
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campo artístico-literário
Este slide não deve ser apresentado para os alunos; ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédias) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.
Informações sobre o Gênero: Texto dramático (comédias): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor dentro de uma apresentação, por meio dos elementos/momentos da narrativa e sequências dialogais. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o a uma maior compreensão da realidade.
Materiais necessários: materiais de estudo dos alunos para a elaboração de fichas e rascunhos; livros, anotações de conteúdos para consulta, que versem sobre elementos e momentos da narrativa, texto dramático, sequências dialogais, comédias e temas afins.
Dificuldades antecipadas: os alunos podem não se lembrar de conteúdos linguísticos importantes para a produção dos textos dramáticos. Alguns estudantes encontram dificuldades em tarefas que exijam planejamento de produções textuais, devido à pouca familiaridade com atividades de organização dos conhecimentos adquiridos ou com exercício de escrita por etapas.
Referências no assunto:
BORGATTO, Ana Trinconi; BERTIN, Terezinha; MARCHEZI, Vera. Projeto Teláris: Português: 1ª ed. São Paulo: Ática, 2012.
Marega, Larissa Minuesa Pontes. A palavra em cena: o texto dramático no ensino de Língua Portuguesa. Tese (Doutorado). São Paulo, 2015.
PEIXOTO, Fernando. O que é teatro. São Paulo: Brasiliense, 1986.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
a) Qual o propósito comunicativo de uma comédia de costumes, em forma de texto dramático? (Historicamente, o teatro, por meio do texto dramático, amplia a visão sobre os homens, suas sociedades e culturas. A comédia de costumes promove a crítica social por intermédio do humor. Cria sátira dos comportamentos de grupos de pessoas ao construir um enredo em torno dos códigos sociais presentes nos contextos em que se dão os personagens).
b) Que temas poderiam ser abordados numa comédia de costumes? Conversem com seus colegas e inspirem-se em dados da realidade. (A resposta é pessoal. No entanto, a questão anterior já delimita um pouco a resposta, ao citar “crítica dos comportamentos de grupos de pessoas em torno de códigos sociais existentes”. Há um universo de possibilidades, motivo pelo qual é importante sua receptividade às contribuições dos alunos).
c) A que público se destinaria o texto produzido por vocês? Em que contextos se daria sua circulação? (É importante os alunos notarem que, por se tratar de uma produção textual que será encenada, a princípio, o maior público é a comunidade escolar, que poderá ter acesso ao texto em sua versão impressa ou oralizada (esta última, se considerarmos a encenação de esquetes, como previsto). Portanto, seu público incluiria professores, colegas de turma, e, em uma proposta mais ampliada, responsáveis, convidados, outros funcionários da escola).
d) Tomando por base a proposta da produção bem como os possíveis interlocutores dela, discutam entre si e apontem que nível de linguagem esse texto poderia apresentar. (Levando em consideração a proposta de criação de uma comédia de costumes, que retrata o cotidiano, e um público que verá no texto o reflexo de seus comportamentos mais corriqueiros, é possível que os estudantes pensem na construção de um discurso mais informal. No entanto, sabe-se que tal escolha dependerá dos espaços que os autores imaginarão para a passagem do enredo, seus contextos e etc. A possibilidade da ocorrência de outros níveis como a linguagem padrão, regionalismos e etc. também pode ser prevista, ou mesmo a ocorrência simultânea de mais de um desses tipos linguísticos).
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares.
Introdução
Introduza o tema da aula por meio das seguintes questões: por que razão escrevemos? A escrita é uma atividade aleatória? Há escolhas no processo de escrita? É possível praticar a escrita como atividade planejada? Uma sugestão é utilizar a plataforma de design gráfico Canva para produzir um cartaz com os questionamentos (veja o tutorial em Materiais Opcionais). Essas perguntas convidam os alunos a refletir e espera-se que, por meio delas e de suas vivências, eles entendam que, geralmente, escrevemos para dar alcance às nossas ideias e pensamentos, de modo que nos dedicamos a essa atividade com a noção de nos dirigirmos sempre a alguém, a quem chamamos de interlocutor. Dessa forma, a escrita não se trata de um exercício plenamente aleatório. Seu processo envolve, muitas vezes, escolhas cuidadosas e planejamentos por parte do escritor. É a respeito desse tema que esta aula vai tratar, passando por diferentes níveis de reflexões acerca de diferentes aspectos. Encaminhe as perguntas por WhatsApp.
Desenvolvimento
Peça que a turma se reúna em duplas ou grupos de até 4 alunos, com o objetivo de trocar conhecimentos entre si e refletir juntos. Explique que, para isso, é necessário que façam chamadas de vídeo ou áudio entre os grupos. Proponha a escrita individual de um texto dramático que poderá: 1. ser uma paródia de trecho de peça já existente; 2. ser um texto escrito a partir de vivências pessoais. Nesses dois casos, deverá ser abordado um tema voltado à comédia de costumes. Redigida a peça, o texto deverá servir de base para uma encenação em grupo. Antes de iniciarmos as produções, que acontecerão por etapas, atentem-se para as seguintes reflexões:
a) Qual o propósito comunicativo de uma comédia de costumes em forma de texto dramático?
b) Que temas poderiam ser abordados numa comédia de costumes?
c) A que público se destinaria o texto produzido por vocês? Em que contextos se daria sua circulação?
d) Tomando por base a proposta da produção e seus possíveis interlocutores, discutam entre si e apontem que nível de linguagem esse texto poderia apresentar.
Nessa hora, embora a produção seja individual, é saudável que os discentes troquem conhecimentos ou impressões, mas com atenção sobretudo às próprias tarefas. Passado um tempo possível e combinado com a turma para a produção individual, anuncie a proposta:
1) O texto dramático é um texto narrativo. Suas peculiaridades fazem com que ele não tenha, necessariamente, a mesma estrutura e todas as características de outros da mesma tipologia.
2) O drama estrutura-se por meio de sequências dialogais e, pelo fato de se tratar de um escrito cujo tecido narrativo se constrói por meio das ações das personagens, ele não possui, tradicionalmente, todos os elementos da narrativa.
3) Cite quais elementos aparecem com mais frequência no texto dramático.
4) Sabe-se que a comédia surgiu na antiguidade grega e era mais voltada para o cotidiano, as relações entre pessoas comuns, conflitos domésticos, vícios, desvios, comportamentos dos indivíduos etc. Era frequente haver uma personagem vítima de um engano, conhecido pelo espectador, que quanto mais produzia outros enganos, mais provocava o riso da plateia. Pensando nisso, crie perfis de personagens levando em consideração quais deles poderiam ser ridicularizados, de modo que costumes atuais da sociedade brasileira possam, assim, ser questionados com certo grau de deboche.
5) Tendo em vista que o texto dramático é escrito para contar uma história por meio de uma encenação, inferimos que ele pertence à ordem do narrar e, portanto, apresenta momentos de narrativa. Produza um rascunho de sua peça. Depois, cheque quais desses momentos configuram seu texto e cite-os aqui. (Espera-se que os estudantes identifiquem: situação inicial, conflito, clímax, desfecho, situação final.)
6) A partir do que foi pensado em questão anterior, no que se refere aos dados sobre as personagens, indique, numa folha à parte, detalhes sobre elas e sobre o cenário, como forma de criação de um roteiro técnico da peça.
Veja observações e dicas sobre esses questionamentos no plano original.
Fechamento
Peça aos alunos que, voluntariamente, compartilhem os resultados de suas tarefas. Depois, peça que relatem, sucintamente, o enredo de suas peças, apresentando seus personagens e indicando detalhes da ficha técnica. Esta socialização se dará por meio do WhatsApp, onde os alunos voluntários devem postar suas produções no grupo da turma ao qual todos têm acesso. A turma poderá comentar a produção dos estudantes que se voluntariaram, sugerindo, inclusive, inserções, exclusões e alterações no texto dos companheiros. Porém, cada aluno precisa aproveitar o momento para fazer correções na própria peça. Dê um tempo para que os alunos desenvolvam mais a produção iniciada, enriquecendo-a com detalhes que darão ao texto maior atributo de comédia dramática.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a ser os primeiros leitores dos alunos, auxiliando-os, assim, quanto à coerência do texto e aos elementos da narrativa. É possível perceber, no texto escrito: situação inicial, conflito, clímax e desfecho?
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carolina Silva
Mentor: Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Planejamento e produção do texto dramático: a composição da comédia de costumes
Finalidade da aula: Apresentar aos alunos a proposta de composição de um texto dramático, a partir da paródia de trechos de peças já existentes ou de vivências pessoais, explorando a comédia de costumes. Propor o planejamento textual e a reflexão sobre os contextos de produção.
Ano:8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Texto dramático
Objetos do conhecimento: Relação entre textos; Consideração das condições de produção; Estratégias de produção: planejamento, textualização e revisão.
Prática de linguagem: Produção de textos
Habilidade da BNCC: EF69LP50; EF69LP51
Sobre esta aula: esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédias) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.
Informações sobre o Gênero: Texto dramático (comédias): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor dentro de uma apresentação, por meio dos elementos/momentos da narrativa e sequências dialogais. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o a uma maior compreensão da realidade.
Materiais necessários: materiais de estudo dos alunos para a elaboração de fichas e rascunhos; livros, anotações de conteúdos para consulta, que versem sobre elementos e momentos da narrativa, texto dramático, sequências dialogais, comédias e temas afins.
Dificuldades antecipadas: os alunos podem não se lembrar de conteúdos linguísticos importantes para a produção dos textos dramáticos. Alguns estudantes encontram dificuldades em tarefas que exijam planejamento de produções textuais, devido à pouca familiaridade com atividades de organização dos conhecimentos adquiridos ou com exercício de escrita por etapas.
Referências no assunto:
BORGATTO, Ana Trinconi; BERTIN, Terezinha; MARCHEZI, Vera. Projeto Teláris: Português: 1ª ed. São Paulo: Ática, 2012.
Marega, Larissa Minuesa Pontes. A palavra em cena: o texto dramático no ensino de Língua Portuguesa. Tese (Doutorado). São Paulo, 2015.
PEIXOTO, Fernando. O que é teatro. São Paulo: Brasiliense, 1986.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: