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Plano de Aula
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de suspense e de terror
Por: Joice Eloi Guimarães
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Produção textual.
Nesta aula os alunos escreverão a versão final do conto de terror e suspense. Para tanto, devem, primeiramente, serem colocados em contato com um conto deste gênero a fim de reconhecer os aspectos composicionais. É importante motivá-los no que diz respeito à autoria do texto.
Informações sobre o gênero: O conto de terror e suspense é construído com a finalidade de provocar sensações relacionadas ao medo no leitor. Para tanto, apresenta histórias vinculadas a temáticas aterrorizantes para os seres humanos, sejam elas reais ou fantásticas.
Dificuldades antecipadas: Organizar as ideias de forma coesa e coerente, com progressão temática e aspectos composicionais do gênero.
Referências sobre o assunto:
A pouco conhecida tradição da literatura de horror no Brasil. Revista Galileu. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2017/04/pouco-conhecida-tradicao-da-literatura-de-horror-no-brasil.html>. Acesso em: 22 nov. 2018.
CABRAL, Ana Lúcia Tinoco. O conceito de plano de texto: contribuições para o progresso de planejamento da escrita. Disponível em:<https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/download/64266/71562/>. Acesso em: 30 nov. 2018.
MAGALHÃES; Maurício; DICKMAN, Adriana Gomes; LOBATO, Wolney. O uso de mapas conceituais no ambiente escolar. Disponível em: <http://www1.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20160317142256.pdf>. Acesso em 22 nov. 2018.
MORAN, J. M. Como utilizar a internet na educação. Revista Ciência da Informação, v. 26,n.2, maio-ago. 1997. p. 146-153.
MOTTA-ROTH, Désirée. O ensino de produção textual com base em atividades sociais e gêneros textuais. Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubarão, v. 6, n. 3, p. 495-517, set./dez. 2006.
SANTOS, Vanessa Cerqueira dos. A produção textual na escola: eu escrevo, tu escreves, ele escreve...como?. Disponível em: <http://www.uesc.br/eventos/selipeanais/anais/vanessacerqueira.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2018.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 125-155.
SILVA, André Luis Silva da. Mapas Conceituais no Processo de Ensino-Aprendizagem: aspectos práticos. Disponível em: <https://www.infoescola.com/pedagogia/mapas-conceituais-no-processo-de-ensino-aprendizagem-aspectos-praticos/>. Acesso em: 20 nov. 2018.
SILVA, Denise Miyabe da. Produção textual: quando a linguagem escrita se torna objeto escolar. Rev. psicopedag. [online]. 2010, vol.27, n.84, pp. 363-371.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
Orientações:
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como o WhatsApp ou similares; tutorial para criar um QRCode (disponível aqui); recursos de produção de vídeos do celular ou plataformas de produção de vídeo a escolha do professor.
Tema
Envie um QRCode aos alunos pelo WhatsApp, no grupo da sala, com algumas perguntas: vocês gostam de escrever? O que costumam escrever? Como se sentem quando o professor pede para escrever um texto? Têm o hábito de escrever por lazer? O quê? Em seguida, instigue-os a abrir o QRCode. Depois, encaminhe um breve vídeo, falando um pouco sobre a prática de produção textual, que se constitui como um exercício que demanda planejamento e revisão. Além disso, fale sobre a importância de exercitar a escrita e tê-la como um hábito.
Introdução
Ainda em seu vídeo, lembre os alunos das etapas até então percorridas no processo de escrita do gênero: a produção dos mapas mentais com os elementos do conto e o planejamento da primeira versão do texto. Avise-os que nesta aula eles finalizarão esse processo de escrita, pois produzirão a versão final de um conto de terror e suspense. Incentive-os a se sentir como autores e motive-os apresentando a finalidade da produção: reunir os contos em um livro da turma que será lançado na escola e, posteriormente, integrará o acervo da biblioteca escolar.
Desenvolvimento
Relembre os alunos a respeito dos planejamentos produzidos por eles anteriormente. Instrua-os a ler com atenção tanto as observações e sugestões dos colegas quanto aquelas feitas por você. Dê um tempo para que tirem dúvidas sobre os apontamentos presentes na primeira versão. Lembre-os da importância de ter em mente, durante a escrita do conto, elementos como: a finalidade comunicativa do gênero – provocar sensações relacionadas ao medo no leitor; os interlocutores previstos – os alunos da escola, e aspectos referentes à materialidade do gênero, como a utilização das sequências narrativa e descritiva, a estrutura – situação inicial, clímax e desfecho – e os elementos presentes no conto – narrador, personagens, cenários etc. Fale para os alunos que agora é a vez deles de produzir a versão final do conto. Avise-os que esse conto não deve ser extenso, considerando que eles o escreverão na aula. Você pode instruir os alunos, nesse momento, por mensagem via WhatsApp ou por vídeo.
Fechamento
Peça que os alunos lhe entreguem suas produções textuais pelo WhatsApp, no privado. Tranquilize-os em relação à finalização do conto, lembrando que a escrita é um processo composto por leituras, releituras e adaptações do texto. Dessa forma, avise-os que você fará uma leitura atenta e que, caso haja necessidade, eles ainda poderão editar seus textos antes da produção do livro. Questione os alunos sobre esse exercício de escrita: que dificuldades tiveram? Ficaram satisfeitos com a produção? O que fariam de diferente? Deixe que os alunos socializem suas respostas. Ao final, faça comentários gerais sobre o que percebeu em comum nas falas, valorizando a participação deles e indicando pontos importantes. Esses comentários serão mais eficazes se feitos por vídeo.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser leitores críticos dos alunos antes que eles encaminhem suas produções ao professor. Sugira que participem e convide-os a presenciar a aprendizagem de seus alunos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Joice Eloi Guimarães
Mentor: Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Escrita da versão final do conto de terror e suspense
Finalidade da aula: Produzir individualmente a primeira versão do conto de terror e suspense
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Conto de suspense e terror
Objeto(s) do conhecimento: Consideração das condições de produção. Estratégias de produção: planejamento, textualização e revisão/ edição / Construção da textualidade
Prática de linguagem: Produção de textos
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP51 / EF89LP35.
Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Produção textual.
Nesta aula os alunos escreverão a versão final do conto de terror e suspense. Para tanto, devem, primeiramente, serem colocados em contato com um conto deste gênero a fim de reconhecer os aspectos composicionais. É importante motivá-los no que diz respeito à autoria do texto.
Informações sobre o gênero: O conto de terror e suspense é construído com a finalidade de provocar sensações relacionadas ao medo no leitor. Para tanto, apresenta histórias vinculadas a temáticas aterrorizantes para os seres humanos, sejam elas reais ou fantásticas.
Dificuldades antecipadas: Organizar as ideias de forma coesa e coerente, com progressão temática e aspectos composicionais do gênero.
Referências sobre o assunto:
A pouco conhecida tradição da literatura de horror no Brasil. Revista Galileu. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2017/04/pouco-conhecida-tradicao-da-literatura-de-horror-no-brasil.html>. Acesso em: 22 nov. 2018.
CABRAL, Ana Lúcia Tinoco. O conceito de plano de texto: contribuições para o progresso de planejamento da escrita. Disponível em:<https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/download/64266/71562/>. Acesso em: 30 nov. 2018.
MAGALHÃES; Maurício; DICKMAN, Adriana Gomes; LOBATO, Wolney. O uso de mapas conceituais no ambiente escolar. Disponível em: <http://www1.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20160317142256.pdf>. Acesso em 22 nov. 2018.
MORAN, J. M. Como utilizar a internet na educação. Revista Ciência da Informação, v. 26,n.2, maio-ago. 1997. p. 146-153.
MOTTA-ROTH, Désirée. O ensino de produção textual com base em atividades sociais e gêneros textuais. Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubarão, v. 6, n. 3, p. 495-517, set./dez. 2006.
SANTOS, Vanessa Cerqueira dos. A produção textual na escola: eu escrevo, tu escreves, ele escreve...como?. Disponível em: <http://www.uesc.br/eventos/selipeanais/anais/vanessacerqueira.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2018.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 125-155.
SILVA, André Luis Silva da. Mapas Conceituais no Processo de Ensino-Aprendizagem: aspectos práticos. Disponível em: <https://www.infoescola.com/pedagogia/mapas-conceituais-no-processo-de-ensino-aprendizagem-aspectos-praticos/>. Acesso em: 20 nov. 2018.
SILVA, Denise Miyabe da. Produção textual: quando a linguagem escrita se torna objeto escolar. Rev. psicopedag. [online]. 2010, vol.27, n.84, pp. 363-371.
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