na próxima etapa o texto será revisado entre pares e editado e publicado na página criada por você.
Fechamento
A sugestão de adaptação desta etapa corresponde ao plano LPO7_07SQA15.
Envie um áudio aos alunos explicando que nesta aula será feita uma revisão entre pares do texto autobiográfico. Escolha as duplas que trocarão os textos para leitura e revisão, e peça que troquem os textos entre si. Envie a tabela com os parâmetros de revisão. A tabela é apenas uma sugestão; caso seja possível realizar um encontro síncrono nessa etapa inicial, ela pode ser discutida com os alunos e melhorada. Antes que iniciem a revisão do texto dos colegas, relembre algumas etapas desse processo, enfatizando o compromisso com a atividade para o aperfeiçoamento dos textos e a atitude respeitosa frente à produção do outro. Estimule-os a efetuar a revisão e deixar um recado para o colega.
Após essa etapa, os textos revisados devem voltar para seus autores, para que a reescrita seja efetuada. Ressalte que reescrever não é passar o texto a limpo, não é apenas cuidar da letra e/ou da organização do texto no papel, ou apenas da ortografia e da pontuação. A reescrita demanda a disponibilidade de rever escolhas no texto, de escrever de novo com outras palavras, de acrescentar informações, isto é, de realmente colocar de novo a mão na massa de palavras, acrescentar fermento para que elas cresçam, se entrelacem e façam surgir um texto que expresse bem aquilo que o autor-narrador-personagem planejou dizer.
Antes da publicação das versões finais, é necessário ler as produções dos alunos. Por isso, estabeleça um prazo para que a reescrita seja realizada e o texto entregue a você.
Após essa etapa, publique os textos no Google Sites ou no Padlet, em um mural criado por você. Estimule os alunos a escolherem uma imagem para ser postada junto com o texto; para isso, utilize os sites de acervos abertos, indicados nesta adaptação.
Convite às famílias
Desde o início desta sequência de aulas, compartilhe com as famílias esse processo de produção, o cronograma e os procedimentos necessários para um bom resultado, de forma que os responsáveis possam auxiliar os estudantes a se organizar para elaborarem o texto.
Lembre os responsáveis de que eles podem auxiliar estabelecendo horários para essa produção, de forma a facilitar a concentração do estudante.
Ao final, envie um convite para que todos da família leiam os relatos autobiográficos, visitem o site e deixem seus comentários motivando os estudantes para novas produções. Deixe também seus comentários para cada um, apontando, em primeiro lugar, as potencialidades do trabalho realizado.