Material complementar - planejamento
Plano de Aula
Plano de aula: Planejamento da produção textual: retextualizar um mito
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Mito
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mito e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção de texto. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero Mito bem como trabalhado o estilo e a estrutura composicional deste gênero para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula.
Materiais necessários:
- Computador, projetor multimídia, som e tela.
- Internet para acessar o vídeo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=923nsj_V2Q4>. Acesso em: 3 dez. 2018.
- Material para escrita: caderno, lápis, borracha etc.
Informações sobre o gênero: Narrativa pedagógica de tradição oral que explica os diferentes fenômenos naturais e sobrenaturais utilizando uma linguagem simbólica.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade de pensar na retextualização de um personagem mitológico mantendo relações intertextuais com seu contexto original, pois podem alterar muito o personagem, esquecendo de manter algumas características de forma que a essência do personagem não se perca. Além disso, é possível que alguns alunos se recusem a planejar ou tenham dificuldades de planejar o texto, querendo pular esta etapa e produzir o texto, pois podem não estar acostumados a realizar esta etapa de produção textual.
Referências sobre o assunto:
- ABREU, Raquel de. O Pedrinho de Monteiro Lobato e o Pedrinho de Lourenço filho: dois intelectuais, dois brasis. 2014. 258 f. Tese (Doutorado em Educação) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, Florianópolis, 2014.
- CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. Vol. 1 e 2. Rio de Janeiro: Edições de Ouro, 1989.
- MARCUSCHI, Luiz Antônio. O estudo dos gêneros mostra o funcionamento da sociedade. In: _______. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
- ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
- SCHNEUWLY, B.& DOLZ. J (2004). Os gêneros escolares - das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: _______. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2004.
- SHIKAMA, Felipe. Pesquisa aponta para transformações do mito do saci. Cruzeiro do Sul, Sorocaba, 28 de out. 2017. Cultura. Disponível em: <https://www2.jornalcruzeiro.com.br/materia/831704/pesquisa-aponta-para-transformacoes-do-mito-do-saci>. Acesso em: 2 dez. 2018.
- SACI - juro que vi. Direção: Humberto Avelar. Produção: Regina Assis. Rio de Janeiro: Multirio, 2004. DIsponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=RB5PC2LSOp4>. Acesso em: 2 dez. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações:
- Apresente a proposta da aula aos alunos: será analisado um vídeo sobre o Saci, da série Juro que vi. Com base nisso, os alunos terão que planejar a produção de um texto cujo objetivo seja retextualizar a lenda de Saci colocando o personagem em um novo contexto (cotidiano do aluno).
- Inicie a aula com uma pequena discussão coletiva com os alunos para ativar o conhecimento prévio: Você já ouviu falar sobre o Saci? Com base nesta pergunta, peça que os alunos contem histórias que eles já ouviram sobre o Saci.
- Peça que os alunos exponham seus relatos sobre o assunto, colhendo informações sobre este questionamento.
- Desta forma, diga para a turma que, nesta aula, será trabalhada a figura do Saci Pererê, famoso personagem do folclore brasileiro.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Organize a sala em duplas. A interação verbal é um recurso que pode potencializar os resultados das atividades propostas nesta aula, na medida em que os alunos poderão, a todo momento, colocar suas ideias em constante embate com o pensamento de outros colegas; e, assim, juntos, ressignificar o conhecimento.
- Inicie a introdução da aula pedindo que os alunos leiam, em duplas, o trecho de Câmara Cascudo sobre o Saci Pererê a fim de afinar o conceito sobre o personagem, uma vez que há várias versões sobre a imagem do Saci (confira mais detalhes no Material complementar).
- Pergunte aos alunos, oralmente, se o trecho de Câmara Cascudo descreve a figura do Saci da mesma forma que os alunos o conhecem com base na pergunta: A descrição feita por Câmara Cascudo é parecida com a sua concepção sobre a figura do Saci?. Além disso, peça que eles apontem as semelhanças e as diferenças.
- Peça que eles façam uma exposição das respostas a este questionamento inicial.
- Relate aos alunos que a aula irá propor uma nova visão sobre a figura mitológica do Saci. É interessante considerar, nesta aula, o conceito de mitologia: estudo das lendas, mitos e narrativas orais de um povo. Desta forma, dentro desta área do conhecimento, é importante diferenciar mito e figura mitológica: Mito é o gênero textual de caráter pedagógico que se propõe a explicar o universo, suas origens e as suas leis; figura mitológica trata-se dos personagens que compõem os mitos.
Respostas possíveis/desejáveis:
- Para esta atividade, na medida em que trabalha com o repertório e com a memória discursiva dos alunos, há várias possibilidades de respostas. Busque incentivar a turma para que haja participação. Caso julgue pertinente, se possível, conte alguma travessura do Saci (recupe histórias que você ouviu, com base no relato de pessoas que “juravam” ter visto o Saci).
Material complementar:
- Sobre a mudança da figura mítica do Saci durante os tempos, leia a reportagem disponível aqui. De acordo com o entrevistado - o historiador Carlos Carvalho Cavalheiro - “O saci é um mito em constante transformação. No inquérito do Monteiro, há relatos de que ele tinha chifres e era temido. Uma figura demonizada. Atualmente, ele é traquina, mas não é maldoso. É até simpático. Hoje ele está na versão paz e amor”. O autor ainda afirma que estas mudanças (físicas e comportamentais) acontecem de acordo com os interesses de cada época.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- DIga aos alunos que existem diversas histórias sobre as terríveis travessuras do Saci e que, nesta aula, será analisada uma pequena animação. Oriente-os que, durante a exibição do vídeo, eles anotem, no caderno, as características do Saci: físicas e comportamentais. Esta etapa contribuirá para o momento de planejamento da produção textual, considerando o uso do adjetivo e da descrição como característica composicional do gênero.
- Projete o vídeo Saci - Série Juro que vi, disponível aqui. Não é necessário que o vídeo seja reproduzido na íntegra; o intuito é instigar os alunos, fazendo com que eles percebam as descrições apontadas por Câmara Cascudo dentro da animação. Sugerimos que o vídeo seja reproduzido até o quinto minuto.
- Quando acabar, peça que os alunos relatem as suas anotações. Eles poderão chegar à conclusão, aproveitando as ideias de Câmara Cascudo e estabelecendo relações intertextuais com o vídeo, de que o Saci é um menino fisicamente negro, de uma perna só, que usa gorro vermelho e fuma cachimbo; além disso, psicologicamente, ele é travesso, inventivo e astuto.
- Após isso, oralmente, faça a pergunta para todos da sala: Considerando o vídeo e as histórias que você conhece/ouviu, o que o Saci personifica?
- Os alunos deverão chegar à conclusão de que o Saci é a “personificação da malandragem na socialização da criança brasileira”, de acordo com
Raquel Siqueira (2014) - verificar no Material complementar. A personificação é um recurso estilístico visto como regularidade no gênero Mito/lenda. - Diga aos alunos que estes textos - lendas/mitos - são ricos em adjetivos (para descrever os personagens e o ambiente) e os personagens costumeiramente personificam algum elemento inanimado.
- O tempo médio para a realização desta atividade é de aproximadamente 10 minutos.
Informação adicional ao professor
- A leitura deste vídeo, além de fazer relação intertextual com o texto de Câmara Cascudo, apresenta diversas linguagens para apresentar a narrativa do Saci. Os elementos verbais e não verbais convergem para a multimodalidade, considerando que, Segundo ROJO e MOURA (2011), a multimodalidade não é a soma de linguagens; mas sim a interação entre linguagens diferentes em um mesmo texto.
Material complementar:
- Segundo Raquel de Abreu (2014), “o Saci é a personificação da figura da ‘malandragem' na socialização da criança brasileira”. A autora diz, ainda, que a ideia do ser mitológico aventureiro, astucioso e de espírito inventivo que vive no meio rural passa a habitar também no meio urbanizado. Para ter acesso ao texto, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Agora que os alunos já analisaram o vídeo sobre o Saci, percebendo os seus atributos físicos e comportamentais enquanto personificação da malandragem, inicie as orientações para o planejamento do texto.
- Explique a proposta: as duplas irão planejar a produção de um texto que retextualize a lenda do Saci, inserindo o personagem no contexto de vida do próprio aluno (escola, família, igreja, amigos, modernidade etc.) sem perder de vista as características do Saci e suas traquinagens.
- Faça instruções complementares aos alunos, indicando o tema (“Saci: juro que vi”), o estilo (uso da personificação do menino diabrete que representa a malandragem da criança) e a estrutura composicional (descrições dos personagens e do espaço por meio do uso de adjetivos).
- É importante relatar aos alunos que a proposta não é criar um mito/lenda, pois o gênero não permite este movimento de criação, uma vez que ele se origina da coletividade dentro de uma tradição oral. A ideia, nesta atividade, é pensar na produção de uma narrativa que possui um personagem mitológico (e não criar um mito, o que seria impossível), dentro de outro contexto, com uma prática de escrita que envolve outras condições de produção do discurso (interlocutores, finalidade comunicativa, situacionalidade etc.).
- Entregue aos alunos o roteiro disponível aqui para a elaboração do planejamento. Peça que eles iniciem a produção do planejamento.
- Dê tempo para que as duplas discutam sobre as ideias, usando a criatividade, sem perder de vista as orientações dadas e a representatividade que o personagem tem dentro do conhecimento popular.
- Durante a atividade, circule pela sala. Nos casos em que os alunos tiverem mais dificuldades, faça algumas intervenções, fornecendo ideias e alguns direcionamentos.
- Seria interessante, também, caso julgue necessário, deixar o vídeo anterior rodando enquanto os alunos desenvolvem as atividades. Isso permitirá que os alunos revejam algumas cenas que poderão, em alguns casos, ajudar a encontrar novas ideias.
- O tempo médio para a realização deste passo-a-passo (deste slide) é, de aproximadamente, dentro do desenvolvimento da aula, 12 minutos.
Material complementar:
- A título de exemplo, acesse aqui um modelo hipotético de preenchimento do planejamento do texto, considerando as instruções dadas ao professor.
Desenvolvimento
Orientações:
- Depois que os alunos finalizarem o planejamento, inicie um momento de compartilhamento dos planejamentos. Peça que um aluno de cada dupla conte rapidamente sobre quais foram as suas ideias.
- Esta atividade, mesmo sendo simples, terá uma papel significativo de enriquecer o momento de (re)planejamento. Os alunos poderão encontrar,com base em ideias das outras duplas, novas possibilidade para uma futura textualização.
- O tempo médio para a realização do compartilhamento dos planejamentos é de 6 minutos.
- Caso prefira, deixe este procedimento para a próxima aula para que os alunos tenham um tempo maior para compartilhar suas ideias e, antes da textualização, teçam mudanças significativas para melhorar o planejamento do texto. Acredita-se que esta etapa seja fundamental para o desenvolvimento pleno da produção textual.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Peça que os alunos, agora de forma coletiva e oral, organizem uma lista com três dicas sobre como produzir um bom texto dentro da proposta solicitada em sala de aula, pensando no estilo, no tema (Saci) e na estrutura composicional do texto.
- Registre as respostas no quadro e peça que os alunos anotem em seus cadernos.
Pós-aula:
- Como atividade pós-aula peça que os alunos retomem os seus planejamentos e, considerando as dicas e os depoimentos dos outros colegas, reescrevam o planejamento, inserindo novas ideias. Além disso, sugira que os alunos assistam ao vídeo Saci - juro que vi na íntegra, pois eles podem ficar curiosos.
Respostas possíveis/ desejáveis: Há várias possibilidades de dicas. Sugerimos, no entanto, um conjunto de tópicos possíveis, não estanques e passíveis de ampliação:
- Descreva, com detalhes, o espaço.
- Descreva o Saci e os outros personagens que aparecerão na história.
- Pense em um conflito considerando as traquinagens que o Saci faz.
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos o link do vídeo Saci – Juri que vi, disponível aqui, para que assistam. Mande um áudio dizendo que nesta aula irão planejar, em duplas, um roteiro de escrita em que o personagem Saci faz suas travessuras no contexto onde os alunos vivem, ou seja: terão que imaginar o Saci em seu bairro, sua cidade, e criar uma história com esse personagem. Diga que as demais orientações serão compartilhadas em uma pasta do Google Drive (se possível; caso não, utilize os meios possíveis para compartilhamento de textos).
Desenvolvimento
Envie aos alunos, por escrito, o Roteiro para o planejamento, disponível aqui, e peça que o façam em formato Google Docs (se possível) e salvem na pasta do Google Drive já compartilhada. Estabeleça um prazo e auxilie-os pelos canais de comunicação já combinados por vocês. Aproveite as Orientações do Plano em suas intervenções nos Planejamentos dos alunos. Após todos entregarem, peça que cada dupla leia o planejamento de outra (organize para que todas as duplas participem). Peça que as duplas comentem os Planejamentos umas das outras, dizendo o que não está claro, o que precisa melhorar, dando ideias e destacando aspectos positivos. Defina um prazo para esses comentários.
Fechamento
Leia os Roteiros e comentários da turma e faça uma compilação com as aprendizagens, dúvidas e ideias mais interessantes; depois, envie à turma. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o roteiro do slide de Fechamento do Plano de Aula.
Convite às famílias
Convide as famílias a assistirem à série “Juro que vi”, disponível no YouTube. Ela traz mitos e lendas brasileiros em animações muito bem feitas. As famílias que quiserem podem compartilhar no grupo de WhatsApp da turma fotos desse momento juntos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda
Mentor: Luciana Soares
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Planejamento da produção textual: retextualizar um mito
Finalidade da aula: Assistir a um vídeo sobre a lenda do Saci para planejar uma produção textual que retextualize esta figura mitológica retirando-a de seu contexto original e inserindo-a no contexto de vida do aluno.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Mito
Objeto(s) do conhecimento: Construção das condições de produção. Estratégias de produção: planejamento, textualização e revisão/edição/construção da textualidade. Relação entre textos.
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP51/EF67LP30.
Esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso deste plano em sequência.