Material complementar - planejamento
Plano de Aula
Plano de aula: Planejamento da produção textual: retextualizar um mito
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Mito
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Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mito e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção de texto. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero Mito bem como trabalhado o estilo e a estrutura composicional deste gênero para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula.
Materiais necessários:
- Computador, projetor multimídia, som e tela.
- Internet para acessar o vídeo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=923nsj_V2Q4>. Acesso em: 3 dez. 2018.
- Material para escrita: caderno, lápis, borracha etc.
Informações sobre o gênero: Narrativa pedagógica de tradição oral que explica os diferentes fenômenos naturais e sobrenaturais utilizando uma linguagem simbólica.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade de pensar na retextualização de um personagem mitológico mantendo relações intertextuais com seu contexto original, pois podem alterar muito o personagem, esquecendo de manter algumas características de forma que a essência do personagem não se perca. Além disso, é possível que alguns alunos se recusem a planejar ou tenham dificuldades de planejar o texto, querendo pular esta etapa e produzir o texto, pois podem não estar acostumados a realizar esta etapa de produção textual.
Referências sobre o assunto:
- ABREU, Raquel de. O Pedrinho de Monteiro Lobato e o Pedrinho de Lourenço filho: dois intelectuais, dois brasis. 2014. 258 f. Tese (Doutorado em Educação) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, Florianópolis, 2014.
- CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. Vol. 1 e 2. Rio de Janeiro: Edições de Ouro, 1989.
- MARCUSCHI, Luiz Antônio. O estudo dos gêneros mostra o funcionamento da sociedade. In: _______. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
- ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
- SCHNEUWLY, B.& DOLZ. J (2004). Os gêneros escolares - das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: _______. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2004.
- SHIKAMA, Felipe. Pesquisa aponta para transformações do mito do saci. Cruzeiro do Sul, Sorocaba, 28 de out. 2017. Cultura. Disponível em: <https://www2.jornalcruzeiro.com.br/materia/831704/pesquisa-aponta-para-transformacoes-do-mito-do-saci>. Acesso em: 2 dez. 2018.
- SACI - juro que vi. Direção: Humberto Avelar. Produção: Regina Assis. Rio de Janeiro: Multirio, 2004. DIsponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=RB5PC2LSOp4>. Acesso em: 2 dez. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações:
- Apresente a proposta da aula aos alunos: será analisado um vídeo sobre o Saci, da série Juro que vi. Com base nisso, os alunos terão que planejar a produção de um texto cujo objetivo seja retextualizar a lenda de Saci colocando o personagem em um novo contexto (cotidiano do aluno).
- Inicie a aula com uma pequena discussão coletiva com os alunos para ativar o conhecimento prévio: Você já ouviu falar sobre o Saci? Com base nesta pergunta, peça que os alunos contem histórias que eles já ouviram sobre o Saci.
- Peça que os alunos exponham seus relatos sobre o assunto, colhendo informações sobre este questionamento.
- Desta forma, diga para a turma que, nesta aula, será trabalhada a figura do Saci Pererê, famoso personagem do folclore brasileiro.
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