
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de suspense e de terror
Por: Joice Eloi Guimarães
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Produção textual.
Nesta aula os alunos devem ser motivados a produzir um mapa mental (digital ou não) com informações relacionadas ao conto de terror e suspense que eles produzirão. Dessa forma, no mapa eles deverão apresentar elementos como lugares e personagens, preferencialmente àqueles utilizados no contexto brasileiro. Se na sua escola houver um laboratório de informática, organize-se previamente para utilizá-lo na produção de um mapa digital. Caso sua escola não possua um laboratório de informática, você pode adaptar as atividades propostas para a produção do mapa em cartolinas.
Materiais necessários: Fotocópias do conto “Crianças à venda. Tratar aqui”. Você pode acessar esse material em:
STRAUZS, Rosa Amanda. Crianças à venda. Tratar aqui. In: ______. Sete ossos e uma maldição. Rio de Janeiro: Rocco, 2006. Disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xgza5jKSRadah6Q3YJRhHW5RkNnZHnEvMst5bdnkTfsncaxHh9KzjmKHnUjf/atividade-para-impressao-texto-lp08-01sqa13.pdf >. Acesso em: 6 jan. 2019.
Cartolinas (caso não seja possível produzir um mapa digital).
Informações sobre o gênero: O conto de terror e suspense é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos. Neste gênero, a narrativa é organizada de forma a criar um clima de expectativa e suspense no leitor.
Dificuldades antecipadas: Por se tratar de um gênero cuja produção textual não é extensa, os alunos podem ter dificuldades em selecionar e escrever, de forma concisa, as informações referentes ao gênero que encontrarem.
Referências sobre o assunto:
A pouco conhecida tradição da literatura de horror no Brasil. Revista Galileu. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2017/04/pouco-conhecida-tradicao-da-literatura-de-horror-no-brasil.html>. Acesso em: 22 nov. 2018.
MAGALHÃES; Maurício; DICKMAN, Adriana Gomes; LOBATO, Wolney. O uso de mapas conceituais no ambiente escolar. Disponível em: <http://www1.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20160317142256.pdf>. Acesso em 22 nov. 2018.
MORAN, J. M. Como utilizar a internet na educação. Revista Ciência da Informação, v. 26,n.2, maio-ago. 1997. p. 146-153.
SILVA, André Luis Silva da. Mapas Conceituais no Processo de Ensino-Aprendizagem: aspectos práticos. Disponível em: <https://www.infoescola.com/pedagogia/mapas-conceituais-no-processo-de-ensino-aprendizagem-aspectos-praticos/>. Acesso em: 20 nov. 2018.
Tempo sugerido: 3 min
Orientações:
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 33 minutos
Orientações:
Tempo sugerido:
Orientações:
Referências:
STRAUZS, Rosa Amanda. Crianças à venda. Tratar aqui. In: ______. Sete ossos e uma maldição. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.
Tempo sugerido:
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
São necessários canais de comunicação para envio de áudios, mensagens e vídeos, como o WhatsApp.
Tema
Pergunte aos alunos, por meio de áudio no WhatsApp, se eles conhecem contos do gênero terror e suspense. Peça que deem exemplos desses contos, falem sobre os de que gostam, o que lhes chamou a atenção, do que sentiram medo, descrevam personagens, cenários etc. Questione-os sobre a escrita de um conto de terror e suspense: seriam capazes de contar e escrever um conto desses? Avise-os que, nesta aula, o foco será a produção textual. Fale um pouco sobre essa prática, que se constitui como um processo e, por isso, nesta aula, eles darão início a esse processo, realizando atividades que visam organizar as ideias que poderão compor o texto. Peça que respondam, no grupo da turma, também por áudio ou por mensagens escritas.
Introdução
Encaminhe um novo áudio ao grupo da turma, perguntando se algum aluno conhece ou já produziu um mapa mental. Caso a resposta seja positiva, peça que fale um pouco sobre ele. Instigue-os a pensar sobre o que é e para que serve um mapa. Explique que um mapa mental é uma forma de organizar e sistematizar informações, em que os conceitos, ideias, exemplos etc. devem estar relacionados.
Desenvolvimento
Compartilhe com o grupo da turma o exemplo de um mapa mental do gênero conto de terror e suspense (veja no plano original). Mostre a maneira como ele está organizado, contendo os elementos do gênero. Chame a atenção para o fato de que, no mapa mental, as informações apresentadas devem estar relacionadas, daí a importância da estrutura do mapa (com caixas de informações interligadas). Explique também a importância da hierarquização das informações: das mais globais para as mais específicas. Chame a atenção para os textos presentes em um mapa conceitual: eles não devem ser extensos, e sim objetivos, contendo uma síntese do que se pretende apresentar. Encaminhe aos alunos, anexado (Word ou PDF), o conto “Crianças à venda. Tratar aqui” (veja no plano original). Faça perguntas em relação ao que eles acharam do conto e se tiveram alguma dúvida para entendê-lo. Avise que agora eles produzirão um mapa mental desse conto. Chame a atenção para a escrita no mapa, que deve ser feita de maneira objetiva e sucinta. Ao terminarem, peça que compartilhem com a turma. A partir de cada compartilhamento, chame a atenção para os elementos necessários em um conto de terror e suspense. Peça para que os alunos pensem em elementos que eles utilizariam na produção de um conto de terror e supense. Como eles contariam essa história? Quem seriam os personagens? Como seriam os cenários? Avise que, passado o primeiro momento da construção de um mapa mental, é hora de planejar o seu próprio conto, também em formato de mapa mental (planejamento). Para isso, apresente novamente o esquema de produção disponível no plano original. Deixe os alunos livres para a organização do mapa, mas lembre que as informações solicitadas devem constar nas produções e que eles devem atentar para a ordem hierárquica das informações. Lembre que as informações devem ser colocadas no mapa de maneira clara e objetiva. No que diz respeito à estrutura do conto, eles devem escrever apenas um esboço, que será desenvolvido no momento da escrita da primeira versão do conto.
Fechamento
Informe aos alunos que eles devem imaginar que ajudarão outro grupo de alunos que ainda não realizou a atividade de produção de um mapa mental de um conto de terror e suspense a fazê-la. Para tanto, devem elencar cinco dicas que acham importantes. Peça que os alunos escrevam, de forma objetiva e utilizando verbos no imperativo, as dicas que considerarem mais importantes. Solicite que socializem suas dicas no grupo do WhatsApp da sala de aula. Faça comentários sobre as apresentações, destacando as dicas em comum e tecendo comentários que somem ao que os alunos já apontaram.
Convite às famílias
Os mapas mentais, por se tratarem de sínteses de um assunto, devem ser simples, diretos. Sendo assim, qualquer pessoa que o leia deverá entender o tema e seus subtópicos. Os familiares podem ser convidados a ler os mapas mentais dos alunos e explicar o que entenderam, pois, assim, os alunos poderão analisar se sua escrita está realmente sucinta e compreensível. Caso haja dúvidas por parte dos leitores, é importante refazê-los até que se tornem mais simples.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Joice Eloi Guimarães
Mentor: Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Produção de mapa mental: gênero conto de terror e suspense
Finalidade da aula: Produzir um mapa mental sobre o gênero conto de terror e suspense, apresentando informações referentes aos elementos do gênero de modo esquematizado.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Conto de suspense e terror
Objeto(s) do conhecimento: Consideração das condições de produção. Estratégias de produção: planejamento, textualização e revisão / edição / Construção da textualidade
Prática de linguagem: Produção de textos
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP51 / EF89LP35
Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Produção textual.
Nesta aula os alunos devem ser motivados a produzir um mapa mental (digital ou não) com informações relacionadas ao conto de terror e suspense que eles produzirão. Dessa forma, no mapa eles deverão apresentar elementos como lugares e personagens, preferencialmente àqueles utilizados no contexto brasileiro. Se na sua escola houver um laboratório de informática, organize-se previamente para utilizá-lo na produção de um mapa digital. Caso sua escola não possua um laboratório de informática, você pode adaptar as atividades propostas para a produção do mapa em cartolinas.
Materiais necessários: Fotocópias do conto “Crianças à venda. Tratar aqui”. Você pode acessar esse material em:
STRAUZS, Rosa Amanda. Crianças à venda. Tratar aqui. In: ______. Sete ossos e uma maldição. Rio de Janeiro: Rocco, 2006. Disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xgza5jKSRadah6Q3YJRhHW5RkNnZHnEvMst5bdnkTfsncaxHh9KzjmKHnUjf/atividade-para-impressao-texto-lp08-01sqa13.pdf >. Acesso em: 6 jan. 2019.
Cartolinas (caso não seja possível produzir um mapa digital).
Informações sobre o gênero: O conto de terror e suspense é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos. Neste gênero, a narrativa é organizada de forma a criar um clima de expectativa e suspense no leitor.
Dificuldades antecipadas: Por se tratar de um gênero cuja produção textual não é extensa, os alunos podem ter dificuldades em selecionar e escrever, de forma concisa, as informações referentes ao gênero que encontrarem.
Referências sobre o assunto:
A pouco conhecida tradição da literatura de horror no Brasil. Revista Galileu. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2017/04/pouco-conhecida-tradicao-da-literatura-de-horror-no-brasil.html>. Acesso em: 22 nov. 2018.
MAGALHÃES; Maurício; DICKMAN, Adriana Gomes; LOBATO, Wolney. O uso de mapas conceituais no ambiente escolar. Disponível em: <http://www1.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20160317142256.pdf>. Acesso em 22 nov. 2018.
MORAN, J. M. Como utilizar a internet na educação. Revista Ciência da Informação, v. 26,n.2, maio-ago. 1997. p. 146-153.
SILVA, André Luis Silva da. Mapas Conceituais no Processo de Ensino-Aprendizagem: aspectos práticos. Disponível em: <https://www.infoescola.com/pedagogia/mapas-conceituais-no-processo-de-ensino-aprendizagem-aspectos-praticos/>. Acesso em: 20 nov. 2018.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: