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Plano de Aula
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campo artístico-literário
Este slide não deve ser apresentado para os alunos; ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédias) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.
Informações sobre o Gênero: Texto dramático (comédias): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor dentro de uma apresentação, por meio dos elementos/momentos da narrativa e sequências dialogais. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o a uma maior compreensão da realidade.
Materiais necessários: a primeira versão do texto dramático produzido pelos alunos; bloco de notas para que eles registrem o planejamento de suas esquetes e os materiais necessários à encenação, em data posterior.
Dificuldades antecipadas: os alunos podem ter pouca familiaridade com o teatro ou mesmo nunca terem assistido a uma peça. Desse modo, alguns podem apresentar limitações nas execuções das atividades, razão pela qual o professor deve respeitar a capacidade dos estudantes e evitar julgamentos positivos X negativos. No que diz respeito à construção do ensaio e à avaliação da performance nessa tarefa, os grupos podem não perceber se alcançaram ou não os objetivos previstos.
Referências no assunto:
SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unespar-curitibaii_arte_pdp_marcelo_cabarrao_santos.pdf Acesso em: 16 dez 2018.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares.
Introdução
Peça que a turma se divida em grupos (os mesmos selecionados para trabalho com as esquetes) e inicie as seguintes reflexões:
- Vimos que o texto dramático é um gênero que serve de apoio para uma apresentação teatral. Por isso, ele costuma fornecer várias indicações para que o espetáculo se concretize. Isso, somente, basta para sustentar uma apresentação? Por quê? (Não. O texto sozinho não constrói a cena, já que uma peça de teatro, quando encenada, pode contar com vários outros recursos que intensificam seus sentidos e agem sobre as emoções e recepções da plateia, por exemplo: iluminação, sons, cenários, caracterizações etc.)
- Pode-se afirmar que o trabalho em equipe é fundamental para a organização de um espetáculo teatral? (Sim. A peça de teatro ergue-se sob o apoio mútuo de vários profissionais com diferentes incumbências, a fim de que cada recurso seja um elemento construtor da encenação.)
Agora, apresente o tema da aula, esclarecendo que, neste encontro, trabalharemos com a formação de grupos teatrais, cuja tarefa será pensar, por meio de um trabalho em equipe, a organização das esquetes e a vivência das várias etapas de um ensaio. Professor, encaminhe os questionamentos pelo WhatsApp e peça que os grupos se organizem da mesma forma, por meio de trocas de mensagens escritas, áudios ou chamadas de vídeo.
Desenvolvimento
Organize a turma em grupos já formados previamente para a distribuição dos papéis que os alunos deverão desempenhar na apresentação teatral. Como cada discente pode apresentar uma habilidade diferente dos colegas e pode não haver personagens para todos encenarem, você pode sugerir que essas escolhas se deem pela seguinte dinâmica, de acordo com as orientações: em grupos, cada integrante deverá manifestar interesse por um papel da peça ou função fora da cena. (Os alunos que não vão encenar podem assumir funções de suporte à apresentação, como: figurinistas, contrarregras, sonoplastas etc.) Os alunos interessados na encenação deverão improvisar uma cena envolvendo os personagens que lhes apetecem, gravá-la e encaminhá-la a seu grupo para que a avaliem. Após isso, o grupo deverá se reunir, por meio de chamada de vídeo, para uma conversa sobre a performance dos colegas no teste. Os interessados nos papéis colaborarão com a discussão fazendo uma autoavaliação. Após a escolha dos alunos que representarão os personagens, o grupo deverá eleger os integrantes que se responsabilizarão pelas tarefas de suporte à peça, como editor de vídeo, apoio com a escolha das cenografias e ou figurinos, sonoplastias, etc. Definidos os papéis de cada aluno para a execução do trabalho, é hora de planejarem as ações de acordo com suas atribuições. Os atores deverão estudar o perfil dos personagens, a fim de compreender a importância deles no contexto geral da peça. A partir disso, devem pensar sobre como sua voz, atitudes, trejeitos e outros aspectos poderão comunicar sentimentos e emoções durante a encenação. (Os alunos poderão se apoiar no texto a ser encenado para identificar as indicações das características dos personagens.) Os integrantes da equipe de suporte à peça deverão planejar suas ações considerando a realidade de suas esquetes. Assim, as atividades irão variar de acordo com cada colaboração. A seguir, proponha que deem sequência aos ensaios e suas análises com os colegas de suporte.
Fechamento
Nesta etapa de conclusão, proponha aos alunos as seguintes reflexões: Viola Spolin foi uma autora e diretora de teatro norte-americana, considerada fundadora do teatro improvisacional. Peça aos grupos que leiam seu fragmento de texto disposto no slide do plano original, em Fechamento. Em seguida, pergunte aos alunos se o trecho pode ser associado à atividade desenvolvida na aula e peça que justifiquem as respostas. Aguarde as respostas pelo WhatsApp, no privado. Encaminhe à turma uma enquete sobre os atributos que estiveram presentes ou não no grupo em que estavam reunidos para que seu trabalho tivesse êxito: a) Compreensão; b) Solidariedade; c) Trabalho em grupo; d) Foco; e) Participação de todos etc.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a colaborar com materiais para figurino e cenário, e para participar, de modo construtivo, com seu olhar crítico.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carolina Silva
Mentor: Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A formação do grupo teatral: uma construção do trabalho em equipe
Finalidade da aula: Pensar a preparação das esquetes e conduzir as etapas de um ensaio. Proporcionar uma reflexão sobre o trabalho em equipe, o respeito, a convivência e a ética.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Texto dramático
Objetos do conhecimento: Relação entre textos / Consideração das condições de produção. Estratégias de produção: planejamento, textualização e revisão/edição.
Prática de linguagem: Produção de textos
Habilidade da BNCC: EF69LP50; EF69LP51.
Sobre esta aula: esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédias) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.
Informações sobre o Gênero: Texto dramático (comédias): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor dentro de uma apresentação, por meio dos elementos/momentos da narrativa e sequências dialogais. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o a uma maior compreensão da realidade.
Materiais necessários: a primeira versão do texto dramático produzido pelos alunos; bloco de notas para que eles registrem o planejamento de suas esquetes e os materiais necessários à encenação, em data posterior.
Dificuldades antecipadas: os alunos podem ter pouca familiaridade com o teatro ou mesmo nunca terem assistido a uma peça. Desse modo, alguns podem apresentar limitações nas execuções das atividades, razão pela qual o professor deve respeitar a capacidade dos estudantes e evitar julgamentos positivos X negativos. No que diz respeito à construção do ensaio e à avaliação da performance nessa tarefa, os grupos podem não perceber se alcançaram ou não os objetivos previstos.
Referências no assunto:
SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unespar-curitibaii_arte_pdp_marcelo_cabarrao_santos.pdf Acesso em: 16 dez 2018.
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