Plano de aula: Produção textual: revisão da HQ

Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre História em quadrinhos

Sobre esta aula: Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero História em quadrinhos (HQ) e no campo de atuação
Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção de texto. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero bem como trabalhado o estilo e a estrutura composicional deste gênero para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula. Além disso, é necessário que os alunos já tenham feito uma produção de HQ com o tema: As minhas travessuras bem como tenham elaborado uma rubrica de qualidade para avaliar os textos produzidos.

Materiais necessários:

• Computador, projetor multimídia, som e tela.
  • Texto previamente produzido.
  • Material para escrita: caderno, lápis, borracha etc.

Informações sobre o gênero: História em quadrinhos é uma narrativa sequencial que, geralmente publicada em jornais, revistas e almanaques, se vale da linguagem verbal e não verbal para contar uma história e produzir sentidos. Em outras palavras, trata-se de uma “narrativa gráfico-visual, impulsionada por sucessivos cortes, cortes estes que agenciam imagens rabiscadas, desenhadas e/ou pintadas”. (MENDONÇA, 2007, p.195).

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar resistência para revisar, pois podem não querer reescrever as HQs tendo como critério apenas a “beleza” dos desenhos.

Referências sobre o assunto:

• CRAFT COMICS. Lista de balões de histórias em quadrinhos. Disponível em: <https://craftcomicbooks.com/lista-de-baloes-de-historias-em-quadrinhos/>. Acesso em: 17 dez. 2018.
  • _______. Lista de onomatopeias e interjeições. Disponível em: <https://craftcomicbooks.com/lista-de-onomatopeias/>. Acesso em: 17 dez. 2018.
  • GUEDES, Leticia Figueiredo. Revisão de textos: conceituação, o papel do revisor textual e perspectivas do profissional do texto. [2013] 13 f. Trabalho
    de conclusão de curso.
    1928 (Bacharelado em Letras Português) – Universidade de Brasília, Brasília, 2013. Disponível em: <http://bdm.unb.br/bitstream/10483/7265/1/2013_LeticiaFigueiredoGuedes.pdf>. Acesso em: 17 dez. 2018.
  • MCCLOUD, Scott. Desenhando quadrinhos. São Paulo: M. Books do Brasil, 2008.
  • MENDONÇA, M. R. S. Um gênero quadro a quadro: a história em quadrinhos. In: DIONÍSIO, A. P; MACHADO, A. R; Bezerra, M. A. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
  • RAMOS, Paulo. Tiras no ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.

Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

• Apresente a proposta da aula: com base na produção de texto feita pelos alunos previamente e as orientações que serão dadas nesta aula pelo professor, os alunos farão a revisão das HQs produzidas pela turma. Será enfatizada, nesta aula, a revisão de alguns tópicos principais: a disposição dos quadrinhos (requadros), a escolha de balões de falas bem como a disposição do texto verbal nos balões.
  • Inicie a aula com uma pequena discussão coletiva com os alunos para ativar os conhecimentos prévios: O que é preciso ter em uma HQ?
  • Peça que os alunos exponham as suas opiniões sobre o assunto.

Respostas esperadas/desejáveis: Os alunos podem indicar vários itens, entre os quais:

• Quadrinhos sequenciais ou, como é chamado pelos profissionais da área, requadro.
  • Onomatopeias.
  • Balões de fala representados de acordo com o ato de fala do personagem.
  • Texto não verbal - desenho.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos