Modelo de rubrica para texto dramático
Plano de Aula
Plano de aula: Produção de texto dramático escrito: textualização
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático (esquetes e peças curtas)
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Texto dramático (esquetes, peças curtas) e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção de textos.
Materiais necessários: Computador e projetor; materiais impressos (planejamento e rubrica de avaliação).
Informações sobre o gênero: Texto dramático (esquetes, peças curtas). O gênero dramático é um dos três gêneros literários, junto do lírico e do épico. Diferentemente de outros textos narrativos, o dramático, ou teatral, é feito para ser encenado, e não para ser contado; sendo assim, não é necessária a presença de um narrador. O texto teatral apresenta em sua estrutura três elementos básicos: as falas, os personagens e as rubricas. É interessante observar que a palavra “drama” tem origem grega e significa “ação”, ficando assim mais fácil de constatar que a ação é o elemento caracterizador deste gênero. Por este motivo, a linguagem corporal tem fundamental importância no momento da encenação, tornando-se, junto com a linguagem verbal, dinâmica, expressiva e envolvente.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em utilizar o planejamento do texto para a produção, percebendo a necessidade de modificar o que foi pensado anteriormente, o que não é um problema, mas pode ser visto por eles como falha; neste sentido, deixe claro que o processo de escrita é assim, o planejamento é um apoio para a produção, um ponto de onde partir, e que pode ser revisto. Além disso, os alunos também podem apresentar dificuldades no processo de textualização em relação aos itens de rubrica de avaliação; peça que observem os itens da rubrica a fim de orientar a produção escrita.
Referências sobre o assunto:
CHANDRASEGARAN, Antonia. A intervenção como recurso no processo da escrita. São Paulo: SBS Livraria, 2003. Tradução de Rosana Sakugawa Ramos Cruz Gouveia.
COBRA, Rubem Queiroz. Como escrever uma peça de teatro. Disponível em: <http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatroscript.html>. Acesso em: 3 dez. 2018.
DIANA, Daniela. Gênero dramático. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/>. Acesso em: 3 dez. 2018.
DIANA, Daniela. Texto teatral. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/>. Acesso em: 29 nov. 2018.
FORMAGIO, Amélia Zenir Coral. Transposição do conto para a peça teatral. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2009_uem_portugues_md_amelia_zenir_coral.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2018.
MACHADO, Maria Clara. A aventura do teatro & como fazer teatrinho de bonecos. Rio de Janeiro: Singular, 2009. 2ª edição.
NOVA ESCOLA. Adaptação de conto para peça teatral. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/5407/adaptacao-de-conto-para-peca-teatral>. Acesso em: 3 dez. 2018.
VASCONCELOS, Ângela do Céo Gonzaga. Produção textual e encenação com base em histórias infantis. Disponível em: <http://teatronaescola.com/index.php/noticias/item/114-producao-textual-e-encenacao-com-base-em-historias-infantis>. Acesso em: 3 dez. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Informe aos alunos que nesta aula eles colocarão em prática a produção de um texto dramático com base em um planejamento previamente elaborado da adaptação de um Conto de fadas para texto dramático. Sugere-se que este planejamento seja realizado anteriormente a esta aula a fim de que os alunos já disponham dos itens planejados para textualizar. Recomendamos, por isso, que as aulas deste módulo de produção de texto dramático sejam usadas na sequência a fim de que se siga o percurso da produção de texto. Na aula anterior a esta, já está disponível um exemplo de planejamento a ser realizado em duplas pelos estudantes.
- É importante que, no momento da textualização, os alunos disponham de livros sobre os Contos de fadas que serão adaptados por eles, a fim de que possam inspirar-se em alguns trechos, personagens, cenários etc., facilitando o processo de escrita.
- Para motivá-los, pergunte: O que é necessário para escrever um texto dramático? Por meio desta pergunta, retomam-se os conhecimentos que os alunos já desenvolveram sobre o tema, como a necessidade de apresentar o texto em discurso direto e a presença das rubricas, além de retomar as informações que os alunos já descreveram no planejamento do texto, previamente elaborado.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO