Plano de Aula

Plano de aula: Produção de mapa mental: gênero conto de terror e suspense

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de suspense e de terror

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Produção textual.

Nesta aula os alunos devem ser motivados a produzir um mapa mental (digital ou não) com informações relacionadas ao conto de terror e suspense que eles produzirão. Dessa forma, no mapa eles deverão apresentar elementos como lugares e personagens, preferencialmente àqueles utilizados no contexto brasileiro. Se na sua escola houver um laboratório de informática, organize-se previamente para utilizá-lo na produção de um mapa digital. Caso sua escola não possua um laboratório de informática, você pode adaptar as atividades propostas para a produção do mapa em cartolinas.

Materiais necessários: Fotocópias do conto “Crianças à venda. Tratar aqui”. Você pode acessar esse material em:

STRAUZS, Rosa Amanda. Crianças à venda. Tratar aqui. In: ______. Sete ossos e uma maldição. Rio de Janeiro: Rocco, 2006. Disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xgza5jKSRadah6Q3YJRhHW5RkNnZHnEvMst5bdnkTfsncaxHh9KzjmKHnUjf/atividade-para-impressao-texto-lp08-01sqa13.pdf >. Acesso em: 6 jan. 2019.
Cartolinas (caso não seja possível produzir um mapa digital).

Informações sobre o gênero: O conto de terror e suspense é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos. Neste gênero, a narrativa é organizada de forma a criar um clima de expectativa e suspense no leitor.

Dificuldades antecipadas: Por se tratar de um gênero cuja produção textual não é extensa, os alunos podem ter dificuldades em selecionar e escrever, de forma concisa, as informações referentes ao gênero que encontrarem.

Referências sobre o assunto:

A pouco conhecida tradição da literatura de horror no Brasil. Revista Galileu. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2017/04/pouco-conhecida-tradicao-da-literatura-de-horror-no-brasil.html>. Acesso em: 22 nov. 2018.

MAGALHÃES; Maurício; DICKMAN, Adriana Gomes; LOBATO, Wolney. O uso de mapas conceituais no ambiente escolar. Disponível em: <http://www1.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20160317142256.pdf>. Acesso em 22 nov. 2018.

MORAN, J. M. Como utilizar a internet na educação. Revista Ciência da Informação, v. 26,n.2, maio-ago. 1997. p. 146-153.

SILVA, André Luis Silva da. Mapas Conceituais no Processo de Ensino-Aprendizagem: aspectos práticos. Disponível em: <https://www.infoescola.com/pedagogia/mapas-conceituais-no-processo-de-ensino-aprendizagem-aspectos-praticos/>. Acesso em: 20 nov. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles conhecem contos do gênero conto de terror e suspense. Peça que deem exemplos desses contos, falem os que gostam, o que lhes chamou a atenção, do que sentiram medo, descrevam personagens, cenários etc.
  • Questione-os sobre a escrita de um conto de terror e suspense: seriam capazes de contar e escrever um conto desses?
  • Avise-os que nesta aula o foco será a produção textual. Fale um pouco sobre essa prática, a qual se constitui como um processo e, por isso, nesta aula eles darão início a este processo, realizando atividades que visam organizar as ideias que constituirão o texto.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos