Plano de aula: Planejamento e produção do texto dramático: a composição da comédia de costumes

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campo artístico-literário

Este slide não deve ser apresentado para os alunos; ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédias) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.

Informações sobre o Gênero: Texto dramático (comédias): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor dentro de uma apresentação, por meio dos elementos/momentos da narrativa e sequências dialogais. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o a uma maior compreensão da realidade.

Materiais necessários: materiais de estudo dos alunos para a elaboração de fichas e rascunhos; livros, anotações de conteúdos para consulta, que versem sobre elementos e momentos da narrativa, texto dramático, sequências dialogais, comédias e temas afins.

Dificuldades antecipadas: os alunos podem não se lembrar de conteúdos linguísticos importantes para a produção dos textos dramáticos. Alguns estudantes encontram dificuldades em tarefas que exijam planejamento de produções textuais, devido à pouca familiaridade com atividades de organização dos conhecimentos adquiridos ou com exercício de escrita por etapas.

Referências no assunto:

BORGATTO, Ana Trinconi; BERTIN, Terezinha; MARCHEZI, Vera. Projeto Teláris: Português: 1ª ed. São Paulo: Ática, 2012.

Marega, Larissa Minuesa Pontes. A palavra em cena: o texto dramático no ensino de Língua Portuguesa. Tese (Doutorado). São Paulo, 2015.

PEIXOTO, Fernando. O que é teatro. São Paulo: Brasiliense, 1986.

Orientações:

• Introduza o tema à turma por meio das seguintes questões: Por que razão escrevemos? A escrita é uma atividade aleatória? Há escolhas no processo de escrita? É possível praticar a escrita como atividade planejada?
  • As perguntas anteriores convidam os alunos a uma reflexão e espera-se que, por meio delas e de suas vivências, eles entendam que, geralmente, escrevemos para dar alcance às nossas ideias e pensamentos, de modo que nos dedicamos a essa atividade com a noção de nos dirigirmos sempre a alguém, a quem chamamos de interlocutor. Dessa forma, a escrita não se trata de um exercício plenamente aleatório: seu processo envolve, muitas vezes, escolhas cuidadosas e planejamentos por parte do escritor. É a respeito desse tema que esta aula vai tratar, passando por diferentes níveis de reflexões, acerca de diferentes aspectos).

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos