Plano de aula: Revisão de um Conto de humor

Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de humor

Sobre esta aula: Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de humor e no campo de atuação Artístico literário. A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários:

• Material em sala de aula: computador, projetor, caixas de som, internet.

Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço -, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os Contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.

Dificuldades antecipadas: É provável que os alunos apresentem certa resistência para o trabalho de revisão ou manifestem a preocupação em apenas corrigir os aspectos ortográficos, por exemplo.

Referências sobre o assunto:

• BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
  • COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
  • DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos humorísticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

• Comece a aula pedindo que um aluno leia o tema da aula em voz alta e veja a reação que ele provoca.
  • Pergunte se existe alguma coisa de estranha com as frases. As palavras estão escritas e pontuadas corretamente? Como corrigi-las? Corrija-as com os alunos.
  • Depois disso, provoque-os a pensar em: O que é revisar alguma coisa? Qual a diferença entre revisar e corrigir um texto?
  • Espera-se que o aluno chegue à conclusão que revisar algo, como o próprio prefixo aponta, é ver ou visar algo pela segunda vez, e que esta ação servirá para avaliarmos se algo precisa de ajuste, reconsiderações, correções etc. O aluno deve entender que a correção é apenas um dos aspectos da revisão, já que esta ação exige um trabalho mais abrangente: revisar não é apenas corrigir o texto com base em possíveis erros, mas melhorar sua estrutura com base em aspectos que vão desde a correção ortográfica até o uso de figuras de linguagem (no caso do Conto de humor, por exemplo, o uso da ironia). A edição é a seleção e organização desta melhoria feita ao longo do processo de revisão.
  • Para esta aula, é necessário que os alunos tenham preparado previamente um Conto de humor. É altamente recomendável, portanto, que o professor siga a sequência de Produção textual que contempla as aulas 13, 14 e 15.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos