Tabela LP07_05SQA14
Plano de Aula
Plano de aula: Produção de um Conto de humor
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de humor
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Informação salva com sucesso!
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Para o professor
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mariana do Nascimento Ramos
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Produção de um Conto de humor
Finalidade da aula: Produzir um Conto de humor original, com base nos elementos e recursos característicos deste gênero textual (narrador, personagens típicos do cotidiano, enredo linear e quebra de expectativa ao final, uso de diferentes vozes textuais, elementos de coesão e duplo sentido).
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos de humor
Objeto(s) do conhecimento: Consideração das condições de produção. Estratégias de produção: planejamento, textualização e revisão/edição.
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP51
Sobre esta aula: Esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de humor e no campo de atuação Artístico literário.
A aula faz parte do módulo Oralidade.
Materiais necessários:
- Material em sala de aula: computador, projetor, caixas de som, internet.
Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço - é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os Contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.
Dificuldades antecipadas: Sistematizar aspectos do gênero Conto de humor, como elementos da narrativa, uso de diferentes vozes textuais, elementos de coesão e duplo sentido, pontuação etc. de maneira autônoma, para uso na própria produção textual.
Referências sobre o assunto:
- BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
- COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
- DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO