Plano de Aula
Plano de aula: Roda de histórias de suspense e terror
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de suspense e de terror
Por: Joice Eloi Guimarães
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Nesta aula você deve levar para a sala de aula a experiência de ouvir e contar histórias. É importante que os alunos reflitam sobre elas e busquem compreendê-las como uma possibilidade de produção textual, de valorização da cultura local e de desenvolvimento da fala.
Materiais necessários: Existem várias versões para a lenda da Loira do banheiro disponíveis no ambiente online. Como sugestão, você pode encontrar uma dessas versões em: <https://www.fatosdesconhecidos.com.br/essa-e-verdadeira-origem-da-loira-banheiro/>. Acesso em: 20 de dez. de 2018.
Informações sobre o gênero: O conto de terror e suspense é construído com a finalidade de provocar sensações relacionadas ao medo no leitor. Para tanto, apresenta histórias vinculadas à temáticas aterrorizantes para os seres humanos, sejam elas reais ou fantásticas.
Dificuldades antecipadas: Reconhecer a oralidade como prática de linguagem que requer planejamento, expressão corporal e facial, mesmo quando se trata da fala improvisada.
Referências sobre o assunto:
BENICÁ, Fabiana Aparecida. Lenda urbana: uma proposta de ensino da oralidade. Dissertação (Mestrado em Letras), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, UNESP, 2018.
DION, Sylvie. A lenda urbana: um gênero narrativo de grande mobilidade cultural. Londrina: GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL, número 6 – ago-dez de 2008. Disponível em: <http://revistaboitata.portaldepoeticasorais.inf.br/site/arquivos/revistas/1/lenda%20urbana%20Sylvie%20Dion%20ok.pdf>. Acesso em: 13 dez. 2018.
LOPES, Carlos Renato. Em busca do gênero lenda urbana. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 2, p. 373-393, maio/ago. 2008.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: ______. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, pp. 125-155.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Instigue os alunos, a partir da pergunta orientadora, a falarem sobre a lenda da loira do banheiro. Você pode projetá-la ou escrevê-la no quadro.
- Explique que a história da loira do banheiro é uma lenda urbana e que as lendas urbanas são narrativas, em geral curtas, transmitidas, sobretudo, por meio da oralidade, de boca a ouvido. Geralmente as conhecemos por meio de outras pessoas, seja no ambiente familiar ou na escola, entre amigos.
- Ressalte que essa lenda urbana apresenta características que visam provocar no interlocutor sensações relacionadas ao medo.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Explique que há várias versões para a lenda da Loira do banheiro, as quais podem ser encontradas no ambiente virtual.
- Organize a turma em semicírculo (meia-lua) para contar a lenda da Loira do banheiro. Explique a importância da atenção e da escuta para que seja um momento prazeroso.
- Após contar a lenda, abra um espaço para os/as alunos/as comentarem que partes mais gostaram, se já conheciam essa ou outras versões e como conheceram, se gostam de ouvir histórias e por que gostam.
Materiais necessários: Você pode encontrar uma versão da lenda da Loira do banheiro em: <https://www.fatosdesconhecidos.com.br/essa-e-verdadeira-origem-da-loira-banheiro/> Acesso em: 20 de dez. de 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Organize os alunos em grupos, de 3 ou 4 estudantes para que a atividade seja realizada por meio do diálogo e trocas entre os estudantes. Avise-os que neste primeiro momento eles trocarão informações nos pequenos grupos e organizarão juntos o desenvolvimento das próximas etapas.
- Eles devem dizer para os colegas integrantes do seu grupo os títulos das lendas urbanas que conhecem (nesse momento eles não precisam contar a lenda, apenas nomeá-las).
- Instrua os grupos a escreverem esses nomes em um papel e, após isso, cada integrante do grupo escolherá uma dessas lendas para ser contada aos colegas.
- Peça que os os alunos negociem entre si essa escolha, para facilitar a distribuição de acordo com o conhecimento que eles têm das lendas disponíveis.
Desenvolvimento
Orientações:
- Explique que a atividade de contação de lendas será feita por meio de um “rodízio”. Na primeira rodada, um aluno de cada grupo se deslocará para outro grupo a fim de contar sua lenda e esse movimento se repetirá até que todos tenham contado as lendas que escolheram.
- Dê orientações para que os alunos pratiquem a expressão oral:
- em uma história contada, eles não devem se preocupar em decorar um texto escrito. O mais importante é que eles contem a história como lembram;
- reforce que eles devem contar com suas próprias palavras;
- lembre-os de que as histórias que serão contadas apresentam uma característica em comum: são lendas urbanas cuja finalidade é provocar sensações relacionadas ao medo no interlocutor. É importante que, ao contá-las, os alunos atentem para elementos que acentuam essa características, como as pausas criadoras de suspense.
- outros elementos que participam desse momento como: o olhar, na hora em que contam, é importante olhar para os/as colegas; os gestos, é importante deixar as mãos soltas na hora em que se está contando, elas podem se movimentar de acordo com a vontade de quem está contando, como em uma conversa; e a voz, ao contar a lenda eles devem utilizar uma voz forte e que seja modulada, ou seja, que tenha altos e baixos, uma hora mais forte, outra hora mais fraca para que estimule a atenção de quem ouve.
- Dê início ao rodízio de contação de lendas. Organize o tempo para que todos os alunos possam contar suas histórias.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Avise os alunos que agora será o momento de, juntos, vocês fazerem uma síntese do que é importante na produção de um texto oral. Peça para que reflitam, a partir das lendas que ouviram e também do próprio desempenho de cada um sobre as características desse texto. Lembre-os que, para essa reflexão, devem ter em mente as características do gênero que foi utilizado nessa aula, a lenda urbana.
- Utilize as perguntas orientadoras, você pode projetá-las ou escrevê-las no quadro.
- Peça que os grupos escrevam suas respostas para, então, socializá-las com o restante da turma. (Espera-se que os alunos apontem respostas como: 1 - Características do gênero lenda urbana; 2 - Especificidades do texto escrito e do texto oral; 3 - Aspectos como a postura, entonação, etc.)
- Ressalte, a partir das respostas dos alunos elementos como os aspectos composicionais do gênero lenda urbana - sua característica de ser transmitida pela oralidade e, recentemente, pelos meios digitais; sua finalidade comunicativa de alertar para possíveis consequências de ações que não deveriam ser realizadas; algumas características como: ser uma história pequena que busca autenticidade por meio de fatos, locais reais, personagens conhecidos e provas. Também chame a atenção para as especificidades do texto oral trabalhadas durante esta aula e os recursos utilizados pelos alunos na prática oral como a entonação, os gestos, a postura corporal, etc.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessário: o uso de WhatsApp ou outra plataforma de vídeo, mensagens e áudios.
Opcionais: as aulas também poderão ser feitas pelo Google Meet (tutorial disponível aqui) ou outra plataforma digital de reuniões.
Tema
Questione os alunos, via grupo de WhatsApp da turma, se conhecem a história da “Loira do banheiro”. Explique que a história da “Loira do banheiro” é uma lenda urbana e que as lendas urbanas são narrativas, em geral, curtas e transmitidas sobretudo por meio da oralidade, de boca a ouvido. Geralmente as conhecemos por meio de outras pessoas, seja no ambiente familiar ou na escola, entre amigos. Ressalte que essa lenda urbana apresenta características que visam provocar no interlocutor sensações relacionadas ao medo. Sugira que investiguem em casa, com os familiares, se conhecem versões da lenda.
Introdução
Pelo WhatsApp, explique que há várias versões da lenda da “Loira do banheiro”, as quais podem ser encontradas no ambiente virtual. Proponha um desafio à turma! Aqueles que conhecerem a história deverão criar um áudio contando-a. Instigue-os a ser criativos. Provoque-os a se reunir por chamada de vídeo ou mensagem para criar algo juntos. Peça que eles lhe surpreendam! Os áudios deverão ser postados no grupo da turma.
Desenvolvimento
Siga desafiando a turma a partir de áudios ou mensagens no WhatsApp. Peça que, a cada trio ou quarteto, indiquem no grupo o nome de uma lenda urbana que conheçam. Quando todos os grupos tiverem postado o nome de uma lenda, sugira que escolham um dos títulos para realizar a contação da história. Oriente-os a contá-las por meio de vídeo. Uma possibilidade é cada aluno do grupo contar um trecho, sendo que um representante deverá uni-los antes de encaminhar à turma. Dê orientações para que os alunos pratiquem a expressão oral: em uma história contada, eles não devem se preocupar em decorar um texto escrito, o mais importante é que eles contem a história como se lembram. Reforce que eles devem contar com suas próprias palavras e lembre-os de que as histórias que serão contadas apresentam uma característica em comum: são lendas urbanas cuja finalidade é provocar sensações relacionadas ao medo no interlocutor. É importante que, ao contá-las, os alunos se atentem para elementos que acentuam essas características, como as pausas criadoras de suspense e outros elementos que participam desse momento, por exemplo: o olhar – na hora de contar a história, é importante olhar para os colegas; os gestos – é importante deixar as mãos soltas para que elas possam se movimentar de acordo com a vontade de quem está contando, como em uma conversa; e a voz – ao contar a lenda, eles devem utilizar uma voz forte e modulada, ou seja, que tenha altos e baixos para estimular a atenção de quem ouve. Estipule um tempo limite para todas as histórias.
Fechamento
Encaminhe aos alunos um documento (Word ou PDF), via WhatsApp, avisando que agora será o momento de fazer juntos uma síntese do que é importante na produção de um texto oral. Peça que reflitam, a partir das lendas que ouviram e do desempenho de cada um, sobre as características desse texto. Lembre que, para essa reflexão, devem ter em mente as características do gênero que foi utilizado nesta aula: a lenda urbana. Utilize perguntas orientadoras (veja no plano original). Peça que os grupos escrevam suas respostas no caderno de aula para socializá-las depois com o restante da turma. A socialização se dará de acordo com a vontade e interesse de cada aluno, por WhatsApp. Porém, procure motivá-los a socializar. (Espera-se que os alunos apontem respostas como: 1. Características do gênero lenda urbana; 2. Especificidades do texto escrito e do texto oral; 3. Aspectos como postura, entonação etc.) A partir das respostas dos alunos, ressalte, por meio de áudio, elementos como os aspectos composicionais do gênero lenda urbana: sua característica de ser transmitida pela oralidade e, recentemente, pelos meios digitais; sua finalidade comunicativa de alertar para possíveis consequências de ações que não deveriam ser realizadas; tratar-se de uma história pequena que busca autenticidade por meio de fatos, locais reais, personagens conhecidos e provas. Também chame a atenção para as especificidades do texto oral trabalhadas durante esta aula e os recursos utilizados pelos alunos na prática oral, como a entonação, os gestos, a postura corporal etc.
Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a relatar versões da lenda da “Loira do banheiro”, caso conheçam alguma, como solicitado na primeira parte da adaptação do plano original. Os familiares também poderão auxiliar os alunos na produção dos áudios.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Joice Eloi Guimarães
Mentor: Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Roda de histórias de suspense e terror
Finalidade da aula: Refletir sobre seu próprio repertório de contos, lendas, entre outros gêneros orais que apresentam temáticas relacionadas ao suspense e ao terror e fazer um primeiro exercício de expressão oral a partir de tais histórias.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Conto de suspense e terror
Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos orais. Oralização.
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP53
Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Nesta aula você deve levar para a sala de aula a experiência de ouvir e contar histórias. É importante que os alunos reflitam sobre elas e busquem compreendê-las como uma possibilidade de produção textual, de valorização da cultura local e de desenvolvimento da fala.
Materiais necessários: Existem várias versões para a lenda da Loira do banheiro disponíveis no ambiente online. Como sugestão, você pode encontrar uma dessas versões em: <https://www.fatosdesconhecidos.com.br/essa-e-verdadeira-origem-da-loira-banheiro/>. Acesso em: 20 de dez. de 2018.
Informações sobre o gênero: O conto de terror e suspense é construído com a finalidade de provocar sensações relacionadas ao medo no leitor. Para tanto, apresenta histórias vinculadas à temáticas aterrorizantes para os seres humanos, sejam elas reais ou fantásticas.
Dificuldades antecipadas: Reconhecer a oralidade como prática de linguagem que requer planejamento, expressão corporal e facial, mesmo quando se trata da fala improvisada.
Referências sobre o assunto:
BENICÁ, Fabiana Aparecida. Lenda urbana: uma proposta de ensino da oralidade. Dissertação (Mestrado em Letras), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, UNESP, 2018.
DION, Sylvie. A lenda urbana: um gênero narrativo de grande mobilidade cultural. Londrina: GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL, número 6 – ago-dez de 2008. Disponível em: <http://revistaboitata.portaldepoeticasorais.inf.br/site/arquivos/revistas/1/lenda%20urbana%20Sylvie%20Dion%20ok.pdf>. Acesso em: 13 dez. 2018.
LOPES, Carlos Renato. Em busca do gênero lenda urbana. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 2, p. 373-393, maio/ago. 2008.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: ______. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, pp. 125-155.