Trecho 1 do conto "O gato preto"
Plano de Aula
Plano de aula: O emprego dos recursos coesivos no gênero Conto de terror e suspense
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de suspense e de terror
Por: Joice Eloi Guimarães
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto de suspense e terror e no campo de atuação
Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Nesta aula o foco de estudo será o uso dos recursos coesivos a fim de evitar a repetição de termos na construção de um texto e de conectivos para relacionar as ideias estabelecendo a devida relação de coesão.
Materiais necessários:
Cópias de trechos do conto: POE, Edgar Allan. O gato preto. Disponível em:<https://www.ufrgs.br/soft-livre-edu/vaniacarraro/files/2013/04/o_gato_preto-allan_poe.pdf> Acesso em 11 de dez. de 2018.
Informações sobre o gênero: O conto de terror e suspense é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos. Neste gênero, a narrativa é organizada de forma a criar um clima de expectativa e suspense no leitor.
BELLIN, Greicy Pinto. Edgar Allan Poe e o surgimento do conto enquanto gênero de ficção. Anuário de literatura, ISSNe: 2175-7917, vol. 16, n. 2, 2011, p. 41-53.
Dificuldades antecipadas: Ter disposição e empregar corretamente os recursos coesivos no intuito de evitar a repetição de termos em um texto.
Referências sobre o assunto:
KOCH, Ingedore Villaça. A coesão textual. 22 ed. São Paulo: Contexto, 2014.
FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. 11 ed. São Paulo: Ática, 2009.
TORTELLI, Denise Menin. A coesão referencial em textos do gênero Conto de terror: um trabalho com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental a partir das sequências didáticas. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Santa Maria, 2017.
CARVALHO, José Ricardo; SANTOS, Leonor Werneck dos. Anáfora direta e encapsulamento em um conto de terror. Letras em Revista, Teresina, V. 08, n. 01, jan./jun. 2017, p. 13-31.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações:
- Falar sobre como a maneira como se escreve pode interferir no entendimento ou fluidez da leitura.
- Dê o exemplo do substantivo “gato” e peça para que os alunos deem exemplos de maneiras utilizadas cotidianamente para se referir a este animal.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO