Plano de aula: A utilização de figuras de linguagem no gênero Conto de suspense e terror

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de suspense e de terror

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto de suspense e terror e no campo de atuação
Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Nesta aula o foco de estudo será o emprego de figuras de linguagem no gênero Conto de terror e suspense. Para tanto, você mostrará aos alunos exemplos de figuras de linguagem utilizadas em um conto do gênero. As figuras de linguagem que serão mais especificamente trabalhadas nesta aula são: metáfora, comparação, personificação e hipérbole.

Informações sobre o gênero: O conto de terror e suspense é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos. Neste gênero, a narrativa é organizada de forma a criar um clima de expectativa e suspense no leitor.

FREITAS, Bruna Longo Biasioli de. Um olhar semiótico sobre as obras de terror mais vendidas no Brasil entre 1980 e 2007. (Tese de doutorado). Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara. Universidade Estadual Paulista, 2012.

MARQUES, Reinaldo. A escrita fantástica de “O gato preto”: a máquina do terror. Fragmentos, número 17, p. 77/93 Florianópolis/ jul - dez/ 1999, p. 77- 93.

PERALTA, C., GIOVANE, F. O gênero conto de terror na sala de aula. Disponível em: <http://www2.bage.ifsul.edu.br/encif2015/pdf/20150929213140000000.pdf>. Acesso em: 6 out. 2018.

Dificuldades antecipadas: Reconhecimento e classificação das figuras de linguagem.

Referências sobre o assunto:

FIORIN, José Luiz. Entre significantes e significados: figuras de linguagem e retórica, literatura e ensino. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 05, n. 02, p. 305-309, jul./dez. 2016, p. 305-309.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. (Org.) Metáforas do cotidiano. Belo Horizonte, Ed. do Autor, 1998.

LEAL, Morgana de Abreu. Metáforas do medo. Disponível em: <https://www.academia.edu/4322583/metaforas_do_medo>. Acesso em: 5 out. 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

• Apresente aos alunos a temática que será abordada nesta aula, o emprego das figuras de linguagem no gênero Conto de suspense e terror.
  • Questione-os acerca de seus conhecimentos em relação às figuras de linguagem e de que maneira elas poderiam ser empregadas em textos deste gênero.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos