Plano de aula: Revisão de narrativa com personagem mitológico

Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Mito

Sobre esta aula: Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mito e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção de texto. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero Mito bem como trabalhados o estilo e a estrutura composicional deste gênero para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula. Além disso, por ser uma aula de revisão, é necessário que os alunos já tenham feito previamente uma narrativa com o tema: “Saci: juro que vi” bem como produzida uma rubrica de qualidade para avaliar os textos produzidos.

Materiais necessários:

• Computador, projetor multimídia, som e tela.
  • Texto previamente produzido.
  • Material para escrita: caderno, lápis, borracha etc.

Informações sobre o gênero: Narrativa pedagógica de tradição oral que explica os diferentes fenômenos naturais e sobrenaturais utilizando uma linguagem simbólica.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em revisar o texto em alguns aspectos (linguísticos, estilísticos, semânticos etc.) porque eles podem não ter os conhecimentos prévios necessários para perceber se a produção realizada está adequada.

Referências sobre o assunto:

• ABREU, Raquel de. O Pedrinho de Monteiro Lobato e o Pedrinho de Lourenço filho: dois intelectuais, dois brasis. 2014. 258 f. Tese (Doutorado em Educação) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, Florianópolis, 2014.
  • BIAGIOTTI, Luiz Cláudio Medeiros. Conhecendo e aplicando rubricas de avaliações. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 12, 2005, Florianópolis. Anais. Florianópolis, ABED, 2005. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/007tcf5.pdf>. Acesso em: 7 dez. 2018.
  • CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. Vol. 1 e 2. Rio de Janeiro: Edições de Ouro, 1989.
  • GUEDES, Leticia Figueiredo. Revisão de textos: conceituação, o papel do revisor textual e perspectivas do profissional do texto. [2013] 13 f. Trabalho de conclusão de curso 1928 (Bacharelado em Letras Português) – Universidade de Brasília, Brasília, 2013. Disponível em: <http://bdm.unb.br/bitstream/10483/7265/1/2013_LeticiaFigueiredoGuedes.pdf>. Acesso em: 17 dez. 2018.
  • MARCUSCHI, Luiz Antônio. O estudo dos gêneros mostra o funcionamento da sociedade. In: _______. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
  • ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.
  • ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
  • SCHNEUWLY, B.& DOLZ. J (2004). Os gêneros escolares - das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: _______. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2004.
  • SHIKAMA, Felipe. Pesquisa aponta para transformações do mito do saci. Cruzeiro do Sul, Sorocaba, 28 de out. 2017. Cultura. Disponível em: <https://www2.jornalcruzeiro.com.br/materia/831704/pesquisa-aponta-para-transformacoes-do-mito-do-saci>. Acesso em: 2 dez. 2018.
  • SACI - juro que vi. Direção: Humberto Avelar. Produção: Regina Assis. Rio de Janeiro: Multirio, 2004. DIsponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=RB5PC2LSOp4>. Acesso em: 2 dez. 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

• Apresente a proposta da aula aos alunos: com base na produção de texto feita pelos alunos previamente e as orientações que serão dadas nesta aula pelo professor, os alunos farão a revisão das narrativas (produzidas pela turma) que retextualizam a lenda do Saci (colocando o personagem em um novo contexto). Será enfatizada nesta aula a revisão de alguns tópicos principais: a adjetivação dos personagens e do cenário e a personificação da malandragem por meio da figura do Saci e das suas ações na narrativa.
  • Inicie a aula com uma pequena discussão coletiva com os alunos para ativar os conhecimentos prévios: Quando uma narrativa fica pronta para a publicação?
  • Peça que os alunos exponham as suas opiniões sobre o assunto, colhendo informações sobre este questionamento.

Respostas esperadas/desejáveis.

• Os alunos podem dizer que o texto só fica pronto para a publicação após as etapas de revisão (para adequação à norma culta), edição (para garantir um texto bem escrito) e diagramação (para formatar o texto, deixando-o visível), considerando as condições de produção do texto.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos