Plano de Aula

Plano de aula: Produção de texto: novos significados para um mito

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Mito

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mito e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção de texto. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero Mito bem como trabalhado o estilo e a estrutura composicional deste gênero para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula. Além disso, por ser uma aula de textualização, é necessário que os alunos já tenham feito previamente um planejamento (projeto de texto) com o tema: “Saci: juro que vi”.

Materiais necessários:

  • Computador, projetor multimídia, som e tela.
  • Material para escrita: caderno, lápis, borracha etc.

Informações sobre o gênero: Narrativa pedagógica de tradição oral que explica os diferentes fenômenos naturais e sobrenaturais utilizando uma linguagem simbólica.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldades em escrever uma narrativa que traga um personagem mitológico com todos os seus elementos essenciais em um novo contexto, por ser possível falta de prática de escrita e por não terem, possivelmente, conhecimentos bem sedimentados quanto à linguagem. Além disso, pode acontecer de os alunos não seguirem o planejamento de escrita.

Referências sobre o assunto:

  • ABREU, Raquel de. O Pedrinho de Monteiro Lobato e o Pedrinho de Lourenço filho: dois intelectuais, dois brasis. 2014. 258 f. Tese (Doutorado em Educação) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, Florianópolis, 2014.
  • BIAGIOTTI, Luiz Cláudio Medeiros. Conhecendo e aplicando rubricas de avaliações. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 12, 2005, Florianópolis. Anais. Florianópolis, ABED, 2005. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/007tcf5.pdf>. Acesso em: 7 dez. 2018.
  • CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. Vol. 1 e 2. Rio de Janeiro: Edições de Ouro, 1989.
  • MARCUSCHI, Luiz Antônio. O estudo dos gêneros mostra o funcionamento da sociedade. In: _______. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
  • ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
  • SCHNEUWLY, B.& DOLZ. J (2004). Os gêneros escolares - das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: _______. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2004.
  • SHIKAMA, Felipe. Pesquisa aponta para transformações do mito do saci. Cruzeiro do Sul, Sorocaba, 28 de out. 2017. Cultura. Disponível em: <https://www2.jornalcruzeiro.com.br/materia/831704/pesquisa-aponta-para-transformacoes-do-mito-do-saci>. Acesso em: 2 dez. 2018.
  • SACI - juro que vi. Direção: Humberto Avelar. Produção: Regina Assis. Rio de Janeiro: Multirio, 2004. DIsponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=RB5PC2LSOp4>. Acesso em: 2 dez. 2018.
Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula aos alunos: com base em um planejamento (projeto de texto) realizado previamente pelos alunos e considerando uma rubrica de qualidade sugerida pelo professor, os alunos produzirão narrativas com o objetivo de retextualizar a lenda do Saci, colocando o personagem em um novo contexto (cotidiano do aluno). Nesta aula, então, trabalharemos a figura mitológica do Saci e suas características principais, a travessura e as suas peraltices.
  • Inicie a aula com uma pequena discussão coletiva com os alunos para ativar os conhecimentos prévios: Quais são as travessuras do Saci?
  • Peça que os alunos exponham as suas opiniões sobre o assunto colhendo informações sobre este questionamento.

Respostas esperadas/desejáveis.

  • Os alunos podem dizer que o Saci gosta de salgar o feijão das cozinheiras, de fazer tranças nos cavalos, gosta de assustar os cavalos durante a noite, esconder objetos, soltar animais dos currais etc.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos