Modelo de rubrica para texto dramático
Plano de Aula
Plano de aula: Produção de texto dramático escrito: textualização
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático (esquetes e peças curtas)
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Texto dramático (esquetes, peças curtas) e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção de textos.
Materiais necessários: Computador e projetor; materiais impressos (planejamento e rubrica de avaliação).
Informações sobre o gênero: Texto dramático (esquetes, peças curtas). O gênero dramático é um dos três gêneros literários, junto do lírico e do épico. Diferentemente de outros textos narrativos, o dramático, ou teatral, é feito para ser encenado, e não para ser contado; sendo assim, não é necessária a presença de um narrador. O texto teatral apresenta em sua estrutura três elementos básicos: as falas, os personagens e as rubricas. É interessante observar que a palavra “drama” tem origem grega e significa “ação”, ficando assim mais fácil de constatar que a ação é o elemento caracterizador deste gênero. Por este motivo, a linguagem corporal tem fundamental importância no momento da encenação, tornando-se, junto com a linguagem verbal, dinâmica, expressiva e envolvente.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em utilizar o planejamento do texto para a produção, percebendo a necessidade de modificar o que foi pensado anteriormente, o que não é um problema, mas pode ser visto por eles como falha; neste sentido, deixe claro que o processo de escrita é assim, o planejamento é um apoio para a produção, um ponto de onde partir, e que pode ser revisto. Além disso, os alunos também podem apresentar dificuldades no processo de textualização em relação aos itens de rubrica de avaliação; peça que observem os itens da rubrica a fim de orientar a produção escrita.
Referências sobre o assunto:
CHANDRASEGARAN, Antonia. A intervenção como recurso no processo da escrita. São Paulo: SBS Livraria, 2003. Tradução de Rosana Sakugawa Ramos Cruz Gouveia.
COBRA, Rubem Queiroz. Como escrever uma peça de teatro. Disponível em: <http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatroscript.html>. Acesso em: 3 dez. 2018.
DIANA, Daniela. Gênero dramático. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/>. Acesso em: 3 dez. 2018.
DIANA, Daniela. Texto teatral. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/>. Acesso em: 29 nov. 2018.
FORMAGIO, Amélia Zenir Coral. Transposição do conto para a peça teatral. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2009_uem_portugues_md_amelia_zenir_coral.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2018.
MACHADO, Maria Clara. A aventura do teatro & como fazer teatrinho de bonecos. Rio de Janeiro: Singular, 2009. 2ª edição.
NOVA ESCOLA. Adaptação de conto para peça teatral. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/5407/adaptacao-de-conto-para-peca-teatral>. Acesso em: 3 dez. 2018.
VASCONCELOS, Ângela do Céo Gonzaga. Produção textual e encenação com base em histórias infantis. Disponível em: <http://teatronaescola.com/index.php/noticias/item/114-producao-textual-e-encenacao-com-base-em-historias-infantis>. Acesso em: 3 dez. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Informe aos alunos que nesta aula eles colocarão em prática a produção de um texto dramático com base em um planejamento previamente elaborado da adaptação de um Conto de fadas para texto dramático. Sugere-se que este planejamento seja realizado anteriormente a esta aula a fim de que os alunos já disponham dos itens planejados para textualizar. Recomendamos, por isso, que as aulas deste módulo de produção de texto dramático sejam usadas na sequência a fim de que se siga o percurso da produção de texto. Na aula anterior a esta, já está disponível um exemplo de planejamento a ser realizado em duplas pelos estudantes.
- É importante que, no momento da textualização, os alunos disponham de livros sobre os Contos de fadas que serão adaptados por eles, a fim de que possam inspirar-se em alguns trechos, personagens, cenários etc., facilitando o processo de escrita.
- Para motivá-los, pergunte: O que é necessário para escrever um texto dramático? Por meio desta pergunta, retomam-se os conhecimentos que os alunos já desenvolveram sobre o tema, como a necessidade de apresentar o texto em discurso direto e a presença das rubricas, além de retomar as informações que os alunos já descreveram no planejamento do texto, previamente elaborado.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO