Plano de aula: A formação do grupo teatral: uma construção do trabalho em equipe

Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campo artístico-literário

Este slide não deve ser apresentado para os alunos; ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédias) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.

Informações sobre o Gênero: Texto dramático (comédias): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor dentro de uma apresentação, por meio dos elementos/momentos da narrativa e sequências dialogais. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o a uma maior compreensão da realidade.

Materiais necessários: a primeira versão do texto dramático produzido pelos alunos; bloco de notas para que eles registrem o planejamento de suas esquetes e os materiais necessários à encenação, em data posterior.

Dificuldades antecipadas: os alunos podem ter pouca familiaridade com o teatro ou mesmo nunca terem assistido a uma peça. Desse modo, alguns podem apresentar limitações nas execuções das atividades, razão pela qual o professor deve respeitar a capacidade dos estudantes e evitar julgamentos positivos X negativos. No que diz respeito à construção do ensaio e à avaliação da performance nessa tarefa, os grupos podem não perceber se alcançaram ou não os objetivos previstos.

Referências no assunto:

SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unespar-curitibaii_arte_pdp_marcelo_cabarrao_santos.pdf Acesso em: 16 dez 2018.

Orientações:

• Peça que a turma se divida em grupos (os mesmos selecionados para trabalho com as esquetes) e inicie as seguintes reflexões:
  • Vimos que o texto dramático é um gênero que serve de apoio a uma apresentação teatral. Por isso, ele costuma fornecer várias indicações para que o espetáculo se concretize. Isso, somente, basta para sustentar uma apresentação? Por quê? (Não. O texto, sozinho, não constrói a cena, já que uma peça de teatro, quando encenada, pode contar com vários outros recursos que intensificam seus sentidos e agem sobre as emoções e recepções da plateia, por ex: iluminação, sons, cenários, caracterizações etc.)
  • Pode-se afirmar que o trabalho em equipe é fundamental para a organização de um espetáculo teatral? (Sim. A peça de teatro ergue-se sob o apoio mútuo de vários profissionais com diferentes incumbências, a fim de que cada recurso seja um elemento construtor da encenação)
  • Agora, apresente o tema da aula, esclarecendo que, neste encontro, trabalharemos com a formação de grupos teatrais, cuja tarefa será a de pensar a organização das esquetes, por meio de um trabalho em equipe, e a vivência de várias etapas de um ensaio.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos