Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Produção de texto: novos significados para um mito
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Mito
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mito e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção de texto. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero Mito bem como trabalhado o estilo e a estrutura composicional deste gênero para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula. Além disso, por ser uma aula de textualização, é necessário que os alunos já tenham feito previamente um planejamento (projeto de texto) com o tema: “Saci: juro que vi”.
Materiais necessários:
- Computador, projetor multimídia, som e tela.
- Material para escrita: caderno, lápis, borracha etc.
Informações sobre o gênero: Narrativa pedagógica de tradição oral que explica os diferentes fenômenos naturais e sobrenaturais utilizando uma linguagem simbólica.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldades em escrever uma narrativa que traga um personagem mitológico com todos os seus elementos essenciais em um novo contexto, por ser possível falta de prática de escrita e por não terem, possivelmente, conhecimentos bem sedimentados quanto à linguagem. Além disso, pode acontecer de os alunos não seguirem o planejamento de escrita.
Referências sobre o assunto:
- ABREU, Raquel de. O Pedrinho de Monteiro Lobato e o Pedrinho de Lourenço filho: dois intelectuais, dois brasis. 2014. 258 f. Tese (Doutorado em Educação) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, Florianópolis, 2014.
- BIAGIOTTI, Luiz Cláudio Medeiros. Conhecendo e aplicando rubricas de avaliações. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 12, 2005, Florianópolis. Anais. Florianópolis, ABED, 2005. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/007tcf5.pdf>. Acesso em: 7 dez. 2018.
- CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. Vol. 1 e 2. Rio de Janeiro: Edições de Ouro, 1989.
- MARCUSCHI, Luiz Antônio. O estudo dos gêneros mostra o funcionamento da sociedade. In: _______. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
- ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
- SCHNEUWLY, B.& DOLZ. J (2004). Os gêneros escolares - das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: _______. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2004.
- SHIKAMA, Felipe. Pesquisa aponta para transformações do mito do saci. Cruzeiro do Sul, Sorocaba, 28 de out. 2017. Cultura. Disponível em: <https://www2.jornalcruzeiro.com.br/materia/831704/pesquisa-aponta-para-transformacoes-do-mito-do-saci>. Acesso em: 2 dez. 2018.
- SACI - juro que vi. Direção: Humberto Avelar. Produção: Regina Assis. Rio de Janeiro: Multirio, 2004. DIsponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=RB5PC2LSOp4>. Acesso em: 2 dez. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Apresente a proposta da aula aos alunos: com base em um planejamento (projeto de texto) realizado previamente pelos alunos e considerando uma rubrica de qualidade sugerida pelo professor, os alunos produzirão narrativas com o objetivo de retextualizar a lenda do Saci, colocando o personagem em um novo contexto (cotidiano do aluno). Nesta aula, então, trabalharemos a figura mitológica do Saci e suas características principais, a travessura e as suas peraltices.
- Inicie a aula com uma pequena discussão coletiva com os alunos para ativar os conhecimentos prévios: Quais são as travessuras do Saci?
- Peça que os alunos exponham as suas opiniões sobre o assunto colhendo informações sobre este questionamento.
Respostas esperadas/desejáveis.
- Os alunos podem dizer que o Saci gosta de salgar o feijão das cozinheiras, de fazer tranças nos cavalos, gosta de assustar os cavalos durante a noite, esconder objetos, soltar animais dos currais etc.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Organize a sala em duplas. Com base nesta organização, os alunos poderão atuar como protagonistas, desenvolvendo, com autonomia, suas atividades e encontrando soluções rápidas e eficientes para possíveis imprevistos.
- Mostre aos alunos a rubrica de qualidade disponível aqui. Ela será usada para avaliar os textos produzidos quando estiverem prontos e, portanto, após a realização desta aula. Peça que os alunos, durante a textualização, levem em consideração os parâmetros apontados na rubrica para que o texto tenha um resultado satisfatório.
- Explique cada critério de avaliação e oriente os alunos sobre a valoração de 1 a 3, conforme a grade apontado no final da rubrica.
Informação adicional ao professor:
- Julgamos importante que a rubrica de qualidade seja feita com os alunos previamente e de forma coletiva, com a participação de todos. Então, neste caso, se quiser, crie a sua própria rubrica com os indicadores de qualidade sugeridos pelos alunos. Esta prática envolverá maior participação dos alunos no processo de escrita (vista como processo e não como produto acabado), enquanto escritores, visando maior autonomia e participação ativa. Por outro lado, a depender do tempo disponível que o professor tem, fica a rubrica indicada acima a título de sugestão.
Material complementar:
- Segundo Biagiotti (2005), quanto mais detalhada for a rubrica e quanto mais for explicada aos alunos, menos espaço para a subjetividade existirá no processo de aprendizagem (neste caso, na escrita). Além disso, o autor acrescenta que, “com as rubricas, os alunos tornam-se capazes de avaliar seus trabalhos antes da entrega ao professor. Se as rubricas forem bem-feitas e detalhadas, os alunos sentirão facilidade para verificar se os requisitos e as expectativas dos professores foram alcançadas”. Para ter acesso ao texto, clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
- Antes de iniciar a escrita dos textos, faça uma rápida atividade para inspirar os alunos e estimular a criatividade. Peça que os alunos fechem os olhos e, com base nas informações do planejamento, imaginem mentalmente o cenário da narrativa; conduza, com a sua fala, a imaginação dos detalhes deste lugar, com objetos, cores, formas, cheiros, sons. Depois, faça com que eles percebam a chegada, neste cenário, do Saci. Da mesma forma, faça com que eles criem uma imagem mental do personagem mitológico, percebendo cada detalhe físico dele (pele, roupa, rosto, expressões, idade etc.).
- Depois deste processo, peça que os alunos relatem, em suas duplas, como eles imaginaram o Saci. Para esta atividade oral, espera-se que as descrições dos Sacis não sejam todas iguais, mas há características que irão se repetir. Por exemplo: menino negro, baixo, de uma perna só, que usa roupas e um gorro vermelho, além dos atributos psicológicos que dão a ele o status de personificação da “malandragem”.
- Da mesma forma, peça que as duplas dialoguem sobre como eles imaginaram o cenário (aqui a descrição será diferente para cada aluno, pois cada um tem uma relação íntima sobre os lugares do seu cotidiano, que podem trazer sentimentos divergentes. Exemplo: para alguns, a escola pode ser um lugar de diversão e de aprendizado; para outros, pode trazer à tona significados não tão bons, como a opressão, o cansaço etc.).
- Depois de dialogar sobre o que imaginaram, peça que, quando iniciarem o processo de textualização, as duplas considerem estas características do Saci e que tentem ser fiéis às imagens mentais criadas por eles no exercício de criatividade. Caso julgue interessante, peça que as duplas retomem o planejamento e, com base nestas novas ideias, façam pequenas alterações nas descrições do lugar e do personagem mitológico para enriquecer o texto, mas sem alterar o enredo.
- Agora, solicite que as duplas retomem o planejamento e a rubrica de qualidade para que seja iniciado o processo de escrita.
- Neste momento, andando pela sala, acompanhe o trabalho das duplas e verifique se estão observando as informações do planejamento e da rubrica de qualidade para produzir o texto.
- Faça intervenções, caso perceba dificuldades dos alunos em realizar a textualização. Nos casos em que os alunos apresentarem dificuldades de escrita - questões ortográficas e gramaticais - não faça correções (deixe a correção para uma próxima etapa, de revisão textual); peça que o aluno, mesmo com dificuldade em relação às convenções normativas, produza seu texto de forma desembaraçada, dando a ele o direito à palavra. Intervenções excessivas, neste momento, no que concerne à gramática tradicional, podem provocar no aluno efeitos negativos: um bloqueio e um silenciamento (indo de encontro aos objetivos desta aula, que visa uma prática efetiva de uso da linguagem).
- Caso julgue necessário, disponibilize mais aulas para que os alunos produzam os seus textos. Além disso, caso não dê tempo de concluir o processo de linearização do planejamento, por meio da textualização, sugira que a escrita seja finalizada como atividade pós-aula, como atividade de casa.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Peça que os alunos, agora de forma coletiva e oral, respondam: Com o término da textualização, o texto está finalizado?
- Inicie uma conversa, permitindo que, com base no dialogismo e na interação verbal, eles cheguem a conclusões coerentes.
- Registre as respostas no quadro e peça que os alunos anotem em seus cadernos.
- Diga aos alunos que a produção textual é um processo cíclico e que, por isso, a todo momento, é necessário planejar, escrever, ler, refletir sobre a escrita e reescrever, quantas vezes forem necessárias. Às vezes, neste processo, a desconstrução - por meio do movimento circular da borracha - é mais importante e significativa que a construção - por meio da linearidade da escrita.
- Oriente os alunos sobre a atividade pós-aula: ler seus textos, refletir sobre ele e, se possível, tecer mudanças (desconstruir para construir).
Pós-aula:
- Como atividade pós-aula, peça que os alunos retomem os seus textos e façam uma leitura cuidadosa, observando os critérios das rubrica de qualidade.
Ao encontrar problemas, oriente-os a anotar possíveis mudanças/correções, fazendo as alterações necessárias.
Respostas possíveis/desejáveis:
- O texto não está finalizado, pois ainda falta fazer correções gramaticais - no processo de revisão - e a edição do texto. Além disso, antes dessas etapas,
é necessário verificar, com base nas informações do planejamento e da rubrica de qualidade, se o texto seguiu as propostas pensadas e se atingiu os objetivos que se esperava dele. Caso contrário, se o planejamento não foi seguido e se o texto não der conta dos critérios da rubrica de qualidade, é necessário fazer uma retextualização. Só assim, depois de todos estes processos, o texto estará, enfim, concluído e pronto para ser publicado no suporte adequado.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Neste plano, os alunos deverão escrever a primeira versão de um texto que já deve ter sido planejado. Em duplas, deverão escrever uma história em que o personagem Saci faz suas travessuras no contexto onde os alunos vivem, ou seja: terão que imaginar o Saci em seu bairro, sua cidade, e criar uma história com esse personagem, utilizando seu Planejamento prévio. Diga que as demais orientações serão compartilhadas em uma pasta do Google Drive (se possível; caso não, utilize os meios possíveis para compartilhamento de textos).
Desenvolvimento
Envie aos alunos a Rubrica de Qualidade, disponível aqui, para que verifiquem se sua primeira versão contempla todos os itens. Estabeleça um prazo para a entrega via Google Docs, na pasta já criada no Google Drive (se possível). Auxilie-os pelos canais de comunicação já combinados por vocês. Aproveite as Orientações do Plano em suas intervenções na escrita da primeira versão das histórias criadas pelos alunos. Após todos entregarem, peça que cada dupla leia a primeira versão de outra dupla (organize para que todas as duplas participem). Peça que as duplas utilizem a Rubrica de Qualidade para avaliar os textos dos colegas e defina um prazo para que todos o façam.
Fechamento
Leia as primeiras versões e faça um apanhado das Rubricas para verificar as aprendizagens dos alunos. Comente cada texto utilizando também a Rubrica de Qualidade. Diga que todos deverão reescrever sua primeira versão levando em conta o que foi apontado nas Rubricas (todas deverão estar disponíveis para consulta na pasta do Google Drive já criada para esta atividade). Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o roteiro do slide de Fechamento do Plano de Aula.
Convite às famílias
Convide as famílias a compartilharem entre si lendas brasileiras ou outras histórias de seres sobrenaturais que conheçam, como em uma roda de contação de histórias. As famílias que quiserem podem compartilhar no grupo de WhatsApp da turma fotos e/ou vídeos desse momento juntos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda
Mentor: Luciana Soares
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Produção de texto: novos significados para um mito
Finalidade da aula: Imaginar as características de um personagem mitológico para produzir uma nova narrativa colocando-o no contexto de vida do aluno.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Mito
Objeto(s) do conhecimento: Construção das condições de produção. Estratégias de produção: planejamento, textualização e revisão/edição/construção da textualidade. Relação entre textos.
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP51/EF67LP30
Esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso deste plano em sequência.