Atividade ou texto para impressão_Adaptação da Chapeuzinho Vermelho
Plano de Aula
Plano de aula: Produção de texto dramático: edição e revisão de texto.
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático (esquetes e peças curtas)
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Texto dramático (esquetes, peças curtas) e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção de textos.
Materiais necessários: Cópia dos critérios de avaliação (rubrica) construída com os estudantes na aula anterior à sequência deste plano de aula; computador e projetor; texto para revisão e texto com sugestões de edição e revisão (ambos podem ser projetados ou impressos).
Informações sobre o gênero: Texto dramático (esquetes, peças curtas). O gênero dramático é um dos três gêneros literários, junto com o lírico e do épico. Diferentemente de outros textos narrativos, o dramático, ou teatral, é feito para ser encenado, e não para ser contado; sendo assim, não é necessária a presença de um narrador. O texto teatral apresenta em sua estrutura três elementos básicos: as falas, os personagens e as rubricas. É interessante observar que a palavra “drama” tem origem grega e significa “ação”, ficando assim mais fácil de constatar que a ação é o elemento caracterizador deste gênero. Por este motivo, a linguagem corporal tem fundamental importância no momento da encenação, tornando-se, junto com a linguagem verbal, dinâmica, expressiva e envolvente.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em realizar a edição de texto autonomamente por não estar habituados a fazê-la.
Referências sobre o assunto:
CHANDRASEGARAN, Antonia. A intervenção como recurso no processo da escrita. São Paulo: SBS Livraria, 2003. Tradução de Rosana Sakugawa Ramos Cruz Gouveia.
COBRA, Rubem Queiroz. Como escrever uma peça de teatro. Disponível em: <http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatroscript.html>. Acesso em: 3 dez. 2018.
DIANA, Daniela. Gênero dramático. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/>. Acesso em: 3 dez. 2018.
DIANA, Daniela. Texto teatral. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/>. Acesso em: 29 nov. 2018.
FORMAGIO, Amélia Zenir Coral. Transposição do conto para a peça teatral. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2009_uem_portugues_md_amelia_zenir_coral.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2018.
MACHADO, Maria Clara. A aventura do teatro & como fazer teatrinho de bonecos. Rio de Janeiro: Singular, 2009. 2a edição.
NOVA ESCOLA. Adaptação de conto para peça teatral. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/5407/adaptacao-de-conto-para-peca-teatral>. Acesso em: 3 dez. 2018.
VASCONCELOS, Ângela do Céo Gonzaga. Produção textual e encenação com base em histórias infantis. Disponível em: <http://teatronaescola.com/index.php/noticias/item/114-producao-textual-e-encenacao-com-base-em-historias-infantis>. Acesso em: 3 dez. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Apresente aos alunos o tema da aula: edição e revisão do texto dramático.
- Pergunte se os alunos sabem do que se trata: se já ouviram falar em “edição e revisão de texto”.
- Ouça brevemente os comentários e explique que a revisão e a edição de texto são procedimentos comuns e necessários para quem escreve, pois ajudam a deixar o texto mais adequado ao propósito de comunicação e mais bem escrito, e são estes processos que deverão ser desenvolvidos por eles nesta aula.
- Sugere-se a leitura do texto a seguir a respeito da revisão de texto: SANTOMAURO, Beatriz. Revisão: a hora de aperfeiçoar o texto. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2595/revisao-a-hora-de-aperfeicoar-o-texto>. Acesso em: 9 dez. 2018.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO